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sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Escola rural e os desafios do professor de Educação de Física
 
        Nossa visita foi feita na Escola Municipal Sebastião Vicente Ferreira, escola rural localizada na comunidade do Funil, antes de falarmos sobre a visitação alguns aspectos relacionados ao aprendizado acadêmico e da disciplina será colocado para evidenciar alguns pontos sobre a Escola Rural e sobre a prática docente do profissional de Educação Física. A Educação Física passou por diversas fases em que uma abordagem era tida como hegemônica em determinada época; tivemos uma fase em que aspectos físicos, cívicos e morais eram a base do conteúdo ministrado, também se teve uma visão biológica, voltada para aspectos de saúde. Hoje evidenciamos que estudiosos da área querem colocar em evidencia que o objeto de estudo da Educação Física Escolar é a Cultura Corporal de Movimento.
       Sabendo o que é o objeto de estudo e a realidade social em que vivemos, capitalista em que a estrutura escolar, o professorado sofre de pressões invisíveis que norteiam o seu trabalho.Dentro deste contexto a disciplina tenta evidenciar a escola Rural, no primeiro momento se pensa que a realidade rural não seria tão diferente da a que estamos habituados. A escola hoje em dia é um espaço em que evidenciamos relações de poder, aspectos em que na sociedade está mais claro. O mundo saiu de uma realidade manufaturada para uma realidade industrial capitalista, em que o êxodo mudou drasticamente toda esta estrutura. Aqui fica evidente que a Escola Rural de antes era a realidade e que hoje em dia a Escola Rural vive uma marginalização, ou seja, são cada vez menos escola e menores investimentos.
       O professor nesta lógica, a Educação Física age num papel diferente do contexto urbano, na cidade até as crianças de classes inferiores conseguem vivenciarem o consumo e perceber como é o mundo como um todo; na área rural ainda existe um isolamento das percepções que se tem na “cidade”. Os profissionais que trabalham nestas escolas agem servindo como um elo da cidade com o campo, dentro da perspectiva de docente de enfrentamento diário com distintas realidades, de dificuldade de transição da faculdade para a escola é importante que seja feita intervenções e observações desde o início do curso para que a realidade seja incorporada junto com seus conhecimentos.
      Agora falaremos especificamente da nossa visita, o que conseguimos perceber neste curto espaço de tempo. O ambiente e a realidade são diferentes, a simplicidade é inerente daqueles que ali estão inseridos, a receptividade é algo a ser destacado, por parte do professorado, funcionários e alunos. Percebe-se que todo o funcionamento escolar sofre adaptações, devido ao espaço, número de alunos, o professor se vê em uma realidade bem distinta da vida urbana, o professor de Educação Física especificadamente tem que agir com sensibilidade e criar aulas para a realidade deles e tem que agir com a disponibilidade de materiais e de espaço possíveis.
      O contato com a Escola Rural é de suma importância, pois cria uma nova vivência um novo olhar, o campo que foi durante muito tempo a base do país e que ainda serve de motor para a economia, as vezes deixado de lado em muitas políticas públicas se olhado com a importância que ele tem, trará para a educação e para a sociedade uma possibilidade de troca e de experiências e enquanto o professor conviver mesmo que não atuante, pois o papel docente tem que ser de constante formação.

Grupo: Jefferson Roberto, Jefferson Rodrigo, Luciene Araújo, Miguel Ângelo.

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