Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A onda

Como uma simples pergunta pode mudar o rumo de uma prática pegagógica inteira?

O filme A onda pode ser enchergada com vários olhos, na minha percepção nos mostra como que bons profissionais na área de educação podem agir, não pelo lado de manipular ou criar grupos autoritários para os alunos e sim por buscar novas formas e metodologias de levar o aluno a aprender. A simples pergunta: como que os Alemães não eram capazes de perceber o que se passava nos campos de concentração? fez com que o professor desenvolvesse toda uma prática, através de estudos e livros que buscou para responder a aquela pergunta.

Os fatos foram ocorrendo com o desenrolar história. Não me parece que foi algo planejado desde o início mas com sua percepção o professor mudava de rumo e passava por novas etapas para atingir seu objetivo.

Pude perceber que para a realização de seu plano ele utilizou 4 passos e que a chave para o sucesso eram as regras, o primeiro passo seria a disciplina, o segundo a união (juntos tinham mais força), o terceiro a ação (recrutar novos integrantes e fazer o grupo crescer) e o ultimo o orgulho. A participação em qualquer grupo na sociedade, desde que seja por vontade própria, nos da a sensação de sermos privilegiados e nos sentirmos melhores, por isso o grupo deu tão certo.

Utilizando esses passos dando margem a liberdade de pensamento, sem inposição do que julgamos certo em nossas aulas, podemos construir pessoas criticamente ativas.

O destaque da história não deve estar em como um professor pôde manipular seus alunos e sim perceber que ele reestruturou sua aula para responder e oferecer aos alunos novas vivências para que eles possam julgar e responderem criticamente sozinhos a aquela resposta. Em outra palavras eles construiram o conhecimento.

Um comentário:

  1. Olá Edson, corrija a expressão Nazistas por Alemães na frase:
    "como que os Nazistas não eram capazes de perceber o que se passava nos campos de concentração?"

    ResponderExcluir