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quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Seminário: Tese - "A formação continuada do professor de Educação Física: possibilitando práticas reflexivas".

Componentes: Tamara Freitas e Letícia Castrohttp://www.ebah.com.br/content/ABAAAgoQ4AG/trabalho-marcio

Cartas aos navegantes.

Cartas aos futuros alunos da disciplina ‘‘Docência e Formação Cultural na Ed. Física Escolar’’
A Docência e Formação Cultural na Educação Física Escolar têm como objetivo refletir a complexibilidade da docência no campo da educação física.
Vocês que ainda irão passar por esta matéria, verão que ela tem como objetivo o papel da construção da docência, tendo como foco a mediação pedagógica, enfatizando o papel da construção do mundo pedagógico. O processo de construção da matéria foi praticado em atividades, leituras e discussões realizadas durante as aulas da disciplina. A disciplina tem como intuito levar todos a pensar, a ampliar sua visão de sua pratica docente, reforçar a capacidade critica do educando e várias outras coisas que vai te levar a ter um maior interesse. A educação extrapola a questão da saúde, relacionando-se com as produções culturais que envolvem aspectos lúdicos e estéticos, deixando de ter como foco apenas o esporte ou os exercícios físicos voltados para uma perspectiva restrita e desempenho de atividades físicas. Ela também tem como ponto de partida a experiência para além de sua compreensão, de aprofundamento cada vez mais, dando um preparo para o mundo lá fora, ao qual nos cobra muito em várias e diferentes partes, ela prepara e te capacita a tudo isso e muito mais.
Como experiência própria, a complexibilidade dos assuntos abordados nesta disciplina tem como objetivo nos capitar de uma forma incrível, que se você se dedicar, se você se interagir, você vai sair com o conhecimento espetacularmente ampliado. E fico muito feliz em poder deixar esta carta a todos vocês que vão passar por ela ainda e vão desfrutar de tudo que eu pude e aprender com bastante interesse, só peço a todos vocês que vão para a aula com a mente aberta, interessados para que possam capitar e guardar tudo que o nosso professor Marcio diz e nos cobra, lembrando que e sempre a favor e para o melhor de cada um.
Gostei muito desta matéria e espero que vocês aproveitem ao máximo, pois, ela nos capacita para que façamos várias coisas que são indispensáveis.  APROVEITEM!

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgoPwAB/programa-educacional-na-ed-fisica-escolar


Autoria: Larissa Cristina

Programa Educacional Infantil

Este link refere-se há um Programa Educacional Infantil de Educação Física

Autora: Rayssa Alves.

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgoQIAJ/programa-educacional-infantil

Prova Diferenciada

Este link refere-se há uma prova diferenciada do diretor de uma escola com o Professor de Educação Física.

Autora: Rayssa Alves.


http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgoQAAF/proposta-ao-diretor

Tese - Avaliação em Educação Física Escolar: Relato de uma Experiência - Juçara Maciel Mauad

Link referente ao slide  da Tese - Avaliação em Educação Física Escolar: Relato de  uma Experiência - Juçara Maciel Mauad

Autoras: Rayssa Alves e Bianca Stephany.

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgoP8AG/tese-avaliacao-educacao-fisica-escolar-relato-experiencia-jucara-maciel-mauad



Prova diferenciada

Avaliação - Estudo de Caso

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgoPsAD/avaliacao
Avaliação-Estudo de Caso
Autoria: Tamara Freitas

Programa de Ensino - Ensino Infantil e Fundamental I e II

Programa de Ensino - Ensino Infantil e Fundamental I e II
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgoPkAJ/programas-ensino-correto
Autoria: Tamara Freitas e Letícia Castro





Carta aos navegantes.







Caros alunos do curso de Educação Física,





A educação física escolar foi implantada como curricular desde o século XVlll, apesar de um grande tempo de evolução, desenvolvimento, transformação ela ainda sofre constante criticas.


A matéria docência e formação cultural da educação física escolar, tem como objetivo apresentar através da leitura de artigos, textos, livros, pesquisas, com mediação do professor evidenciar que a educação física é muito mais que apenas esportes, que ela é tão importante como outras matérias que compõe o currículo escolar.


