Páginas

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Plano de aula rural

Na sexta-feira dia 02 de setembro foi elaborada uma miniaula nas trilhas da UFLA, onde passei uma atividade com duração de no máximo 20 minutos. Esta atividade foi uma brincadeira feita com crianças entre 10 e 16 anos que visa tanto resgatar as brincadeiras populares, quanto aos alunos perceberem as transformações processadas no ambiente físico, como sair das quadras escolares, ruas e terem uma maior interação com o meio ambiente.
A brincadeira realizada chamava-se BETE, sendo formada por quatro jogadores, sendo duas duplas, usava-se dois tacos, dois cones e uma bola de tênis.
A experiência passada nas trilhas da UFLA serviu para mostrar o quanto é importante fazer atividades diferenciadas, como sair do espaço urbano e entrar em contato com a natureza. Mesmo sendo as mesmas atividades feitas em ruas e quadras o espaço influenciou o que entra alguns pontos positivos e negativos, no meu caso uns dos pontos positivos como já dito anteriormente foi o resgate de jogos populares, que muitas vezes ficam de lado, pois atualmente os jogos eletrônicos tem tomado o tempo de nossas crianças e o respeito com os limites da natureza.
Ja o ponto negativo foi em relação ao local escolhido, pois era muito próximo de barrancos e um lago, isso poderia vir a ser um risco para as crianças, pois se a bola viesse a cair em um desses locais, elas poderiam ir em busca e correriam o risco de se machucarem.
No mais foi uma aula legal onde pude enriquecer meu conhecimento tanto em relação ao meio ambiente quanto a aprendizagem de atividades escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário