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segunda-feira, 16 de abril de 2012



Chile, 1973. Em meio à turbulência política no país e inspirado no governo de Salvador Allende, o padre McEnroe (Ernesto Malbran), o diretor do colégio Colégio Saint Patrick, decide implementar uma política que faça com que alunos pobres também estudem no Saint Patrick ao fazer uma integração entre estes dois universos, abrindo as portas do colégio para os filhos das famílias do povoado diminua a distância entre os dois mundos separados por uma muralha invisível que alguns sonham em derrubar na intenção de construir uma sociedade mais justa. Gonzalo Infante (Matías Quer) é um garoto que estuda no Colégio Saint Patrick, o mais conceituado de Santiago. Gonzalo é de uma família de classe alta, morando numa bela casa situada num bairro de classe média na área nobre da cidade com seus pais e sua irmã.  É assim que Pedro Machuca (Ariel Mateluna) vai parar na mesma sala de Gonzalo, mas assim como os demais garotos pobres, fica deslocado em meio aos antigos alunos da escola. Ele mora num humilde povoado ilegal instalado a poucos metros de distância da escola. Ambos são dois garotos de 11 anos que vivem em Santiago, que numa determinada situação em que foi provocado Gonzalo se recusa a bater em Pedro e ainda o ajuda a fugir. A partir de então nasce uma amizade entre os dois garotos, apesar do abismo de classe existente entre eles. Este é o ponto de partida para uma amizade cheia de descobertas e surpresas, que acontece paralelamente ao clima de enfrentamento que vive a sociedade chilena na violenta transição de Allende para Pinochet.














11 comentários:

  1. Machuca é um menino pobre que tem a oprotunidade de estudar na melhor escola da cidade. Nesta escola ele conhece Gonzalo um menino rico e eles viram grandes amigos. Com Machuca, Gonzalo passa a conhecer a verdadeira realidade da vida e de como andam as coisas em seu país, participando de protestos, vendendo bamdeiras para ajudar seu amigo. Machuca tem uma irmã e eles junto com Ganzalo passam por momentos inesqueciveis de suas vidas.

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  2. O filme é muito interessante, mas o que me chamou mais a atenção foi o comportamento das crianças que estudavam no colégio com a chegada dos bolsistas. As crianças pobres eram a todo momento provocadas pelos colegas ricos, que demonstravam não aceitar essas mudanças, com isso percebi que a desigualdade social e o preconceito naquela época estavam muito aflorados, atingindo até mesmo as crianças que se agrediam fisicamente e psicologicamente.

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  3. O filme Machuca , trás um modelo de Educação que aconteceu no Chile na década de 70 , implantado por um Padre numa escola Tradicional que trabalhava com muita competência , lealdade e amor para que diminuísse a desigualdade social , mas que não deu muito certo pela triste realidade de discriminação de classes , preconceitos e um período conturbado pela política , mas que mesmo com todos esses problemas nasce uma grande amizade , com grandes descobertas em mundos diferentes .
    O que mas me chamo a atenção e que o filme retrata bem os dois lados da moeda quando se tratava de como que era a relação dentro de casa em ambas as famílias , em um trecho do filme ele mostra a situação quando Gonzalo vai a casa de Machuca e se depara com toda a situação da comunidade , desde saneamento , condições de moradia , e o pai de machuca alcoólatra, e com todos os outros problemas que existem em comunidades pobres, e Machuca , quando visita a casa de Gonzalo, fica deslumbrado com o luxo da casa e dos objetos que seu amigo possui , e na noite que ele dormi La ele presencia uma discussão dos pais de Gonzalo , na qual vê que seu amigo com todo luxo e conforto , não e tão feliz assim .O Autor do filme tomou o cuidado de mostras que mesmo nas famílias de classe alta , existiam problemas e conflitos e infelicidade .
    Talvez por isso a amizade dos dois existia tanto carinho e afeto , em meio a tanta discriminação e preconceitos , pelo fato deles terem visto a realidade de cada lado , e perceberam que mesmo com tantas diferenças de mundos e culturas , não impediam de ser amigos .

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  4. O filme Machuca mostra como a política influenciava todos os meios da sociedade de 1973 no Chile.Onde alguns lutavam pela igualdade, com isso um padre diretor de uma escola de elite de Santiago resolve abrir as portas da sua escola para as crianças de um povoado pobre ali perto, a partir daí os bolsistas sofrem com o preconceito dos outros alunos,mas surge uma amizade entre Machuca(Bolsista) e Gonzalo(Aluno pagante). Com essa amizade Gonzalo começa a conviver mais com Machuca no povoado, nas horas de trabalho e conhece seus familiares.Machuca também conhece a família de Gonzalo e percebe que mesmo com riqueza não tinha felicidade reafirmando assim a amizade entre os dois.