Podemos perceber com grande frequência que a educação física é apresentada nas escolas como conteúdo apenas desportivo, professores dão aos seus alunos uma bola para que eles joguem algum jogo como futebol, vôlei etc. Não planejam as aulas e não tem um objetivo ou finalidade pré-determinada da aula. A educação física não se resume a isso, muito mais que apresentar conteúdos desportivos ela deve “integrar o aluno na cultura corporal de movimento, mas de uma forma completa, transmitir conhecimentos sobre a saúde, sobre várias modalidade do mundo do esporte e do fitness, adaptando o conteúdo das aulas á individualidade de cada aluno e a fase de desenvolvimento em que se encontram.” (Souza. V) A disciplina portanto dará mais oportunidades para discutir, evoluir e transformar o contexto da educação física escolar, porém deem importância a tal como dão a outras matéria como anatomia, bioquímica, biomecânica que julgam ser mais importantes no contexto de formação da graduação.

Segue abaixo o link com o plano de aula: (Produzido por: Letícia Castro e Tamara Freitas.)

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgoOYAG/programas-ensino-correto




 






Resenha : Avaliação em Educação Física Escolar : Relato de uma Experiência - Juçara Maciel Muad


Universidade Federal de Lavras
UFLA


Docência e Formação Cultural na Educação Física Escolar

Docente: Márcio Noberto Faria

Alunas : Rayssa Alves
Bianca Stefany




Avaliação em Educação Física Escolar : Relato de uma Experiência

Juçara Maciel Muad

Introdução

A presente tese defendida por Juçara Maciel Muad corresponde a redação final da dissertação de mestrado que foi aprovada pela comissão julgadora, em quatorze de fevereiro de 2003 pelo Professor Dr. Jocimar Daolio
Juçara Maciel começou a se preocupar com o seguinte tema no decorrer de seus oito anos lecionados em escola de ensino fundamental em Campinas. A tese é de fundamental importância , sendo intitulada como Avaliação em Educação Física Escolar : Relato de uma experiência,que tem como objetivo discutir a avaliação no processo de ensino-aprendizagem na Educação Física Escolar ,fazendo uma retomada histórica da avaliação no ambiente escolar.

Desenvolvimento

A tese relata dados significativos da avaliação no âmbito escolar,onde Juçara Maciel Muad se vê lecionando por oito anos no ensino fundamental das escolas de Campinas, tendo suas aulas refletidas em sua infância e juventude. Ela revia no seu dia a dia o esporte de rendimento,suas aulas eram voltadas para a técnica e para o “fazer pelo fazer”.
O processo de ensino-aprendizagem não tinha bases renovadas eram desenvolvidas os mesmos métodos tradicionais, com a repetição de gestos técnicos que priorizava os mais habilidosos e deixava os demais alunos como “reservas”.A questão da avaliação pode ser encarada sob quatro grandes temas : avaliação do processo de ensino-aprendizagem (do aluno e dos professores),do desempenho do professores, do currículo e da instituição escolar .
Juçara Maciel começou a levantar fatos dos processos de avaliação empregado na educação física fazendo uma retomada na história da educação,mostrando que a teoria tradicional baseou-se na ciência positivista onde os alunos era considerados meros receptores de conhecimentos,portanto entende-se que a avaliação baseava-se na verificação quantitativa dos conteúdos transmitidos.
Logo após essa linha tradicional evidenciaram as tendências da educação física sendo prioritariamente três como: Método Francês,o Desportivo Generalizado e Esportivo.
Atualmente ocorre uma justaposição de todos os tipos de correntes, que são predominantes nas escolas,possuindo dois processos de avaliação sendo ele formal e informal. Nota-se que ainda nos dias atuais a educação física proporciona um apoio/auxilio para àquelas disciplinas que tendem a ser “mais difíceis” onde os professores abdicam de suas aulas para o desenvolvimento de outras.
Entendendo a avaliação na educação física,Juçara escolheu quatro obras contemporâneas e se norteou em apenas uma,onde selecionou uma classe de terceira série do ensino fundamental e mostrou que é possível abordar a avaliação na escola de modo critico,objetivo e sério realizando as estratégias de pesquisa ação,pesquisa de campo entre outras atividades que ressaltaram a importância do trabalho da autora no âmbito escolar.
Enfim a avaliação na educação física pode ser vista de várias maneiras diferentes desde o modelo tradicional até os modelos dos dias atuais,ligando o aluno ao professor e estabelecendo vínculos e estratégias para ordenar o plano de aula. A tese mostra que as experiências realizadas nas escolas foi de grande valia mostrando que é importante aplicar modelos diferentes em aulas que são monótomas e que sempre visam o esporte como fator principal das aulas.


Conclusão

Portanto a autora não estabeleceu de inicio uma opinião formada ou uma verdade absoluta,o tema apresentou algumas dificuldades como o pequeno números de publicação na área da Educação Física sendo difícil encontrar propostas concretas de avaliação. Portanto com a retomada da historia da educação física no contexto geral e a realização de pesquisa ação ,possibilitou um melhor entendimento sobre o tema que nos mostrou que não existe somente um processo de avaliação mas vários que podem e devem ser implementados na educação física escolar.


 Aos alunos/as  recém chegados a disciplina de Docência e Formação Cultural da Educação Física Escolar desejo que sejam bem vindos .
Ao meu ver,a disciplina tem como ato principal o descobrimento da arte de ensinar,fazendo de nós meros alunos/as futuros professores.
E perante a essa meta ,espero que vocês alunos/as do curso de Educação Física aproveitem ao máximo essa disciplina ,se permitindo ampliar as suas visões,a  mudar os  pensamentos tradicionais e até mesmo aqueles, que estabelecem  os corpos esbeltos e malhados como prioridade na vida humana.
Os alunos/as em geral, carecem de uma atenção especial e é função nossa ,como futuros professores/as ajuda-los a formarem suas próprias opiniões.Esta disciplina te mostrará que lecionar não é apenas entregar o material aos alunos e deixarem fazer o que bem querem, mas direcionar seus aprendizados ,conquistados na sua vida acadêmica, no âmbito educacional.
Enfim a você novo aluno/a, desejo que se realize nesta disciplina e que você se permita alcançar seus maiores objetivos nesta área educacional .Entenda que ensinar é uma arte e isso cabe a nós futuros professores/as ,desenvolva o melhor pra você, viabilizando os seu futuros alunos como seres dependentes da sua ajuda.
Obrigada pela atenção de todos.
Bianca Stefany 28A 








Segue abaixo o link do programa educacional.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgoNwAE/trabalhos-m-c
           

     Para Refletir, Sempre




        Adicionada a Educação Física da Ufla (Universidade Federal de Lavras), a disciplina Docência e Formação Cultural na Educação Física Escolar tem função de analisar o conteúdo que o aluno já trás na bagagem, seu conhecimento e sua cultura, adicionando outra quantidade considerável para sua boa formação.
      Uma das metas da Educação Física de hoje, é formar profissionais diferentes daqueles acomodados com a situação encontrada no ambiente escolar. São professores cada vez menos comprometidos com a sua formação profissional e sua formação para o futuro.
          Não é uma tarefa fácil conseguir alcançar os objetivos desejados, mas a unica saída para tudo isso é o comprometimento com sua formação, com o conhecimento que é oferecido pela universidade e o interesse de mudar o que não esta bom. O que falta é um comprometimento maior consigo mesmo, e é essa falta que tanto prejudica tanto o meio da Educação Física e também de outras disciplinas.



Comprometimento individual a um esforço conjunto — isso é o que faz um time funcionar, uma empresa funcionar, uma sociedade funcionar, uma civilização funcionar. - Vince Lombardi




            Pense um pouco com essa frase, se for possível sempre que preciso, porque a real mudança só acontece quando você passa a se comprometer antes de mais nada com você mesmo, perder a oportunidade de se tornar um melhor profissional é um absurdo se for analisado em relação a época da história que vivemos. É real o fato de que temos que cada vez lutar mais e mais pela expansão e melhorias para a Educação Física, e para isso temos que estar cada vez mais integrados sobre os assuntos que nos circundam e colocam em risco. A Educação Física escolar pode sofrer ainda mais uma desvalorização, pelo fato de não ser uma matéria levada a sério, e a busca por melhorias não vai vir do nada. Mudanças acontecem quando arregaçamos as mangas e vamos ao trabalho, então se empenhe, e os resultados virão!
            Desejo a vocês novos alunos da disciplina de Docência e Formação Cultural a Educação Física um bom trabalho, se empenhem nesta matéria muito valiosa para a formação profissional, e agradeço ao professor Márcio pela bela introdução fornecida ao longo das aulas.    






Segue abaixo o link do Papel/Plano do Diretor

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgoPoAI/diretor

Abaixo, o link do Programa Educacional desenvolvido, de acordo com as recomendações da disciplina:

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgoNoAJ/educacao-fisica-sem-divisoes-exclusao-limitacoes-selecoes-preconceitos#
Olá, nova turma de Docência e Formação cultural da Educação Física Escolar, venho aqui lhes dar uma ideia do que ficou pra mim e o que posso, passar para vocês de bom, e quem sabe, até uma ajuda para algo que iram fazer.
                De começo venho com o pressuposto de que, quem está fazendo essa matéria, tem vontade e tem toda a convicção que eu tive, para chegar e almejar o status de professor, como eu ainda estou correndo para ter o meu.
                E com essa ideia espero que vocês tenham, a mesma vontade e sonho de melhorar a educação física em si, e os métodos de educação que estão postos para nós em hoje em dia, pois com toda informação que recebemos no curso, temos que concordar que mudar pra melhor sempre é bom, e a Educação Física está pedindo para nós futuros professores, me ajude tenho melhorar, e com esse pensamento eu coloco meu trabalho em pratica, e assim espero que vocês abram os olhos para nós juntos futuros professores de Educação Física, o melhoramento de nossa grande e magnifica área, que tem muitas coisas a serem estudas, descobertas e ainda vou mais além, nossa área é tão importante quanto qualquer outra, e por isso temos que mostrar todo respeito e nós impor no meio da sociedade, e mostrar que a Educação Física, não está presa em apenas 4 linhas, pois temos muito conteúdo a ser estudados, e descobertos e assim mostrar que a educação física tem seu lado social, e forma como todas as matérias em si, cidadãos críticos, e com seu pensamentos próprios e criativos e inovadores para um sociedade melhor.
                E com essas palavras quero desejar toda a sorte para novos alunos, e também agradecer outra pessoa que sem ser um aluno da matéria acabe vendo essa minha carta, e quem tiver a vontade que eu tenho e terei mais ainda, para melhorar essa área chamada Educação Física, meus agradecimentos novamente, e melhor direi diretamente por meio dessa carta, estamos juntos parceiro, porque acredito que união de pessoas que almejem o melhor para a área que tanto amam, é a resposta para chegarmos lá e fazer tudo mudar e melhorar.


Programa de Estudo da Educação Física Escolar - Luiz Gustavo B.da Silva:


Carta aos novos alunos da disciplina Docência e Formação Cultural na Educação Física

Carta aos novos alunos da disciplina Docência e Formação Cultural na Educação Física Escolar

A disciplina Docência e Formação Cultural na Educação Física Escolar é uma matéria que foi inserida na grade curricular da Educação Física (Licenciatura) pela primeira vez nesse ultimo período, sendo então uma matéria nova que foi criada pelo professor Márcio Farias.
Esta disciplina busca mostrar em todos os aspectos como deveremos exercer a Educação Física nas escolas, apontando as coisas que ocorre muito nas escolas, mostrando que temos que cuidar e sermos bons profissionais para que a Educação Física nas escolas não acabe, pois se formos bons profissionais buscando sempre melhorias para a área, ela terá um melhor prestigio tanto nas escolas quanto na sociedade.
Foi uma disciplina muito interessante de se fazer pois acabei passando e vendo os profissionais de Educação Física com outros olhos, ao decorrer das aulas sempre houve longos debates entres os alunos e o professor, pois ele sempre buscou explicar e mostrar da melhor maneira possível, para que houvesse clareza em tudo em o que debatíamos, sendo de muita valia ouvir o professor Márcio relatar suas próprias vivencias e experiências quando ainda ministrava aulas em escolas.
Espero que a Disciplina Docência e Formação Cultural na Educação Física Escolar seja tão prazerosa como foi para mim, pois sai da disciplina com uma visão e bases muito melhores do que quando comecei a fazê-la.
Desejo a todos vocês uma boa sorte e que aproveitem ao máximo a disciplina, pois ela será de grande valia para todos vocês como foi para mim.


Flávia Romeiro Brito

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Carta aos futuros alunos da disciplina de Docência e Formação Cultural da Educação Física Escolar

Caros futuros alunos,

Quando ingressei na Universidade Federal de Lavras no curso de Educação Física – Licenciatura já tinha certeza do que queria, Educação Física, esta seria minha área de atuação profissional. Isso se deu pelas minhas experiências durante as aulas de Educação Física na escola em que meus professore e colegas foram de extrema importância contribuindo com aulas significativas na minha infância, adolescência e juventude. Ficava extremamente eufórica e ansiosa para participar do processo de seleção do curso de Educação Física. Depois de muito esperar por este momento, aqui estou, e me vendo atuar nesta área.  
Sabendo da importância e do papel do professor de Educação Física pretendo estender o curso bilateralmente, enfocando também no bacharelado, por acreditar que todo conhecimento e experiências vivenciados são válidos e de extrema importância na formação continuada do profissional. Mesmo sabendo que a atuação do bacharelado e licenciatura são bem distintas, em que esta se dá pura e exclusivamente aos gestos técnicos e aquele por envolver aspectos epistemológicos e  metodologias pedagógicas abundantes. A Educação Física procura desenvolver o bem estar geral de cada pessoa através de movimentos. E sabendo que não temos só que aprender para si, mas também “aprender a aprender ensinar”.
Então, vocês futuros alunos da disciplina de Docência e Formação Cultural da Educação Física Escolar, ministrada pelo professor Márcio, digo que é uma disciplina muito importante e fundamental para nossa formação acadêmica, pois ela exige bastante de nós alunos por conter muitos conceitos, observações importantes em nossa formação e atuação profissional,  em que o aluno deve estar sempre atento no que é falado e explicado pelo professor, sendo exigido principalmente muita atenção, esforço e dedicação. Desta forma o professor trabalha de forma mais justa e coerente, pois futuramente nós alunos vamos atuar mediante explanações obtidas durante esta e demais disciplinas.


Desde já agradeço ao professor Márcio, e boa sorte aos futuros alunos.



Rayssa Alves.
Caros colegas de curso...

Meu ingresso no curso de Educação Física-Licenciatura não foi ao acaso, pelo contrário, sempre estive envolvida com as práticas corporais, e o que mais contribuiu para eu estar aqui foi o voleibol, minha paixão.
Hoje mais madura, e depois de passar por vários conteúdos, vejo que a Educação Física não é uma simples graduação, assim como as demais, exige muito do aluno que espera ser reconhecido pelo profissionalismo e trabalho de excelência. Friso a importância da disciplina Docência e Formação Cultural na Educação Física Escolar, que ampliou minha mente e abriu caminhos pela busca incansável do conhecimento, agora não mais baseado em senso comum, mas em teorias e práticas científicas comprovadas. Os seminários sobre as Teses e as aulas expositivas com debates enriquecedores vão ser de grande valia para o meu processo de formação, e na construção de metodologias pedagógicas a serem executadas no âmbito escolar.

Sugiro que vocês colegas de curso e futuros colegas de profissão absorvam ao máximo o que a disciplina oferece, foi de fato uma experiência única e enriquecedora. Aproveito o momento para agradecer o Professor Márcio, responsável por nortear este processo com grande significação. 

Tamara Freitas.
Docência e formação cultural na educação física escolar:

Olá meu nome é Yuri silva e para todos os alunos que virão a fazer essa disciplina aqui estão as minhas referencias.
A disciplina atende a muitos conceitos e culturas e exige muito esforço, muita atenção e muita dedicação. Como todas as outras disciplinas ela precisa de uma interação entre aluno e professor , raramente o professor não esta disponível para esclarecer as suas duvidas. Com essa disciplina você terá o aumento de muitos conhecimentos teóricos da educação física e não ficara mais limitado entre “4 linhas”.
Conhecerá através de trabalhos sobre teses e autores um outro lado da educação física escolar, um lado crítico que vem sendo trabalhado desde os anos 80 e 90 já naquela época aqueles idealizadores tinham praticamente a mesma idéia que está até hoje sendo executada, por isso essa disciplina é muito focada em mudanças de conceitos.
Você vai aprender sobre a época em que a educação física era vista como ginástica e buscava apenas o “corpo perfeito”. A diferença entre educação física e esporte. As influências que sofreu politicamente, cientificamente e pedagogicamente.
 Vai saber como o governo militar investiu na educação física, principalmente com o objetivo de formar um exército composto por jovens sadios e fortes. Para isso, foi criado o chamado "modelo piramidal", de que a educação física escolar seria a base. A escola seria o "celeiro de novos talentos".
Também ira pesquisar e conhecer sobre danças, brincadeiras, jogos, lutas, culturas em geral.

