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terça-feira, 30 de junho de 2015

Resenha do livro Educação Física na escola para enriquecer a experiência da infância e da juventude - Tarcísio Mauro Vago
resenha Educação Física na escola - Tarcísio Vago

Resenha: Reinventando o esporte

Este link se refere a resenha do livro "Reinventando o esporte: Possibilidades da prática pedagógica"  do autor Sávio Assis

Resenha


Ana Carolina da Silva (aluna noturno)

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Carta aos Navengantes

Diego Fidelis Bueno

Carta aos Navegantes

Como a própria nomenclatura da disciplina já destaca, essa disciplina foi de grande ajuda na reflexão desta minha graduação, através das discussões em sala, e as apresentações de seminário e os demais trabalhos, me foi possível conhecer mais esta área, alem de instigar o trabalho da docência na educação física.
É preciso mais discussões e reflexão sobre a Educação Física, porque só abordamos mais profundamente os matérias que respaldam nossa disciplina já no meio do curso, sendo essencial a problematização, a desconstrução e construção de conceitos, fundamentos que nos aproximam da área, afim de construir uma educação física melhor e mais efetiva.
Pudemos conhecer mais profundamente o surgimento de como desenrolou sua criação, como as escolas de ginastica contribuíram para que hoje tivéssemos a oportunidade de nos debruçar sobre nos estudos relacionados a cultura corporal, e sua aplicabilidade no ambiente escolar, alem das diversas áreas que influenciaram a mesma, e de como esta cresceu no meio acadêmico e continua crescendo.
Acredito que os meios de trabalhar os temas a estrutura de trabalho,s sendo a roda e o dialogo os mecanismos mais pertinentes, os quais possibilitou uma interação maior alem de uma maior proximidade com o professor e os temas abordados.
Para melhorar sugiro um horário mais apropriado afim de não prejudicar o conteúdo em discussão pensando em um maior rendimento em que a disciplina fosse dividida em duas aulas, acredito que todos saíram ganhando.
É importante trabalharmos a profundidade da área que vamos atuar, e assim melhor desempenhar o que estamos nos preparando, a docência, nos munindo assim da literatura, nos amparando neste processo de formação e posterior mente na aplicação do conhecimento assimilado.
Por tudo isso avalio de forma positiva esta disciplina, visto que pude agregar fundamentos que não conhecia, os quais me possibilitará mais seguração no exercício de minhas atividades após formado sendo capaz de defender a área quando questionando de sua importância e na defesa desta em meio criticas.


Prova Diferenciada

Prova Diferenciada Diego Fidelis
Resenha http://www.ebah.com.br/content/ABAAAg0coAG/seminario

Prova diferenciada

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAg0SsAH/prova-diferenciada

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAg0TUAB/resenha-cc-vitor-marinho
Carta aos navegantes

A disciplina se mostrou de muita importância à nossa formação, pois abordou temas que nos fazem refletir sobre toda a prática da educação física. Ao levantar esse tipo de questionamento o aluno quer também ter as ferramentas para criticar e melhorar o ensino da educação física escolar.
Uma das tarefas foi ler um livro e explica-lo para turma em um seminário, essa tarefa particularmente achei de uma grande responsabilidade e um ótimo exercício para futuros trabalhos. Já na prova diferenciada nos levou a ler bastante e procurar informações para nos nortear e juntar razões pela permanência da educação física no  currículo escolar, isso nos levou a entender que a educação física escolar precisa ser revista, de uma forma que todos se unam para intervir de maneira qualitativa, seja em programas dentro da própria escola, sendo pedindo ajuda e melhora nas políticas do estado. Também teve um exercício de montar um plano educacional, que também requer do aluno muita leitura, e também serve como exercício para sua futura prática dentro da escola.
No geral, creio que a disciplina tenha atingido seu objetivo principal, que é a reflexão e, através dela uma futura melhora na prática, assim quando o aluno se formar, ele já saia norteado por referenciais teóricos que certamente colaboraram para que ele faça uma prática de qualidade e intervenha no meio escolar para poder melhora-lo.
Aos alunos que vão começar essa disciplina em um novo período recomento dês de o início muita leitura e dedicação, porque com certeza valerá a pena e saíram melhores dentro do curso, com uma visão melhor dele e do mundo também, boa sorte a todos.

domingo, 28 de junho de 2015

Caros Colegas,
Bem vindos,vocês acabam de iniciar mais uma etapa em suas trajetórias acadêmicas.
"Recém saída" da disciplina de Docência e Formação Cultural,venho através dessa carta lhes contar como foi chegar aqui até.
A caminhada não foi fácil,tive diversos obstáculos,muitas pedras no caminho,mas nada que me fizesse desistir.
Quando assisti a primeira aula da disciplina,pensei:"Meu Deus,será que é isso que eu quero?"(rs).
Sim! É exatamente isso que eu quero,eu quero poder mudar a "cara" dessa Educação Física Escolar,quero poder mostrar que nós,professores e futuros,somos figuras extremamente importantes na formação sociocultural do/a aluno/a.
Espero que vocês se dediquem e que possam também,servirem de exemplos para os próximos, que também passarão por aqui e pela disciplina.  
Essa luta pela mudança e melhora da Educação Física na escola não vai ser fácil,muito menos está perto de acabar.
Espero que juntos possamos nos tornar grandes profissionais!
Boa Sorte!

Thaianne Ribeiro Salles
Graduanda  em Educação Física
Universidade Federal de Lavras

Permanência da Educação Física na Escola!

 Acreditando que a Educação Física, como as outras disciplinas, deva se justificar por sua importância na vida das pessoas e no desenvolvimento de nossa sociedade e que, entre vários problemas que a disciplina enfrenta hoje, o currículo ou a falta de propostas curriculares coerentes seja um dos mais graves. Penso que a falta de clareza na formulação de programas educacionais/propostas curriculares e conteúdos pouco definidos estejam contribuindo para uma desvalorização da disciplina dentro e fora do ambiente escolar, tornando-a uma repetição mecânica de procedimentos com poucos significados para o aluno ou simplesmente momentos de recreação sem objetivos definidos.Com todos esse problemas,poderíamos extinguir a Educação Física do currículo escolar sem talvez,causar nenhum prejuízo para o/a aluno(a),já que os mesmo freqüentam lugares como academias,clubes entre outros lugares que possibilitam a prática de exercícios físicos.
Tirar a Educação Física da escola,principalmente,no  início do ciclo de aprendizagem da criança pode ser extremamente prejudicial no âmbito social,psíquico e afetivo.
 Hurtado (1988), fala que uma das finalidades da Educação Física é desenvolver e aprimorar as qualidades físicas e psíquicas, indispensáveis à formação integral do homem para a contribuição de uma personalidade emocionalmente equilibrada, socialmente ajustada e funcionalmente desenvolvida. Certamente a exclusão de atividades do Ensino Fundamental, inclusive nas primeiras séries, a oportunidade de desfrutar os benefícios que as aulas de Educação física podem proporcionar, significa provavelmente retardar etapas do desenvolvimento motor das mesmas, o que dificultará a execução de movimentos mais complexos que poderão ser exigidos em futuras atividades.
Também segundo Gallahue e Ozmun (2001),falam de estudos realizados confirmam a importância do exercício físico para o processo de crescimento e desenvolvimento saudável das crianças do ponto de visat cognitivo,afetivo e motor.

É fato que a falta de posicionamento e comportamento do/a professor/a,muitas vezes influenciam na qualidade e na forma de ensinar.Uma vez que, o professor/a não esteja atento ou “conectado” ao Programa Pedagógico fornecido pela escola,pode vir a fazer com que o/a aluno/a perca o interesse na aula,e que o próprio professor/a não tenha reconhecimento entre os colegas.
De fato a educação física escolar,precisa se justificar para que permaneça “firme e forte” no currículo,esclareça melhor suas metas e objetivos  para com a escola,os alunos/as e a comunidade.
O que diz o PCN(Parâmetros Curriculares Nacionais)  em relação a Educação física para o ensino fundamental?
O documento de Educação Física traz uma proposta que procura democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da área, buscando ampliar, de uma visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos. Incorpora, deforma organizada, as principais questões que o professor deve considerar no desenvolvimento d eseu trabalho, subsidiando as discussões, os planejamentos e as avaliações da prática da Educação Física nas escolas
O trabalho de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem,desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções.

No PCN é possível notar que,há sim,um lugar onde o/a professor/a pode se apoiar para melhor desenvolver seu trabalho. Nele encontramos diretrizes para ensinar,uma variedade de opção para jogos,brincadeiras,atividades lúdicas e ritmas expressivas.
Temos dentro da educação Física um grande paradoxo:
 Atualmente a Educação Física escolar apresenta-se de certa forma, fortemente fundamentada e teoricamente valorizada por grandes pensadores e educadores, sendo ainda amparada por especifica legislação. Entretanto, nos parece que entre a palavra escrita, o discurso e a situação concreta de seu ensino, incoerências, interpretações errôneas e mesmo desconhecimento se interpõe (Oliveira, Betti e Oliveira, 1988).
Logo podemos afirmar que muitos/as professores/as tem conhecimento de obras,estudos,projetos pedagógicos/educacionais e se abastem de através dos mesmos,um melhor desempenho,a priori profissional,e claro,pessoal,pois quanto mais se dotarem do conhecimento melhor para o individuo. Contudo,vimos que a educação física na escola deve ser mantida,para que a criança,inicialmente,possa desenvolver seu  psíquico,motor,afetivo e corporeidade.
 “ Que a educação seja uma prática corporal, uma prática de corpo inteiro; que se
dirija tanto ao indivíduo quanto à sociedade, de modo que João aprenda a ser João, e
Maria aprenda a ser Maria, porém ambos disponíveis para o outro, para a sociedade.”  FREIRE (2007)