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  5. Toda mudança causa desconforto, e nesse caso não foi diferente, tanto no ambiente escolar quanto na sociedade em geral. Na escola, visto que se passava por um período em que a democracia tentava ser instalada, o padre McEnroe, viu nisso uma oportunidade de colocar alunos carentes em sua instituição, com isso os alunos que já estavam lá e pagavam pelo estudo, faziam questão de provocar e humilhar aqueles que não tinham condição para tal, pelo fato de se incomodarem tanto com a presença desses alunos e com o fato deles não pagarem e receberem a mesma educação que eles. Já na sociedade, a elite chilena, estava preocupada e bastante incomodada com a tentativa de implantação da democracia, uma vez que se fosse instituída, atrapalharia seus interesses.
    Por outro lado, o filme mostra como uma amizade pode acontecer, sem vistas a classe, riqueza ou tipo de pessoas. Gonzalo se mostra totalmente incomodado com o modo que seus colegas tratam Machuca e seus amigos, se incomoda com a forma que a sua mãe "vê" e vive a vida, e encontra em Machuca um amigo, mesmo com todas as diferenças entre eles.

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  6. O Filme Machuca conta um pedaço da história política que ocorreu no Chile em 1973, mostrando a história de duas crianças, Gonzalo e Pedro, que tiveram oportunidades de vida diferentes, um era da considerada alta classe social, era rico, morava em uma casa grande e os pais tinham condições de pagar uma escola particular, enquanto o outro, era pobre, morava em um barraco, estava ali na escola pois ganhou uma bolsa e não tinha uma boa qualidade de vida. Porem mesmo apesar de todas essas das diferenças, eles se tornaram grandes amigos, compartilharam e vivenciaram toda a experiência juntos que o país sofria.

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  7. O que é feito no filme Machuca, é um contraste entre pobreza e riqueza, em meio a manifestações da população em busca de seus ideais, e como os militares tratavam essa diferença social, onde os mais pobres que moravam em casas precárias eram massacrados, os ricos viviam como se nada estivesse acontecendo, felizes em suas casas. É preciso ressaltar a amizade construída por Pedro e Gonzalo, dois meninos que se conheceram na escola, e que vivera, todas essas tensões da época, e mesmo com suas diferenças, os dois conseguiram construir uma amizade e vivendo vários momentos construtivos para suas vidas.
    1ª imagem, percebo um certo desconforto com as crianças que estão entrando na escola, parecem estar assustadas.

    2ª imagem, remete a brincadeira, um companheirismo, os dois na bicicleta.
    3ª imagem, a participação das crianças em manifestações, e estão felizes por estar ali.
    4ª imagem, a descoberta de um sentimento por Gonzalo, a partir dos mais pobres.
    5ª imagem, manifestação mostrando uma necessidade de todos estarem juntos para melhorar realmente o país.
    6ª imagem, a vontade dos mais pobres em sentir as coisas boas que o dinheiro proporciona aos mais ricos.
    7ª imagem, a desolação das famílias mais pobres, em um cenário de esquecimento diante dos governantes, e pessoas com condições econômicas melhores que poderiam fazer algo, mas não fazem.
    9ª imagem, uma vontade de uma criança em conhecer um mundo diferente do seu.

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  8. Machuca expõe o choque entre dois mundos diversos sob o contexto das transições e o ambiente escolar.
    Pedro e Gonzalo representam a dualidade vivida naquele período no Chile. Esse encontro só foi possível quando um padre propôs uma política para que os alunos de baixa renda pudessem estudar naquele conceituado colégio. Ao se predisporem a quebrar a barreira impostas por suas diferenças e fazer delas não questões de distanciamento,mas sim de agregar. Cada um deles se abre para experiências que influenciarão o seu ser e a forma de ver a vida.
    O Chile vivia um momento de instabilidade política. Os dois sistemas,socialismo e capitalismo, num embate para se imporem e prevalecerem. Manifestações eram frequentes e os meninos passam a participar delas devido Silvana. Esse contato direto com o ambiente político auxiliou para que abrissem o horizonte e de certa forma deixassem a alienação, repensando para achar novos caminhos para a realidade deles e do país.
    Instabilidade política, golpe de estado, adolescência, paixões,amizades, choque de realidades, escola... A vida desses garotos permeada pelas mais diversas dúvidas e confrontos e no meio de tudo isso o fortalecimento de uma amizade que até então era improvável.

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  9. Machuca expõe o choque entre dois mundos diversos sob o contexto das transições e o ambiente escolar.
    Pedro e Gonzalo representam a dualidade vivida naquele período no Chile. Esse encontro só foi possível quando um padre propôs uma política para que os alunos de baixa renda pudessem estudar naquele conceituado colégio. Ao se predisporem a quebrar a barreira impostas por suas diferenças e fazer delas não questões de distanciamento,mas sim de agregar. Cada um deles se abre para experiências que influenciarão o seu ser e a forma de ver a vida.
    O Chile vivia um momento de instabilidade política. Os dois sistemas,socialismo e capitalismo, num embate para se imporem e prevalecerem. Manifestações eram frequentes e os meninos passam a participar delas devido Silvana. Esse contato direto com o ambiente político auxiliou para que abrissem o horizonte e de certa forma deixassem a alienação, repensando para achar novos caminhos para a realidade deles e do país.
    Instabilidade política, golpe de estado, adolescência, paixões,amizades, choque de realidades, escola... A vida desses garotos permeada pelas mais diversas dúvidas e confrontos e no meio de tudo isso o fortalecimento de uma amizade que até então era improvável.

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  10. Por imagem:
    1ª - Num contexto educacional completamente elitista, o Padre McEnroe é a expressão dos ideais marxistas. Em busca de uma sociedade mais justa, promove a inserção educacional de um grupo de alunos pobres em sua escola, que é caracterizada pelo alto padrão social dos seus alunos. Nessa cena, nota-se claramente o desconforto das crianças por estarem expostas a uma situação de avaliação e comparação.
    2ª – O preconceito não é próprio da criança. É socialmente aprendido. Prova disso é que, no geral, aprendem a lidar com as diferenças se forem estimuladas para isso desde bem pequenos. O filme retrata Gonzalo como uma criança meiga, mimada pela mãe, mas sem fortes evidências da presença de estímulos preconceituosos em sua educação. Apenas alienação. Uma vida sem nenhuma preocupação a respeito dos que vivem na miséria. Uma vez exposto ao convívio com uma criança de classe social inferior a sua, isso se mostrou totalmente irrelevante, uma vez que, na lógica infantil, o importante é se divertir, explorar as possibilidades do ambiente, conforme demonstrado nessa cena.
    3ª – O filme demonstra que as crianças pobres estão envolvidas com questões políticas desde muito cedo. Vivem engajados em questões políticas junto com seus pais, trabalham vendendo bandeiras e outros materiais similares, o que lhes proporcionam aprendizados políticos superiores aos das crianças de famílias ricas, que vivem em um ambiente mais acomodado em relação a essas questões. A imagem mostra um momento em que Gonzalo tem contato, provavelmente pela primeira vez com uma movimentação política gerada pela luta de classes.
    4ª – Longe das barreiras e muros invisíveis construídos pela sociedade, as pessoas simplesmente se enxergam como são; As crianças, mais livres das resistências e construções preconceituosas, se reconhecem como iguais quase imediatamente.

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  11. 6ª – No meio do conturbado momento político em que estavam vivendo, coincidentemente, também no início da puberdade, os amigos criaram uma espécie de espaço intermediário onde foi possível a construção de suas próprias normas. Nesse espaço, sem presença de repressão externa, puderam fazer o que tinham vontade. Sem os pais por perto para dizer que não podiam tomar tanto leite condensado puro. Sem a sociedade por perto para dizer que não podiam se beijar.
    7ª – Nessa cena, Pedro tinha acabado de ser duramente advertido de que, em alguns anos, Gonzalo estaria em situação profissional muito melhor do que a dele, e de que, muito provavelmente, nem se lembraria da amizade que os dois vivem. Nessa cena, o determinismo social que pode ser traduzido pela frase ‘o rico permanece rico, e o pobre permanece pobre’ se intromete de forma violenta na amizade infantil.
    Os determinismos sociais não permanecem longe por muito tempo, afinal. Na verdade, se intrometem no fundo da mente das pessoas. Agem como limitadores. E há um longo caminho a ser percorrido conjuntamente até que essas barreiras sejam efetivamente derrubadas.

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