Plano
de aula
I.
Data: 23/06/2018
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II. Dados de Identificação:
Período:
Matutino.
Disciplina:
Docência e Formação Cultural na Educação Física Escolar
Professores:
Ana Beatriz, Juliana Pereira, Melissa de Fátima, Maria Eduarda e Pedro
Henrique
Alunos:
Graduandos do 1ª período de Educação Física Licenciatura - UFLA
Tema:
Abordagem Plural na aula de Educação Física
Horário:
7 horas
Local:
2º Lago da trilha da UFLA
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III. Conteúdo: Pique - pega
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IV. Tema: Abordagem Plural na aula de
Educação Física
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V. Objetivo
Objetivo geral: Realizar uma aula prática na trilha da UFLA,
utilizando os espaços adequados e desenvolvendo brincadeiras que, a partir da
Abordagem Cultural, traga um significado histórico-cultural para os alunos, e
demostre que não existe maneira correta ou errada de se brincar, mas sim
diferentes.
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VI. Desenvolvimento da proposta pedagógica:
Parte
inicial: Duração de 5 min.
Nesta parte os professores explicarão para os alunos
como a aula será desenvolvida dentro da abordagem da Educação Física Plural.
Parte
principal – Desenvolvimento da aula:
Duração 30
Atividade 1:
Pega-pega.
O jogo consiste em dois
tipos de jogadores, os pegadores e os que devem evitar ser apanhados. Quem
for tocado automaticamente vira o pegador.
Será feita uma relação com a
origem da brincadeira, desde a época dos dinossauros até os primórdios da
civilização, com os dinossauros indo atrás de suas presas e os homens da
caverna indo atrás de sua caça, demostrando, assim, que de certa forma sempre
houve uma relação de ‘caça e caçador’, ‘presa e pegador’ mostrando que o pega-pega
teve diversas origens, as quais se diferem pela época e cultura da
civilização. No Brasil, por exemplo, se deu origem pelos escravos fugindo de
seus senhores.
Atividade 2:
Pega Bandeira
Os jogadores se dividem em
dois times com número igual de participantes, cada time fica em um lado do
campo, dividido ao meio por uma linha. No fundo do campo é desenhado um
círculo, e uma bandeira (ou qualquer objeto que represente uma bandeira) é
colocada dentro dele. Um time tem que tentar pegar a bandeira do outro e
trazer para o seu campo. Quem conseguir fazer isso primeiro vence. Ninguém
pode sair das linhas que delimitam os campos. Quando entra no território dos
adversários, o jogador fica congelado se for tocado por um deles e só pode
voltar a se mexer se for tocado por uma pessoa do seu time.
O pega bandeira se popularizou no Brasil nos
anos 70/80, mas na verdade foi iniciada pelos escoteiros por volta de 1947. Entretanto
será feita a relação do jogo com Brasil colonizado e Portugal colonizador,
trazendo o caráter histórico-cultural para aula, sendo que uma parte do campo
estará representando o Brasil e a outra os navios portugueses, os colonos
tentam entrar no Brasil para pegar pau-brasil (representado pela bandeira
adversaria) e os nativos colonizados tentam entrar no navio português tentam
pegar utensílios que consideravam interessantes (também representado pela
bandeira adversaria).
Atividade 3:
Pega corrente (Países)
Um dos jogadores começa a
atividade como pegador. A pessoa que ele tocar deve dar-lhe a mão, formando
uma corrente. Em seguida, os dois, de mãos dadas, devem tentar pegar outros jogadores.
Quem for apanhado se junta à corrente (ela não pode se romper). Os alunos serão divididos em cinco
equipes, representadas por cinco países, explorando a união e cooperação. O último
país (aluno) a restar vencerá o jogo.
Considerando o fato de que as brincadeiras criam variações por diferentes
épocas e diferentes regiões pode-se dizer que teve basicamente a mesma origem
que a primeira atividade.
3. Parte
Final – Avaliação do Desenvolvimento ou “Volta à Calma” Duração de 5 min.
Nesta parte os alunos serão questionados pelos
professores sobre o que foi absorvido durante a aula. Os professores estarão
dispostos para tirar dúvidas.
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VII. Materiais: Gravetos para demarcar o campo na brincadeira “pega a bandeira”
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