Thaianne Ribeiro Salles
Graduanda de Educação Física
Universidade Federal de Lavras 




sábado, 27 de junho de 2015

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAg0O8AH/handout-didatica-educacao-fisica

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAg0O0AK/prova

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAg0PAAJ/resenha-livro-didatica-educacao-fisica

Não Desista



Caros leitores
Descrever a minha trajetória ate aqui não é fácil, e também não caberia em poucas palavras. Buscarei então transmitir uma pequena parte dela.
Muitos falam que a educação física, é uma área fácil, com poucos estudos e que focaliza somente em esportes. Mas só quem se encontra percorrendo esse caminho sabe que não é bem assim e como é difícil essa trajetória.
Passei por cima de barreiras e grandes incertezas me encobriram tentando me desanimar e fazer com que eu desista,  mas a vida não é flores a todo momento e não é porque existam milhões de pedras no caminho que devemos desistir. Continuei e continuo firme e a esse quase final posso compreender o quão é maravilhoso poder atuar e contribuir na formação de futuros cidadãos.
A matéria fundamentos da educação física escolar contribuiu para minha formação e assim como também superou minhas expectativas pela disciplina. Pude desfrutar ainda mais de conteúdos da educação física que talvez não encontraria em outras disciplinas. Os estudos através dos autores, teses, artigos, produção de trabalhos como o programa educacional, me fez refletir e me integrar como já atuante na área. Pude presenciar vários debates onde percebi que não escolhi a profissão errada.
 E assim com eu pude desfrutar desses conhecimentos, espero que vocês também se deem a oportunidade de aprofundarem ainda mais nos conhecimentos que lhe são fornecidos e aproveitem cada aula para mergulhar a fundo.
Pois a educação é sim a esperança para nosso país. Então não desistem e lutem ao máximo para que se possam legitimar ainda mais nossa área, e lutem para que mesmo se encontrando derrotados sabemos que ainda podemos vencer e caracterizar melhor a educação física escolar.
E lembrem-se que seremos:
“Sou professor a favor da luta constante contra qualquer forma de discriminação, contra dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais. Sou professor contra a ordem capitalista vigente que inventou esta aberração: a miséria na fartura. Sou professor contra o desengano que me consome e imobiliza. Sou professor a favor da boniteza de minha própria prática, boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por este saber, se não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo, descuidado, corre o risco de se amofinar e de já não ser o testemunho que deve ser de lutador pertinaz, que cansa, mas não desiste. Boniteza que se esvai de minha prática se, cheio de mim mesmo, arrogante e desdenhoso dos alunos, não canso de me admirar” (Paulo Freire, Pedagogia da autonomia, 1997).

Karina Escudeiro Mendes

Carta aos navegantes

Um dos trabalhos propostos pela disciplina foi a leitura de um livro que falasse sobre a Educação Física escolar, a minha escolha foi "Educação Física na Escola para enriquecer a experiência da infância e da juventude"  de Tarcísio Mauro Vago. Uma frase do livro que me cativou foi: o que se espera da Educação Física é "uma experiência que seja acolhedora de todos, amorosa com todos, para alegrar e enriquecer a experiência da vida – que as tristezas já são excessivas. A responsabilidade de Professores de Educação Física é tão grande e tão bonita." E desta frase tiro lições da disciplina, que tem como objetivo nos preparar para sermos o melhor profissional possível, que  devemos sempre nos atualizar, procurar na literatura e nas experiencias de outros professores um ponto de partida, um conhecimento para nos acrescentar, que dificuldades sempre vão existir, que não tem solução pronta para nenhuma situação, mas que não devemos desanimar e deixar nossas mão atadas. O futuro da nossa profissão depende de cada um e que cada um procure sempre fazer e ser o melhor possível.
Aqui deixo minhas simples e sinceras considerações para todos os próximos navegantes, aproveitem todos ensinamentos, compartilhem sempre e se necessário critique, mas não desista !

