Páginas

sábado, 13 de agosto de 2016

Carta de Recomendação aos alunos da disciplina Docência e Formação Cultural na Educação Física Escolar



 Para os futuros alunos da disciplina Docência e Formação Cultural em Educação Física Escolar, aconselho que tirem o máximo de proveito da disciplina, sempre buscando ampliar os conhecimentos e obter uma visão mais ampla do curso Educação Física e da docência em si. É uma aula diferenciada, com debates, apresentações de seminários com base em teses/dissertações, práticas e com uma abertura para trocas de experiências e conhecimentos entre alunos e professor. Tal disciplina só tem a lhes acrescentar nos estudos; proporcionando-nos ter uma visão crítica das situações que nos cercam, evidenciando o que realmente é a educação física e tendo a prática da leitura como uma das características da disciplina. Sendo assim, aconselho que se dediquem ao máximo e extraíam tudo quanto puderem para o crescimento pessoal, acadêmico e profissional na disciplina, que é o que nos proporciona. Parabenizo ao professor Márcio por nos dar a possibilidade de nos exigirmos mais e também pelo ótimo desemprenho nas aulas.
Grande abraço, bons estudos!
Barbara Lúcia Custódio Oliveira
Educação Física -Licenciatura
UFLA - 2º  Período.

Carta de Recomendação:

Docência e Formação Cultural é uma disciplina que aborda diversos assuntos e temáticas referentes a questões de extrema relevância social, passando por conceitos e abordando o papel da docência na formação de um excelente profissional. Por tanto, recomendo aos futuros alunos da disciplina que se empenhem bastante nas atividades em geral (trabalhos, provas, seminários e discussões), não somente pensando no valor quantitativo que será atribuído nos processos avaliativos, mas sim ampliando o arcabouço cognitivo para que em um futuro não distante possamos solucionar as problemáticas encontradas durante nossa profissão como bons profissionais.

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Carta de Recomendação

Sou do segundo período de licenciatura em Educação Física.
Estamos concluído essa matéria e com isso mais uma etapa na nossa formação, o recado que gostaria de deixar a vocês que vão começar essa fase agora é que aproveitam a matéria ao máximo ou seja façam todas as atividades, não pensando  em nota, entretanto em se tornar um profissional melhor. Docência e Formação Cultura é uma matéria que vai ampliar seus conhecimentos como discentes, vai possibilitar em alguma das vezes a se colocar ja no  papel de professor, então é de suma importância um interesse maior na leitura do material proposto e participação em aulas.
As aula esse período vão ser bem dinâmica possibilitando uma transição de aluno, professor a todo momento.
Um Conselho aos alunos que estão chegando agora,é para nao deixar fazer as leituras e trabalho de última hora. Isso afetará de forma significativa sua permanência na disciplina até o final .

Obrigada, bons estudos !

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Carta de recomendação, Júlia P. Veiga

Ola pessoal, sou formada em Educação Física ( bacharelado) pela UFLA, me interessei 
em fazer a licenciatura pois acredito que será importante para a minha formação. Vim de obtenção de novo título e tenho um novo olhar sobre a educação física. Essa matéria é de suma importância para a nossa aprendizagem , visto que influência e acrescenta muito nosso  crescimento pessoal e intectual. Aconselho a vocês que estudem, se dediquem mesmo,  pois como nós sabemos, fazer as coisas de útima hora não é aconselhavel. 
A disciplina Docência e Formação e será de grande importância, pois nos ensina algo que precisaremos para o nosso futuro.
Agradeço ao professor pelos ensinamentos, pelas aulas ministradas , pela caminhada que foi muito bacana, e aos discentes, contem comigo, se precisarem de conselho, ou qualquer coisa, estou a disposição de vocês. Acredito que a turma tambeém.
Enfim , é isso. Estudem, leiam, se dediquem, e tirem o melhor aproveitamento que puderem! Obrigada e boa sorte a vocês.
Júlia Pires Veiga



CURSO: Educação Física
DISCIPLINA: Docência e formação cultural na educação física

DISCENTES: Shadya Muniz Mori 

Thiago Henrique de Souza



Trabalho sobre a tese "A (HETERO)NORMALIZAÇÃO DOS CORPOS EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA"
Segue os conteúdos:



Tese apresentada



Power Point



Resenha



Handout



quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Carta aos futuros discente da disciplina Docência e Formação Cultural


Estou no 7° período do curso de Ed. Física, já passei por várias disciplinas e acredito que vocês possuem um longo e prospero caminho de estudos e experiências. A disciplina Docência e formação, será de grande valia para vocês em suas formações, tanto pessoal quanto profissional, pois, a mesma possibilita-nos a pensar várias temáticas que estão presentes em nosso cotidiano, nos possibilitando a pensar e criticar questões pertinentes e corriqueiras.
Aconselho que vocês se dediquem na disciplina, se esforcem para fazer todas as atividades, não pensando em nota, mas sim no seu crescimento pessoal. Não deixem para fazer as atividades para ultima hora, porque não dará tempo #FicaDica. 
Tomem gosto pela leitura, pois, ela nos possibilita conhecer e questionar nossas práticas.
No mais, se dediquem e aproveitem a experiência de todas as atividades.

Um abraço e bom trabalho.


Thallys Sampaio Pires
Educação Física UFLA

Trilha UFLA - 06/08/2016








 Segue o link para download de todas as fotos da caminhada.


Fotos: Allyson Villela
Granduando em Ed. Física Licenciatura

Programa Educacional

 Discentes: André, Alexandro e Talita 

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Carta aos ingressantes na disciplina ( docência e formação cultural na Educação fisica escolar)

A liberdade, que é uma conquista, e não uma doação, exige permanente busca. Busca permanente que só existe no ato responsável de quem a faz. Ninguém tem liberdade para ser livre: pelo contrário, luta por ela precisamente porque não a tem. Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão.
Paulo Freire




     Aos alunos ingressantes na disciplina docência e formação cultural na Educação Fisica escolar eu desejo minhas sinceras boas vindas, venho por meio desta carta lhes dizer que a caminhada é longa ( literalmente), porem no caminho vocês irão se deparar com uma quantidade singular de novas experiências e apreendizados unicos que se bem administrados serão um exemplo para a vida e para a trajetória acadêmica de cada um de vocês e claro ao fim voçês verão como são infinitas as possibilidades para quem compreende o significado da E.F que com certeza vai além de meros conceitos que carregamos culturalmente e ao fim da jornada dessa disciplina poderão ver que os caminhos dessa jornada se ramificam e saem daquele programado, sabe aquela estrada que outra pessoa ja caminhou por ela? então vocês vão querer e vão poder criar novos caminhos e se puderem deem a mão para aquele que se perdeu isso irá tornar sua trajetória ainda mais prazerosa e satisfatória.     Se precizarem de algo acredito que todos estamos disponiveis para ajudar, e é de extrema importancia o comprometimento de cada um com a proposta da E.F que é não ser mais um no processo e sim somar aos que fazem a diferença.     Parabéns aos futuros docentes e que vocês e todos nós regatemos o principio da E.F que tem uma história e não se baseia em discursos que não condizem com sua real descrição.      No primeiro dia de aula pensem sobre oque é Educação Fisica?  e ao témino da diciplina comparem as respostas dadas se possivel.     Parabéns ao professor Marcio Farias pelo seu excelente desempenho em cada aula.

        ABRAÇOS!!!

               Fagner Domingues Pegoraro                               UFLA- Universidade Federal de Lavras                                    Educação Fisica ( licenciatura)                            Lavras 09 de agosto de 2016

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Carta para os futuros alunos da disciplina " Docência e Formação Cultural na Educação Física Escolar"

         

         Carta de hospitalidade para os discentes ingressantes    


      Venho com grande prazer através desta carta expor minhas experiencias que obtive na disciplina "Docência e Formação Cultural na Educação Física Escolar". O professor responsável por esta disciplina obteve uma atitude diferenciada da maioria dos professores desta instituição, pois a maioria dos docentes que aqui atuam nos oferecem apenas textos e artigos. Com a proposta de um estudo e consequentemente  apresentações de seminários, os assuntos que foram apresentados extraímos deles um maior entendimento, pois não foi em base de artigos mais sim de dissertações.
    Um conselho que dou para os futuros alunos desta disciplina é que adquirem o maior entendimento que puder desta disciplina, pois é de grande valia para a compreensão da futura área de atuação.
   Quero parabenizar o professor desta disciplina que nos proporcionou uma experiencia de aula prática nas trilhas da Ufla. Quero dizer que foi muito bom ter tido esta experiencia e ainda mais atuando como docente.

