Resenha
Artigo – Jogos e Brincadeiras de Diferentes Culturas
nas Aulas de Educação Física Escolar
¹BENTO, Clovis C.;
²GONÇALVES JUNIOR, Luiz. Jogos e Brincadeiras de Diferentes Culturas nas Aulas.
1-Professor da
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e integrante do Núcleo de Estudos
de Fenomenologia em Educação Física e sociedade de Pesquisa Qualitativa em
Motricidade Humana UFSCar.
2-Professor Adjunto do
DEFMH/UFSCar e Coordenador do Curso de Especialização em Educação Física
Escolar.
Abordagens do Artigo
Educação Física
Escolar, Cultura e Processos Educacionais.
Nesta parte do texto, o
autor nos apresenta algumas influências relacionadas ao adquirir conhecimento.
Destaca-se a importância de se incorporar jogos e brincadeiras nas aulas de educação
física, que habitualmente são passados de geração a geração, por influências de
outros povos, como índios, africanos e asiáticos, tendo ainda a parte onde a
criança já tem o “saber de experiência feito” (FREIRE, 2005), ou seja, onde a
criança já carrega consigo certa experiência do seu corpo, ou cultura corporal.
Jogos e Brincadeiras
Pela diversidade dos
povos que aqui chegaram (Brasil) nos aderimos a varias culturas sendo
transmitidas de geração a geração, quando a participação das crianças é de uma
forma livre e espontânea, muitos acabam comentando outros nomes, outras formas
de jogar ou brincar, como diz Kishimoto (1999) muitas crianças preservam sua
estrutura inicial, outras se modificam, recebendo novos conteúdos. O autor nos
diz que é necessário proporcionarmos jogos e brincadeiras de uma forma livre
nas aulas, buscando cada vez mais aprender uns com os outros.
A Diversidade Cultural
como Tema Gerador.
A diversidade é o tema
central da discussão. Na escola pode-se encontrar em uma sala com 35 alunos
crianças de varias descendências, Italianos, Portugueses, indígenas, Espanhóis,
Africanos, Romenos, etc. Se os professores ficam pregando os ideais europeus,
de primeiro mundo, padrão de beleza, alta tecnologia, não estariam somente
rebaixando a cultura de outros povos, mas sim negando cultura a seus alunos. O
autor reforça a idéia de que cabe a nos o desenvolvimento de bases para
projetos pedagógicos que contemplem o reconhecimento e valorização da
diversidade cultural, oportunizando diálogo entre os diferentes grupos étnicos
no ambiente escolar.
Procedimentos
Metodológicos
A intervenção teve como
objetivos a produção de registros em diários de campo, de 30 aulas com
temáticas relacionadas a Diversidade Cultural em dois bimestres do anos de 2007,
a cada aula o pesquisador deveria dar uma descrição da pessoas, objetivos,
lugares, acontecimentos, atividades e conversas, a cerca do levantamento,
apresentação, aprendizado e diálogos destes, uns com os outros em processo
igualitário foram ensinando e aprendendo ao mesmo tempo.
Resultados
Foi necessário dialogar
com os alunos sobre o que se tratava Diversidade Cultural, Alguns nem sabiam a
qual descendência pertenciam. Foi levantada a questão, seria a capoeira Indígena
ou Africana?, ocorrendo também a apresentação de uma mesma brincadeira por
varias povos, como exemplo, rodas cantadas, variações de pega-pega e pular
corda. Cabia aos professores contextualizar sem, no entanto, ter a pretensão
der ser o dono da verdade. Ao final de cada bimestre era aplicada uma prova
escrita com questões discursivas onde os alunos tiveram um bom desempenho
principalmente citando e descrevendo a origem das brincadeiras e jogos trazidos
pelos colegas.
Considerações Finais
Com base dos registros
dos diários de campo a valorização das aulas foi expressiva, com maior
participação, envolvimento e generosidade com os colegas no ambiente escolar,
que com entusiasmo apresentaram suas descobertas sobre suas origens, jogos e
brincadeiras relacionados. Freire (2005) diz que o ato de educar envolve
necessariamente a afetividade, a humildade, o gosto pelo ensinar e aprender, a
busca incansável pela competência e pela esperança engajada da transformação
pessoal, (somos seres incompletos e inconclusos) da educação e do Mundo. Pode-se
assegurar que além dos aprendizados realizados pelos educando, que os próprios
pesquisadores aprenderam muito, e de modo significativo. A experiência e
pesquisa foi uma aproximação inicial com o tema transversal diversidade
cultural nas aulas de educação física, o que abre a necessidade de abrir
trabalhos mais efetivos e prolongados.
Opinião
O texto tem grande
importância para a Educação Física Escolar, com ela pode-se tirar algumas
idéias para serem aplicadas a cerca da diversidade cultural em nossa vida
profissional, ou aqui mesmo na universidade, o artigo é bem objetivo e tem
caráter experimental, o que não nos impede de aplicá-lo.
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