Essa breve carta é apenas uma referencia, mais quando vocês forem cursar essa disciplina espero que se dediquem o Maximo possível e consumam tudo o que conseguirem dessa matéria e desse professor. E assim eu termino essa carta Muito obrigado pela atenção de todos.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Resenha: Tese de Doutorado "A formação continuada do professor de Educação Física"

Introdução


O presente trabalho visa análise da Tese de Doutorado “A formação continuada do professor de Educação Física: possibilitando práticas reflexivas”, defendida por José Augusto Victoria Palma. O objetivo principal é a construção e reestruturação das concepções cognitivas-críticas do professor de Educação Física, possibilitando a formação continuada do intelecto profissional.


Desenvolvimento e aplicação do projeto

O Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado de Educação – SEED/PR, e contribuição e assessores intelectuais de Universidades paranaenses, desenvolveram projeto, que tinha por objetivo promover encontros de capacitação com professores de Educação Física das redes municipais, estaduais e privadas de ensino, da cidade de Londrina, visando contribuir com o a construção epistêmica-crítica do intelecto do profissional, e consequente ação docente.
Para o desenvolvimento do projeto, foi realizado um diagnóstico das concepções dos profissionais em relação a escola, educação, educação escolarizada, Educação Física e currículos básicos. O resultado do diagnóstico apresentou respostas embasadas em senso comum, sem criticidade, e ou propriedade científica para a construção das respostas. Diante disto  verificou-se a necessidade do desenvolvimento do projeto de capacitação através da pesquisa-ação promove a melhora do raciocínio e análise de um objeto, resultando consequentemente ações de interferência, bem como de transformação no ambiente escolar.
O projeto foi realizado mediante reuniões que instigaram a promoção do conhecimento intelectual, aliado a ações vividas no contexto profissional. No primeiro encontro foi constatada a preocupação dos participantes pela capacitação técnica, e a solução de problemas encontrados nas aulas de Educação Física.
No segundo encontro foi discutido qual seria o papel do professor de Educação Física. Diante das falas dos profissionais foi visto a sistematização de argumentos pouco consistentes sobre o assunto, estes alegaram que o professor é responsável por sistematizar e repassar o conhecimento, e os alunos como meros aprendizes são responsáveis por adquiri-los. É importante salientar que a transmissão do conhecimento ainda foi vista de maneira conservadora.
No terceiro encontro foi analisada a Educação Física no contexto escolar – importâncias e relevância para o progresso dos alunos; nesta temática foi abordada as ações metodológicas de ensino, e percebeu-se a que o foco do professor era inteiramente transmitir conhecimentos práticos, sem se importar com a construção de concepções críticas do aluno.
No quarto encontro foi analisada a concepção de conteúdo escolar e critérios de seleção; foi visto que os professores desenvolvem conteúdos a partir de determinantes das instituições de ensino, são levados em conta os Conteúdos Básicos e os Parâmetros Curriculares Nacionais, sendo necessária a revisão da concepção atual de conteúdo a ser desenvolvido, quebrando barreiras para com o tradicionalismo.
No quinto momento foi vista a Concepção de avaliação do processo ensino-aprendizagem; é nítido a presença de elementos descontextualizados, e posicionamentos diante de argumentos de senso comum. Isso é bem representado pelo tipo de avaliação que os professores usam nas suas aulas de Educação Física, tais como participação, o interesse; todavia, se vê também posicionamentos que levam a superação das formas tradicionais de ensino-aprendizagem, colocando em pauta ao estabelecimento e avaliação diária e os limites encontrados pelos alunos.
Mediante a realização de estudos por meio de textos análogos ao proposto pelo projeto, a pesquisa-ação, e a fomentação pela construção do pensamento crítico do profissional de Educação Física, foi visto que houve melhora significativa em suas concepções e estruturação de argumentos, e consequente aplicação prática.



Conclusão

O projeto de pesquisa apresentado na presente Tese teve como objetivo principal a elaboração das concepções cognitivas críticas-científicas dos professores de Educação Física. Foi visto que a capacitação intelectual destes profissionais tiveram significativas resultados, possibilitando a conquista do processo emancipatório pessoal e profissional.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

O Futebol que se Aprende e o Futebol que se Ensina.

Alcides Jose Scaglia

Introdução:

Tendo por objetivo discutir e analisar o processo de ensino-aprendizagem do futebol, nosso estudo partindo da hipótese de que não se ensina mais o futebol da maneira como se aprendia, procurou levantar junto a ex-jogadores de futebol que hoje ministram aulas em escolinhas, o processo que lhes ensinaram a jogar futebol, para na sequência, compará-lo às suas respectivas práticas profissionais.


Relatos do autor:

Por base de estudos comprova que o futebol que era arte para todos, começou a ser referenciado apenas para o lado profissional, e assim o surgimento das escolinhas de futebol e para a realização desta pesquisa de campo, a sistematização metodológica, tanto na coleta quanto na análise dos dados, seguiu os procedimentos da técnica de análise de conteúdo. Porém, para que realizássemos as análises inferenciais comparativas com segurança e coerência científica, fez-se necessário que construíssemos um corpo teórico consistente. Este corpo teórico, num primeiro momento, levantou, junto à história do futebol, suas origens, descrevendo toda a evolução dos antigos jogos de bola com os pés que culminou com o surgimento desse esporte na Inglaterra. Depois, procurou-se levantar hipóteses de que o futebol continuou sua evolução no Brasil através das inúmeras brincadeiras de bola com os pés realizadas pelas crianças ao longo da infância. O final desse resgate histórico evidenciou o surgimento das escolinhas de futebol, caracterizando-as como os locais que vieram substituir a rua e os campinhos, principalmente em grandes centros como Campinas, no desenrolar da iniciação. Num segundo momento, tecemos considerações a respeito da necessidade de se relacionar a pedagogia com o futebol, almejando destacar pontos que deveriam ser levados em consideração ao se desenvolver um trabalho de iniciação ao futebol, caracterizando as escolinhas como instituições de ensino não-formal que, como tal, não se vê desprovida de responsabilidades maiores que ensinar apenas o futebol. Finalizando o corpo do texto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica que discutiu os vários estudos teórico-práticos publicados com a finalidade de ensinar futebol para crianças, ousando chamar alguns de tradicionais e outros de inovadores, ao se apontar suas características e particularidades. Ao final da dissertação pudemos confirmar as nossas hipóteses, diagnosticando que a pedagogia com que se aprendia futebol não é a mesma que ensina hoje nas escolinhas.

Considerações do grupo:

O futebol além de proporcionar o desenvolvimento de capacidades motoras possibilita também certa integração social, o respeito ao adversário, pois quando se joga, joga com alguém e não contra alguém. A competição nesse sentido deve ser saudável servindo como forma do aluno enfrentar situações até então desconhecidas para ele durante o jogo, e construir sua autonomia. O aluno deve pensar sobre o jogo e não somente aprender a chutar, a executar perfeitamente o movimento de passe ou a driblar cones com exatidão. A escola é um ambiente que promove e busca a ação consciente e a capacidade crítica dos alunos de pensar sobre determinado tema, e o futebol é um deles.
Por fim a aula de futebol não deve ser sinônima da aula de Educação Física ou vice-versa. Esta disciplina é muito extensa em atividades e temas para se limitar apenas em um esporte. Portanto, enquanto conteúdo inserido dentro da escola, o futebol deve ser trabalhado com uma pedagogia esportiva que se utiliza de todos os meios necessários para que o aluno conceba o futebol não apenas como lazer ou como uma brincadeira, mas o analise como um esporte inserido em nossa cultura, e rico em elementos pedagógicos para a sua formação.






Links: Trabalho escrito e Slides:

http://www.4shared.com/file/ksi4A-Qyba/Trabalho_Escrito_-_Futebol_que.html?

http://www.4shared.com/file/oXa9gpSJba/O_Futebol_que_se_aprende.html?