Carta aos navegantes

Alysson Dos Anjos Silva

Jornada do saber 

  Meu nome e Alysson sou aluno do curso de Educação Física Licenciatura, futuro professor.  Esse texto relato é fruto de uma disciplina Fundamentos da Educação Física Escolar, na qual nos foi apresentados textos, vídeos e artigo param nos auxiliar na formação e nos dar mais base para ir para escolar e conseguirmos dialogar com os desafios e as mais diferentes realidades as quais iremos lidar. Mas a pergunto que me faço e faço a vocês que estão lendo é as disciplina e textos e, ter contato com esse material nos garante que iremos dar conta de garantir nos tornar um bom professor o um professor que se esperar? Capaz ele de ser critico poder levantar criticas e colocar propostas, em especial na área disciplina de Educação Física que tem um luta de anos buscando sua legitimidade.
  Encaminho para o final dessa disciplina com uma resposta não imutável mais a meu ver a que mais dialoga com a minha realidade. A resposta para pergunta e não, apenas ter contato com o conteúdo não garante que irei me tornar um bom profissional e dar um retorno necessário que se espera , deve me esforçar e buscar ir um pouco mais, no momento que tenho contato com um novo conteúdo que nos oferece um novo olhar da área, deve-se apropriar do conteúdo não tomando ele como verdade absoluta inicialmente, mas buscando dialogar nossos princípios e valores com ele, pois os conteúdos os métodos educacionais estão em constate mudança porque o mundo esta em constante mudança. Seguindo esse principio vejo que devo fazer dois movimentos necessários, ter o domínio necessário para transmitir o conhecimento da área e sempre buscar renovar esse conhecimento considerando que sempre haverá pesquisar e saberes sendo discutida sobre as mais diferentes demandas sobre os problemas e novas propostas educacionais de ensino no campo da Educação Física escolar, mas onde achar? Livros, artigos, participação de congressos e o mais importante que vejo programas de educação continuada para professores, um espaço onde podemos dialogar diretamente ver nos olhos ouvir relatos e ajudar nossos companheiros de área. 

  O que digo a todos que leram de uma forma simples e direta e leiam pesquisem e não parem porque com certeza a duvida de vocês já foi a duvida de alguém, e que a grande chance de encontrar uma possível solução, e ao conseguir gerar uma metodologia interessante que expresse algo que possa servir de apoio divulguem esse conhecimento para contribuir para aqueles que têm essa duvida, porque sozinhos não podemos mudar o mundo, mas jutos temos o podemos, não falo isso como algo fantasioso, e sim falo com esperança no coração e me sentindo renovado ao passar por essa disciplina, e ver que a tantas pessoas que estão se esforçando para construção de metodologia para nos auxiliar. 

Carta aos navegantes,


   Futuros navegantes, venho aqui para falar um pouco da minha vivencia na disciplina docência e formação cultural na educação física escolar.


   Foi através de leituras de textos, videos e debates que pode ver uma educação física diferente daquela que eu imaginava, a disciplina mostra a verdadeira realidade que enfrentaremos no âmbito escolar, gera problematizações dentro da área e busca fazer-nos avaliar as atitudes e ações que são ou que poderiam ser aplicadas.


   Durante o semestre tivemos oportunidade de fazer uma proposta pedagógica, escrever um texto repensando a visão da educação física escolar e analisarmos mais profundamente algumas teses e livros que retratam a realidade escolar.


   Dediquem o máximo nesta disciplina e vocês sairão com grandes aprendizados. Desejo a todos sorte nessa longa caminhada.






Prova diferenciada:
Simulação de um estudo de caso

Tese seminario:
Resumo
Handout

Proposta pedagogica:
Programa educacional

Prova diferenciada - A importância da Educação Física escolar

PROVA DIFERENCIADA
Fundamentos da Educação Física Escola – GFD164
A Educação Física como disciplina escolar, pertence ao domínio da educação, o que se espera da educação é uma intenção deliberada, intencional e planejada, assim a função da Educação Física é contribuir na formação de seus alunos com o que lhe é próprio. Saúde, ginástica, esporte, dança, jogos, brincadeiras, arte circense, lutas são conteúdos da cultura corporal de movimento a qual pertence à Educação Física e que deve ser trabalhada de forma a ‘expandir o humano direito ao corpo’ (VAGO 2012).
Nas aulas a participação de todos os alunos é de extrema importância, e cabe ao professor planejar a aula com maior aproximação dos alunos, deve procurar entender o perfil da sala e levantar o conhecimento dos alunos a determinado tema desejado para trabalho e sempre fazer uma conversa inicial e uma conversa final. A conversa inicial deve ser composta do conteúdo a ser trabalho, retornando a aulas anteriores para dar sentido a esta, e abrindo espaço para comentários e ressignificação. A conversa final deve ser um feedback do que foi trabalhado, qual o sentido da atividade e quais aprendizagens a aula queria propor, e também como um momento de reflexão dos ocorridos na aula como conflitos e brigas. Determinando assim as aulas, estaremos contribuindo na formação dos alunos e indo contra a situação prescrita por Juliano Silveira 2002:
“Enquanto estes forem trabalhados de uma maneira tradicional pré-estabelecida, em que os saberes dos alunos não são considerados para o planejamento, perspectivando muitas vezes apenas o desenvolvimento da aptidão física do indivíduo, estar-se-á contribuindo, cada vez mais, para a adaptação passiva do homem à sociedade, alienando-o da sua condição de sujeito histórico, capaz de interferir na transformação da mesma”
O professor sempre deve considerar a cultura de cada ensino, a cultura infantil, a cultura juvenil, a cultura adulta, todos carregados de culturas e experiências pessoais ‘incorporadas pela condição de classe, pelo pertencimento étnico, pelo gênero, pela escolha da sexualidade’( VAGO, 2012), da qual não devemos desqualificar, mas sim incorporar nas nossas práticas de modo a levar todos os alunos a criticar e desenvolver respeito.
A Educação Física é uma disciplina importante como qualquer outra do currículo escolar, trabalhada de formar correta acrescenta aos alunos não só mais conhecimentos e experiências de seus conteúdos, como ajuda no crescimento crítico, no respeito ao próximo, na cooperação, a não exclusão, instiga a criatividade e a produção de cultura, pois a cultura das práticas corporais, não é uma coisa dada, mas conquistada e reconstruída, tal como a vida.
Dessa forma desestabilizaremos discursos há muito arraigados como a infeliz piada de Fábio Rabim no programa do Jô Soares na emissora da Rede Globo, a qual ele diz que quem faz faculdade de Educação Física não merece respeito, que queimada incentiva violência porque o objetivo da queimada é matar o amigo, pra finalizar ainda zomba: “vou fazer faculdade de recreio também”.Antes de tudo a iniciativa vem de nós professores da área, cabe a nós impormos respeito para sermos respeitados, e através de aulas que contribuem na formação dos alunos é que vamos conquistar nosso espaço, temos que ter voz para que outros professores também respeitem nossa aula e não ha faça de castigo ou mérito, ou como ensaio de eventos. Evitaremos também a publicação de vídeos em sites zombando as aulas de Educação Física, mostrando a desorganização, a falta de participação dos alunos, o descaso com o professor, que porém também não se impõem sobre os alunos, não domina a sua própria aula
Para finalizar faço das palavras de Tomie Smith na reportagem para o Esporte Tv as minhas “... acho que ações falam mais do que palavras. E se você quiser construir uma mudança você tem que agir, para que essa mudança aconteça, e uma vez que ela aconteça, você vai precisar continuar, lutando para que ela se realize plenamente”, sua fala foi a respeito do preconceito, mas a minha vem no sentido de continuarmos na luta por uma Educação Física digna de respeito, que faça sua parte na formação de cidadãos.

Referências bibliográficas
VAGO MAURO, Tarcísio. Educação Física na Escola para enriquecer a experiência da infância e da juventude. – Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. 200p. ( Coleção Pensar a Educação Pensar o Brasil)

SILVEIRA, Juliano.A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS E OS SEUS CONTEÚDOS: uma análise sobre a postura dos educadores acerca de seu campo de trabalho. Niteroi-RJ: http://cev.org.br/VI EnFEFE - Encontro Fluminense de Educação Física Escolar, 2002.


http://www.youtube.com/watch?v=SBAg07Lrqkc

http://www.youtube.com/watch?v=xFcPLLtDyHM

http://www.youtube.com/watch?v=Mx5TmwnlunY


http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=VF4xzxrXkKI

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Carta para os alunos-as recém chegados à disciplina.
Desejo que sejam bem-vindos,e que tirem o maior proveito de tudo que vivenciarem,que será de grande importância,para a futura vida profissional.
Na vivência que tive durante a disciplina,é que o seu principal objetivo é a arte de ensinar nos,a não sermos alunos,e sim futuros profissionais-professores. E permitir nos a ampliar nossas visões,a mudar pensamentos tradicionais,e evoluir cada vez mais nos saberes que o professor busca nos passar a cada aula.
Os alunos em geral,carecem de uma atenção especial,e é função de nós futuros professores,ajudá-los a formar suas próprias opiniões,e tornarem membros significativos na sociedade,com suas próprias idéias,identidade.
Esta disciplina te mostrará também que lecionar não é apenas entregar material aos alunos e deixarem fazer o que bem quiserem,mas direcionar seus aprendizados.conquistados na sua vida acadêmica,no âmbito educacional.

Enfim desejo a você novo aluno-a ,que se realize nessa disciplina,e que você se permita alcançar seus maiores objetivos nesta área educacional.Entenda que ensinar é uma arte e isso cabe a nós futuros professores,desenvolva o melhor pra você,viabilizando seus futuros alunos como seres dependentes de sua ajuda profissional,em busca de seu conhecimento.

Bárbara Couto.

Segue o link da prova diferenciada- Bárbara Couto-2015



Segue o link resenha seminário-Bárbara Couto

Segue link Programa Educacional-Ensino Infantil-Fundamental e Médio
Bárbara-Luciana e Karina.


quinta-feira, 25 de junho de 2015

Prova Diferenciada


http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgzXAAK/prova-diferenciada-marcio
CLARICE MONTEIRO PEREIRA

Programa educacional

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgzXIAB/programa-educacional-trabalho-1
ALYSSON DOS ANJOS
 CLARICE MONTEIRO PEREIRA
 ELVIS VIEIRA LARA

CLARICE MONTEIRO PEREIRA

CARTAS PARA UM VIAJANTE
 Venho por meio desta, deixar recado ou simplesmente falar o que é importante para a área de Educação Física Escolar a meu ver. O professor de educação física por atividades esportivas por excelência, treinar a disciplina através de regras, a sociabilidade através de formação de equipes e a amizade através do lazer e descontração. Além do mais um bom professor deve evitar exclusão mesmo dos alunos menos habilidosos e com isso, criar uma cultura esportiva inclusiva, onde todos são bem vindos, onde todas equipes precisam de todos, pois cada um pode colaborar com a maior habilidade que possua. Sendo assim objetivo maior deste é a cooperação, a coletividade e participação em grupo. A educação Física é conteúdo obrigatório que as normas da escola,as diretrizes nacionais e metodologias pedagógicas da instituição.Umas disciplinas inclusas na educação básica,como ciências e matemáticas,que tem por objetivo oferecer variação de vivencias e experiências motoras aos alunos.Com isso os PCN’S fala que devemos favorecer as práticas de lutas, esportes, ginásticas, atividades expressivas e rítmicas e conhecimento para corpo.Estes auxiliam no desenvolvimento físico,social e cognitivo do educando podendo contribuir para desenvolvimento de outras habilidades. As aulas bem planejadas podem aprimorar os aspectos afetivos, sociais, cognitivos e físicos com atividades que contribuem para melhorar a concentração, o relax, os relacionamentos, o exercício de liderança. Nenhuma disciplina pode ajudar mais o aluno testar suas habilidades corporais, ou conhecimentos do seu corpo como educação física. A movimentação, o controle do seu corpo, a capacidade corporal são e pode ser testadas e desenvolvidas, melhor do que em qualquer outra disciplina da escola. Contudo somente as aulas de educação física não podem e não devem sair da grade curricular, apenas as aulas monótonas, desinteressantes, mal preparadas, ou cultura de bola é que devem abandonar de vez nosso espaço na escola. “Tu me dizes, eu esqueço; Tu me ensinas, eu lembro; Tu me envolves, eu aprendo...”. Benjamin Frankli

Carta aos navegantes
Queridos colegas, deixo aqui o meu sincero depoimento como estudante do curso de Educação Física da Universidade Federal de Lavras – UFLA.
Como graduanda do curso de Educação Física, posso dizer que quando comecei o curso minha visão da disciplina Educação Física escolar era bem diferente da que tenho hoje, minha concepção era embasada nas experiências que tive como aluna nos ensinos infantil, fundamental e médio.
Sempre gostei das aulas de Educação Física, me lembro que o tempo das aulas passava rápido demais, pelo menos era essa a impressão que eu tinha quando cursei a educação básica. Quando comecei o curso de graduação sentia que tinha me encontrado, que tinha feito a melhor escolha dentre as varias opções que tinha pensado para a graduação. Isso durou até o meu quinto período, nessa primeira etapa do curso na UFLA as disciplinas da licenciatura e do bacharelado são as mesmas, realmente gostava das matérias com sua parte pratica. Mas isso mudou quando comecei a cursar as aulas da licenciatura, de verdade quis trancar o curso, e acabei trancando, era tudo muito diferente do que pensava da Educação Física escolar, toda aquela mudança me fez sentir perdida, sem referências, sem chão.
Fiquei um período afastada da universidade, esse tempo me fez analisar todo o tempo já investido no curso e pensando friamente voltei. Matriculei-me novamente, mas com a ideia fixa de me formar apenas para ter um curso superior no currículo e para futuramente tentar concursos públicos.
Hoje posso dizer que o que eu pensava que sabia da Educação Física escolar não é a Educação Física em sua concepção real. Nesse tempo de curso, através dos professores da licenciatura e suas linhas de pensamento, dos vários artigos, teses, livros e textos lindos, vejo que essa disciplina é muito maior que os esportes, do que as competições interclasses ou interescolares que vivenciei na minha época como estudante da educação básica. Sua historia rica e ainda não acabada, suas varias influencias e fases fazem da Educação Física escolar uma disciplina que terei orgulho e prazer em trabalhar com os meus alunos, sei que não sairei do curso com uma receita pré-estabelecida, que terei de me atualizar sempre e procurar problematizar questões diversas em minhas aulas, mas isso me fará ter cada vez mais vontade de melhorar e lutar pela Educação Física dentro da escola.
Luciana Maria Santos

Proposta pedagógica


Aluno: Alysson dos Anjos Silva, Clarice Monteiro Pereira e Elvis Vieira Lara

Proposta pedagógica

Prova diferenciada

Esse link é referente a prova realizada na disciplina.

Aluno: Alysson dos Anjos Silva 

Prova

Carta aos navegantes



Meu nome e Alysson sou aluno do curso de Educação Física Licenciatura, futuro professor.  Esse texto relato é fruto de uma disciplina Fundamentos da Educação Física Escolar, na qual nos foi apresentados textos, vídeos e artigo param nos auxiliar na formação e nos dar mais base para ir para escolar e conseguirmos dialogar com os desafios e as mais diferentes realidades as quais iremos lidar. Mas a pergunto que me faço e faço a vocês que estão lendo é as disciplina e textos e, ter contato com esse material nos garante que iremos dar conta de garantir nos tornar um bom professor o um professor que se esperar? Capaz ele de ser critico poder levantar criticas e colocar propostas, em especial na área disciplina de Educação Física que tem um luta de anos buscando sua legitimidade.
  Encaminho para o final dessa disciplina com uma resposta não imutável mais a meu ver a que mais dialoga com a minha realidade. A resposta para pergunta e não, apenas ter contato com o conteúdo não garante que irei me tornar um bom profissional e dar um retorno necessário que se espera , deve me esforçar e buscar ir um pouco mais, no momento que tenho contato com um novo conteúdo que nos oferece um novo olhar da área, deve-se apropriar do conteúdo não tomando ele como verdade absoluta inicialmente, mas buscando dialogar nossos princípios e valores com ele, pois os conteúdos os métodos educacionais estão em constate mudança porque o mundo esta em constante mudança. Seguindo esse principio vejo que devo fazer dois movimentos necessários, ter o domínio necessário para transmitir o conhecimento da área e sempre buscar renovar esse conhecimento considerando que sempre haverá pesquisar e saberes sendo discutida sobre as mais diferentes demandas sobre os problemas e novas propostas educacionais de ensino no campo da Educação Física escolar, mas onde achar? Livros, artigos, participação de congressos e o mais importante que vejo programas de educação continuada para professores, um espaço onde podemos dialogar diretamente ver nos olhos ouvir relatos e ajudar nossos companheiros de área. 
  O que digo a todos que leram de uma forma simples e direta e leiam pesquisem e não parem porque com certeza a duvida de vocês já foi a duvida de alguém, e que a grande chance de encontrar uma possível solução, e ao conseguir gerar uma metodologia interessante que expresse algo que possa servir de apoio divulguem esse conhecimento para contribuir para aqueles que têm essa duvida, porque sozinhos não podemos mudar o mundo, mas jutos temos o podemos, não falo isso como algo fantasioso, e sim falo com esperança no coração e me sentindo renovado ao passar por essa disciplina, e ver que a tantas pessoas que estão se esforçando para construção de metodologia para nos auxiliar.

Carta aos Navegantes

Caros Navegantes,
   

   Ao entrar nessa viagem pela Docência e Formação Cultural na Educação Fisica Escolar, talvez tenham uma perspectiva de que a matéria não será interessante, que não é algo muito interessante, que será tedioso, eu mesmo ao engrenar no curso não tinha muito entusiasmo sobre.Entretanto hoje, depois de ter a oportunidade de navegar nessa matéria, pude conhecer melhor e entender a importância dela e perceber as vastas informações que pode te proporcionar e como pode te ajudar profissionalmente.

   
   A experiencia nessa disciplina traz fontes de experiências e expande seu horizonte em busca de conhecimento.  Com o objetivo de se tornar um Educador(a)  ela te  trará uma boa base, todos os trabalhos, teses e debates em aula, cada experiência apresentada por outros alunos será enriquecedor e com a ajuda do Professor poderão se tornar mais críticos sobre o âmbito escolar, e começarem a fazer analises mais elaboradas por si só, começando uma caminhada para ser um ótimo profissional.
Essa é a mensagem que deixo pra vocês futuros navegantes. Bons estudos e muito sucesso!


“A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”  - Nelson Mandela


Plano Educacional Grupo Composto por: Herbet Junior, Lucas Romeu, Ursula Pereira


quarta-feira, 24 de junho de 2015

Prova diferenciada

 Esse link é referente a prova diferenciada realizada na disciplina!

Prova diferenciada

Aluno: Túlio Ribeiro Cambraia

CARTA AOS NAVEGANTES.

Caros Navegantes,


As experiências adquiridas ao longo do período na matéria Docência e Formação Cultural na Educação Física Escolar foram gratificantes, desenvolvendo a reflexão dos alunos sobre as problemáticas e desafios que o Professor de Educação Física possa ter durante sua carreira profissional.
Os trabalhos e provas aplicadas pelo Docente Dr. Marcio Norberto Farias tem suma importância pra essa formação durante a matéria, assim, gerando debates e discussões sobre as problemáticas da nossa área.
As aulas são altamente produtivas e faz sim valer à pena, desejo a todos os futuros alunos adquirirem o mesmo conhecimento que adquiri durante o período e aproveitem ao máximo essa matéria em sua graduação.

‘’Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda’’                     
                                              Paulo Freire.                                                                                                                                                    

                                                                     Túlio Ribeiro Cambraia.

CARTA AOS NAVEGANTES



Caros Navegantes,

Ao embarcarem na disciplina Docência e Formação Cultural na Educação Física Escolar, estejam preparados e aptos a receber conhecimentos que muitas vezes são disseminados de forma superficial para nós. A realidade que estamos vivendo atualmente deve sempre estar presente em nossas vidas, não achem que tudo acontece de modo perfeito, que atuar no ambiente escolar é uma maravilha, tudo na vida tem seus pontos positivos e negativos, cabe a cada um de vocês saber sugar o que é bom e o que é ruim para a formação ou mesmo para a vida de vocês.
No início a disciplina pode parecer chata, confusa, ou que não irá acrescentar nada em nosso conhecimento, é ae que vocês se enganam, pois ao persistir e dar continuidade vocês vão perceber que tudo que é discutido, é bem vindo, é lançado para nós muitas vezes de forma que nunca imaginamos que poderia ser, é uma busca por um conhecimento diferenciado, através das teses, dos debates, das discussões e das vivências de cada um.
Futuros navegantes, se vocês tem certeza do que querem para suas vidas, jamais desanimem no início da caminhada, sejam perseverantes e vão até o fim, lá vocês vão encontrar muitas, respostas para vários problemas que achavam que não teria solução ou mesmo poderão encontrar novos caminhos para seguir e dar continuidade, contribuindo para a formação de sujeitos pensantes e críticos, formadores de sua própria opinião.
            No mais, espero que vocês embarquem de cabeça nesta aventura e busquem sempre ser profissionais competentes e nunca deixem se acomodar.  

Um abraço de quem já foi uma navegante!

terça-feira, 23 de junho de 2015

Cartas aos navegantes



Olá navegantes! 


Primeiramente sejam bem vindos ao Segundo Período do Curso de Educação Física, e a esse mar de experiências!


Hoje posso dizer que compreendo o quão importantes e necessários foram esses pequenos passos até aqui. E a cada dia me sinto mais convencida sobre a importância de ser uma Educadora e de formar cidadãos éticos e com opiniões críticas. Fácil? Não é.  Apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise, é muito gratificante saber o que podemos fazer e como melhorar a educação. 


As experiências com a disciplina foram enriquecedoras! Compreender que o papel da docência, seus desafios, criar um plano de aula, expor os pontos de vista faz da trajetória de docência mais rica. 'Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo'. Partindo dessa máxima de Paulo Freire, é impossível não se sentir provocado em fazer a diferença na educação.. Por isso, colegas de curso, sejam participativos, exponham suas ideias, contem aos outros navegantes suas experiências.. Isso ajudará não só a você, mas também aos seus colegas! Aproveitem ao máximo a graduação, e também do professor Márcio e busque sempre conhecimentos, eles serão essenciais para ser um excelente Profissional de Educação Física. 


Por fim alunos da disciplina façam uma boa viagem! A carta da esperança foi entregue.


Alea jacta est.


Letícia Vieira Barbosa

Abaixo segue os trabalhos realizados na disciplina! :)

Grupo composto por: Letícia Vieira Barbosa, Thaianne Ribeiro Salles e Túlio Ribeiro Cambraia.


Prova Individual de Letícia Vieira Barbosa.

Tese utilizada para a realização do trabalho.