Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A onda

Como uma simples pergunta pode mudar o rumo de uma prática pegagógica inteira?

O filme A onda pode ser enchergada com vários olhos, na minha percepção nos mostra como que bons profissionais na área de educação podem agir, não pelo lado de manipular ou criar grupos autoritários para os alunos e sim por buscar novas formas e metodologias de levar o aluno a aprender. A simples pergunta: como que os Alemães não eram capazes de perceber o que se passava nos campos de concentração? fez com que o professor desenvolvesse toda uma prática, através de estudos e livros que buscou para responder a aquela pergunta.

Os fatos foram ocorrendo com o desenrolar história. Não me parece que foi algo planejado desde o início mas com sua percepção o professor mudava de rumo e passava por novas etapas para atingir seu objetivo.

Pude perceber que para a realização de seu plano ele utilizou 4 passos e que a chave para o sucesso eram as regras, o primeiro passo seria a disciplina, o segundo a união (juntos tinham mais força), o terceiro a ação (recrutar novos integrantes e fazer o grupo crescer) e o ultimo o orgulho. A participação em qualquer grupo na sociedade, desde que seja por vontade própria, nos da a sensação de sermos privilegiados e nos sentirmos melhores, por isso o grupo deu tão certo.

Utilizando esses passos dando margem a liberdade de pensamento, sem inposição do que julgamos certo em nossas aulas, podemos construir pessoas criticamente ativas.

O destaque da história não deve estar em como um professor pôde manipular seus alunos e sim perceber que ele reestruturou sua aula para responder e oferecer aos alunos novas vivências para que eles possam julgar e responderem criticamente sozinhos a aquela resposta. Em outra palavras eles construiram o conhecimento.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

A Onda

O filme apresentado em sala de aula no dia 26/08/2011 "A Onda" conta uma história da vida real. Partiu primeiramente a partir de um movimento criado pelo professor e seus alunos chamado "A Onda" onde tinham-se normas, disciplinas e etc. O professor e seus alunos levaram este movimento muito a sério, exceto dois, que viram o quanto esse movimento estava sendo prejudicial, porém a onda continuou a se ampliar cada vez mais e quando este movimento estava chegando ao seu final o professor resolve então dar um basta nisso.
Com isso este filme nos mostra, o quão é importante termos disciplinas, condutas e espirito coletivo, porém, é mais importante ainda termos nossas próprias opiniões e sermos iguais mais não precisando fazer as mesmas coisas.

A onda

"A onda " nos mostra quanto o professor tem poder em mudar a ideologia dos alunos , porém nesse caso o professor de história não teve uma boa experiência boa pelo fato que uma atividade que era para ensinar os alunos acabou virando uma tragédia , e com esse acontecimento eu pude perceber que nos futures professores devemos nos prevenir e pensar como será a repercussão da atividade que aplicaremos nos alunos para que não haja uma tragédia como houve na onda .

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Fica a Dica "As melhores coisas do mundo"

As melhores coisas do mundo é um filme brasileiro, que conta a história de MANO (Francisco Miguez), um adolescente de 15 anos que passa pelos conflitos e desafios da adolescência.

As Melhores Coisas do Mundo
Brasil , 2010 - 107 min.
Drama

Direção:
Laís Bodanzky

Roteiro:
Luís Bolognesi

Elenco:
Francisco Miguez, Gabriela Rocha, Denise Fraga, Paulo Vilhena, Caio Blat, José Carlos Machado, Gustavo