Páginas

domingo, 11 de novembro de 2012

Diogo Lima - TCC-01



Aluno: Diogo Patez Lima
orientador: Prof. Dr. Fernando Roberto de Oliveira

Tema:
            Influência dos pais na torcida, sobre o aspecto emocional de crianças durante uma partida de FUTEBOL.

Objetivo:
Avaliar a hierarquia de influencia dos pais na torcida sobre seus filhos durante uma partida de futebol.

Problema da Pesquisa

Será que as manifestações da torcida dos pais sobre os seus filhos na partida de futebol são significantes?

Hipóteses

- As crianças assimilam de modo negativo as manifestações do pai na torcida.
- As crianças assimilam de modo positivo as manifestações do pai na torcida.
- Não há alterações no comportamento das crianças em relação às manifestações do pai na torcida.

Justificativas

O futebol de certa forma é um pouco complexo para crianças devido a excesso de informações que ele emprega, por ser dinâmico e imprevisível e elas normalmente estão acostumadas a informações pré–estabelecidas. A torcida dos pais pode provocar algumas alterações no desempenho das crianças durante em uma partida de futebol, contudo, cada uma capta e executa as informações de uma forma pessoal. O fator emocional dos atletas podem interferir diretamente no resultado de uma partida, dessa forma existe uma necessidade especial dos técnicos conhecerem individualmente seus atletas para poderem intervir reduzindo o máximo possível os fatores negativos para o desempenho.
O excesso de cobrança nessa faixa etária pode causar desmotivação fazendo a criança abandonar o esporte.

Metodologia:
Serão utilizadas 20 crianças e 20 pais da cidade de Lavras-MG.  Essas crianças deverão ser do sexo masculino, ter idade entre 10 e 15 anos e praticantes da modalidade há pelo menos 1 ano. As avaliações serão realizadas através de um questionário com questões fechadas aplicadas aos pais e aos filhos.

Resultados esperados

Este projeto espera-se fazer uma correlação entre a visão filhos e dos pais sobre os diversos comportamentos apresentados na torcida do futebol. 


Referências:


MORAES, L. C. et all; Papel dos Pais no Desenvolvimento de Jovens Futebolistas. Psicología Revisão e Crítica, Porto Alegre,Brasil, vol.17, nº002, p.211-222, 2004.

FILHO, E. S.M.; HADDAD. J.P.A. Futebol Profissional: “Campo Cheio” Não Ajuda a Ganhar Jogo. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 1, p. 123-135, set. 2008);

JUNIOR, J.M.C; et all. A influência da torcida na performance de jogadores brasileiros de Futsal: um viés da Psicologia do Esporte. Motriz, Rio Claro, v.13 n.4 p.259-265, out./dez. 2007)

VERARDI. C.E.L; MARCO. A. Iniciação Esportiva: A influência de pais, professores e técnicos. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v.4, n.2 p.103-123, julho/dezembro, 2008.

VILANI L.H.P, SAMULSKI D.M.  Família e esporte: uma revisão sobre a influência dos pais na carreira esportiva de crianças e adolescentes.

GARCIA, E.; LEMOS, K.L.M. Temas Atuais VII: Educação Física e Esportes. Belo Horizonte: Editora Health, 2002. p. 09-26.

SHIGUNOV, Viktor. Reflexões sobre o desporto escolar: questões de formação e competências. Revista Paranaense de Educação Física, vol.1, n.º 1, p. 44-54,2000.


MARTINS, D.F. et all;  O Esporte Como Papel De Uma Reunião Social. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Vol. 1, No1. (2002).


SIMÕES, A. C; BÖHME, M.T.S; LUCATO, S. A Participação dos Pais Na Vida Esportiva Dos Filhos. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, 13(1): 34-45, jan./jun. 1999

GIL. A.C, Como Elaborar Projetos de Pesquisa, São Paulo, Editora Atlas S.A. 2002, 4ª Edição.

MOURA & FERREIRA, PROJETOS DE PESQUISA ELABORAÇAO, REDAÇAO E APRESENTAÇAO, Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro,  Rio de Janeiro, 2005

VIANNA & LOVISOLO, A inclusão social através do esporte: a percepção dos educadores, Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.25, n.2, p.285-96, abr./jun. 2011. P. 285-296.