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quarta-feira, 18 de julho de 2018

Plano de aula na trilha da UFLA

Plano de aula

I. Data: 23/06/2018
II. Dados de Identificação:
Período: Matutino.
Disciplina: Docência e Formação Cultural na Educação Física Escolar
Professores: Ana Beatriz, Juliana Pereira, Melissa de Fátima, Maria Eduarda e Pedro Henrique
Alunos: Graduandos do 1ª período de Educação Física Licenciatura - UFLA
Tema: Abordagem Plural na aula de Educação Física
Horário: 7 horas
Local: 2º Lago da trilha da UFLA
III. Conteúdo: Pique - pega

IV. Tema: Abordagem Plural na aula de Educação Física

V. Objetivo

Objetivo geral: Realizar uma aula prática na trilha da UFLA, utilizando os espaços adequados e desenvolvendo brincadeiras que, a partir da Abordagem Cultural, traga um significado histórico-cultural para os alunos, e demostre que não existe maneira correta ou errada de se brincar, mas sim diferentes.

VI. Desenvolvimento da proposta pedagógica:

Parte inicial: Duração de 5 min.
Nesta parte os professores explicarão para os alunos como a aula será desenvolvida dentro da abordagem da Educação Física Plural.

Parte principal – Desenvolvimento da aula: Duração 30
Atividade 1: Pega-pega.
O jogo consiste em dois tipos de jogadores, os pegadores e os que devem evitar ser apanhados. Quem for tocado automaticamente vira o pegador.
Será feita uma relação com a origem da brincadeira, desde a época dos dinossauros até os primórdios da civilização, com os dinossauros indo atrás de suas presas e os homens da caverna indo atrás de sua caça, demostrando, assim, que de certa forma sempre houve uma relação de ‘caça e caçador’, ‘presa e pegador’ mostrando que o pega-pega teve diversas origens, as quais se diferem pela época e cultura da civilização. No Brasil, por exemplo, se deu origem pelos escravos fugindo de seus senhores.



Atividade 2: Pega Bandeira
Os jogadores se dividem em dois times com número igual de participantes, cada time fica em um lado do campo, dividido ao meio por uma linha. No fundo do campo é desenhado um círculo, e uma bandeira (ou qualquer objeto que represente uma bandeira) é colocada dentro dele. Um time tem que tentar pegar a bandeira do outro e trazer para o seu campo. Quem conseguir fazer isso primeiro vence. Ninguém pode sair das linhas que delimitam os campos. Quando entra no território dos adversários, o jogador fica congelado se for tocado por um deles e só pode voltar a se mexer se for tocado por uma pessoa do seu time.
 O pega bandeira se popularizou no Brasil nos anos 70/80, mas na verdade foi iniciada pelos escoteiros por volta de 1947. Entretanto será feita a relação do jogo com Brasil colonizado e Portugal colonizador, trazendo o caráter histórico-cultural para aula, sendo que uma parte do campo estará representando o Brasil e a outra os navios portugueses, os colonos tentam entrar no Brasil para pegar pau-brasil (representado pela bandeira adversaria) e os nativos colonizados tentam entrar no navio português tentam pegar utensílios que consideravam interessantes (também representado pela bandeira adversaria).



Atividade 3: Pega corrente (Países)
Um dos jogadores começa a atividade como pegador. A pessoa que ele tocar deve dar-lhe a mão, formando uma corrente. Em seguida, os dois, de mãos dadas, devem tentar pegar outros jogadores. Quem for apanhado se junta à corrente (ela não pode se romper). Os alunos serão divididos em cinco equipes, representadas por cinco países, explorando a união e cooperação. O último país (aluno) a restar vencerá o jogo.
Considerando o fato de que as brincadeiras criam variações por diferentes épocas e diferentes regiões pode-se dizer que teve basicamente a mesma origem que a primeira atividade.



3. Parte Final – Avaliação do Desenvolvimento ou “Volta à Calma” Duração de 5 min.
Nesta parte os alunos serão questionados pelos professores sobre o que foi absorvido durante a aula. Os professores estarão dispostos para tirar dúvidas.

VII. Materiais: Gravetos para demarcar o campo na brincadeira “pega a bandeira”

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