Um grande abraço,
                                              

           Talita Aparecida Carvalho Alvarenga, Educação Física(licenciatura)
                                    Lavras-MG, 08 de agosto de 2016.


                                                                                                

Programa Educacional
Discentes: Barbara Oliveira, Fagner Pegoraro, Richard Laudelino
Para visualizar o trabalho CLIQUE AQUI

Programa Educacional

Discentes: Allyson Villela, Láis Tavares, Andreolle Augusto.

Carta de acolhida aos navegantes

Carta de acolhida para os discentes da disciplina “Docência e Formação Cultural na Educação Física Escolar”

            “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou sua construção. (Paulo Freire).


 Em todas as épocas da humanidade, o que se espera de uma nova geração é que ela aprenda os ensinamentos dos mais velhos e siga os seus passos. Os pais esperam dos seus filhos que os escutem e ponham em prática, o que eles lhes é ensinado, os professores se orgulham dos alunos que os seguem...

Caros discentes e alunos da Universidade Federal de Lavras, através desta venho parabenizá-los por mais um período a ser seguido na graduação de vocês. Espero que estejam gostando da área que escolheram para atuar e que se dediquem ao máximo até o final do curso, pois haverá diversos obstáculos e muitos desafios a serem enfrentados durante todo o curso.  Para os que se matricularem nesta disciplina passo bons resultados como experiência própria, aproveitem e desfrutem de todo o conteúdo disponibilizado pelo docente Márcio Norberto Farias, não se restrinja a debates, críticas, opiniões e informações importantes. A disciplina em si oferece uma gama de referências e conhecimentos que serão porta de entrada para a vida profissional de todos vocês. Claro que tudo é um alicerce para que com o tempo vocês mesmos aprendam a lidar com as devidas situações que surgirem no meio acadêmico.  Sintam-se seguros de que vocês podem almejar todo conhecimento distribuído e que são capazes de ampliá-los.
O Conhecimento não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Admitimos a ideia de que devemos partir de algo, mas para que haja conhecimento, esse algo deve ser transformado, repensado, ter que adquirir novo significado e ser reelaborado. Espero que todos vocês se apropriem dos saberes que os serões colocados e que cada um siga os seus próprios passos, que trilhe novos caminhos, que ouse e transforme. Como aluna da disciplina, ficam aqui os meus votos. Boa sorte e bons estudos!


       Ana Cláudia Vasconcelos, Educ. Física – Licenciatura.
                                     Lavras-MG, 08 de Agosto de 2016.


Carta aos navegantes

Caros colegas,
Como uma aluna que acabou de concluir a disciplina " Docência e formação Cultural na Educação Física ", venho através desta demonstrar minha enorme satisfação. É uma disciplina completamente voltada para o âmbito escolar, onde exige de nós alunos certa dedicação e força de vontade para que possamos em um futuro bem próximo nos tornar professores capazes de mudar a realidade da Educação Física escolar brasileira. Durante o caminho encontrei diversos obstáculos, ademais, enfrentei todos eles, sempre acreditando no meu melhor. Por isso, indico à vocês futuros descentes da disciplina a se dedicarem também, pois é uma experiência única na vida de um graduando. Tem dias que bate um certo medo, uma dúvida, mas garanto que é super natural, pois o caminho da Docência é um caminho promissor, onde nasce todos os futuros profissionais das áreas acadêmicas existentes. A luta por modificar a Educação brasileira está apenas começando, há muito caminho ainda para ser percorrido, entretanto, é necessário que possamos dar o primeiro passo para realizar com êxito esse trabalho maravilhoso que é o de ensinar. Como mencionado, é uma disciplina que exige bastante leitura, compromisso e responsabilidade, mas chegar no final do período com a satisfação de trabalho concluído é a melhor possível. À todos vocês, desejo boa sorte e tenho certeza que capacidade todos nós temos para sermos capazes de mudar a vida de crianças e jovens que passaram por nossas aulas e juntos construirmos uma Educação Física bem estruturada.
Bons estudos!

Plano Educacional

Plano Educacional

Júlia Pires Veiga
Thallys Sampaio Pires