Páginas

sábado, 1 de outubro de 2011

Seminário sobre o livro "Didática de Educação Física – A criança em Movimento / Jogo, prazer e transformação."

Livro: Didática de Educação Física – A criança em Movimento / Jogo, prazer e transformação.

Autor: Jorge Sérgio Pérez Gallardo,

Amauri A. Bássoli de Oliveira,

César Jaime Oliva Aravena

Editora: FTD S.A

Publico alvo: A Coleção Conteúdo e Metodologia vêm para auxiliar alunos do magistério e licenciatura. A cada volume da mesma cuida de assuntos de disciplinas diferentes a cada volume.

Ano de publicação: 1998

Introdução

“Educação: Todas as formas de aquisição dos conhecimentos produzidos historicamente que contribuem para a formação geral e a capacitação dos indivíduos, seja pelas formas institucionalizadas (a escola), seja pelas informais (o dia-a-dia), possibilitando autonomia e condições de transcendência para esses mesmos indivíduos.”

· A nosso ver o que se entende por Educação Física?

1 – Do Adestramento Motor à Cultura Corporal

História da Educação Física desde o adestramento motor (Militarismo) até a forma que nós conhecemos hoje.

Caracterização da Educação Física, como área de conhecimento por meio de pesquisas e de uma grande legitimidade de conteúdos da mesma.

Uma mudança da educação do movimento para uma educação pelo movimento.

A criança em sua totalidade.

2 – Metodologias: entradas e saídas

Capitulo de exemplos de praticas e de esclarecimentos das mesmas; Visível que os autores acreditam na abordagem pedagógica Construtivista.

Obs.: "Construtivismo significa isto: a ideia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento”. Fernando Becker

· Vocês futuros professores conseguiriam montar e desenvolver uma aula sobre uma habilidade motora fundamental?

Todo dia sempre igual?

Que método nós temos que seguir.

Táticas e estratégias metodológicas

Alguns princípios importantes que os professores têm que possuir para que possam trabalhar com conceitos, procedimentos e atitudes assim motivando seus alunos.

- Participação; Ação Comunicativa; Criatividade; Variação Metodológica; Ações Problematizadoras; Ação-Reflexão-Ação; Conteúdos diversificados e Significativos; Pesquisa e integração Interdisciplinar.

3 – Educação Infantil: Movimentos Criativos

Neste capítulo os autores, trabalham escrevendo sobre as formas que vemos e que podemos atuar numa faixa etária de 4 meses a 6 anos.

Demonstram formas para atuação desde o berçário ate o ensino fundamental.

O capitulo todo – com algumas exceções – deixa algumas sugestões de praticas em diferentes idades.

Neste enfatiza a importância do mediador na aprendizagem motora das crianças.

4 – Da 1ª à 4ª série: Ampliação e Combinação das Habilidades Motoras

Da mesma forma que o capítulo 3, este irá exemplificar formas de atividades da 1ª a 4ª série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário