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sábado, 31 de março de 2012


Resenha

Artigo – Jogos e Brincadeiras de Diferentes Culturas nas Aulas de Educação Física Escolar
¹BENTO, Clovis C.; ²GONÇALVES JUNIOR, Luiz. Jogos e Brincadeiras de Diferentes Culturas nas Aulas.
1-Professor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e integrante do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física e sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana UFSCar.
2-Professor Adjunto do DEFMH/UFSCar e Coordenador do Curso de Especialização em Educação Física Escolar.

Abordagens do Artigo


Educação Física Escolar, Cultura e Processos Educacionais.
Nesta parte do texto, o autor nos apresenta algumas influências relacionadas ao adquirir conhecimento. Destaca-se a importância de se incorporar jogos e brincadeiras nas aulas de educação física, que habitualmente são passados de geração a geração, por influências de outros povos, como índios, africanos e asiáticos, tendo ainda a parte onde a criança já tem o “saber de experiência feito” (FREIRE, 2005), ou seja, onde a criança já carrega consigo certa experiência do seu corpo, ou cultura corporal.

Jogos e Brincadeiras
Pela diversidade dos povos que aqui chegaram (Brasil) nos aderimos a varias culturas sendo transmitidas de geração a geração, quando a participação das crianças é de uma forma livre e espontânea, muitos acabam comentando outros nomes, outras formas de jogar ou brincar, como diz Kishimoto (1999) muitas crianças preservam sua estrutura inicial, outras se modificam, recebendo novos conteúdos. O autor nos diz que é necessário proporcionarmos jogos e brincadeiras de uma forma livre nas aulas, buscando cada vez mais aprender uns com os outros.

A Diversidade Cultural como Tema Gerador.
A diversidade é o tema central da discussão. Na escola pode-se encontrar em uma sala com 35 alunos crianças de varias descendências, Italianos, Portugueses, indígenas, Espanhóis, Africanos, Romenos, etc. Se os professores ficam pregando os ideais europeus, de primeiro mundo, padrão de beleza, alta tecnologia, não estariam somente rebaixando a cultura de outros povos, mas sim negando cultura a seus alunos. O autor reforça a idéia de que cabe a nos o desenvolvimento de bases para projetos pedagógicos que contemplem o reconhecimento e valorização da diversidade cultural, oportunizando diálogo entre os diferentes grupos étnicos no ambiente escolar.

Procedimentos Metodológicos
A intervenção teve como objetivos a produção de registros em diários de campo, de 30 aulas com temáticas relacionadas a Diversidade Cultural em dois bimestres do anos de 2007, a cada aula o pesquisador deveria dar uma descrição da pessoas, objetivos, lugares, acontecimentos, atividades e conversas, a cerca do levantamento, apresentação, aprendizado e diálogos destes, uns com os outros em processo igualitário foram ensinando e aprendendo ao mesmo tempo.

Resultados
Foi necessário dialogar com os alunos sobre o que se tratava Diversidade Cultural, Alguns nem sabiam a qual descendência pertenciam. Foi levantada a questão, seria a capoeira Indígena ou Africana?, ocorrendo também a apresentação de uma mesma brincadeira por varias povos, como exemplo, rodas cantadas, variações de pega-pega e pular corda. Cabia aos professores contextualizar sem, no entanto, ter a pretensão der ser o dono da verdade. Ao final de cada bimestre era aplicada uma prova escrita com questões discursivas onde os alunos tiveram um bom desempenho principalmente citando e descrevendo a origem das brincadeiras e jogos trazidos pelos colegas.

Considerações Finais
Com base dos registros dos diários de campo a valorização das aulas foi expressiva, com maior participação, envolvimento e generosidade com os colegas no ambiente escolar, que com entusiasmo apresentaram suas descobertas sobre suas origens, jogos e brincadeiras relacionados. Freire (2005) diz que o ato de educar envolve necessariamente a afetividade, a humildade, o gosto pelo ensinar e aprender, a busca incansável pela competência e pela esperança engajada da transformação pessoal, (somos seres incompletos e inconclusos) da educação e do Mundo. Pode-se assegurar que além dos aprendizados realizados pelos educando, que os próprios pesquisadores aprenderam muito, e de modo significativo. A experiência e pesquisa foi uma aproximação inicial com o tema transversal diversidade cultural nas aulas de educação física, o que abre a necessidade de abrir trabalhos mais efetivos e prolongados.

Opinião
O texto tem grande importância para a Educação Física Escolar, com ela pode-se tirar algumas idéias para serem aplicadas a cerca da diversidade cultural em nossa vida profissional, ou aqui mesmo na universidade, o artigo é bem objetivo e tem caráter experimental, o que não nos impede de aplicá-lo.

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