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domingo, 27 de julho de 2014

Programa de educação física escolar


A Educação Física no Brasil, surge nas escolas no século XIX como fruto do higienismo, da eugenia e do militarismo, onde passa por uma renovação de seus conhecimentos a partir da década de 1980, junto à abertura democrática do país. A partir desta década, inúmeras discussões acerca do papel da Educação Física começaram a surgir e junto a elas, a elaboração de novas metodologias. No campo da Educação Física houve poucas mudanças, e a Educação Física Escolar continuava com o objetivo de formar homens fortes para o “bem da pátria”.
(...)


Reforçando a idéia da Educação Física Eugenista e a serviço da militarização, Betti (1991) comenta que, quanto aos conteúdos, até os anos 60, a Educação Física esteve centrada nos movimentos ginásticos europeus. O método francês, principal referência nesta época, preconizava uma Educação Física orientada pelos princípios anátomo-fisiológicos, visando o desenvolvimento harmônico do corpo e, na idade adulta, à manutenção e à melhoria do funcionamento dos órgãos, enquanto valores subjacentes buscavam um homem obediente, submisso e que respeitasse as autoridades superiores sem questionamento, além disso, não havia preocupação com o ensino de conceitos de qualquer espécie (Coletivo de Autores, 1992).  Se por um lado era possivel observar universalização da escola pública, laica e gratuita, por outro seu objetivo era preparar os homens para acompanhar o crescimento industrial e econômico da sociedade de consumo. É importante lembrar que o  tinham pouca preocupação com o Homem em si, suas necessidades e carências.
·         Expectativas de ensino, experiências e adaptações necessárias
As propostas serão realizadas a fim de desenvolver uma educação física que auxilie no desempenho da escola e formação dos alunos acerca dos aspectos voltados para a cultura corporal de movimento.
Caso haja casos especiais, serão tratados como tal, sem descriminação, com o intuito de sempre incluir os alunos nas atividades, uns sempre ajudando os outros independente de suas diferenças, sejam elas de cor, religião, orientação sexual, ou ate mesmo alguma deficiência física, pois estas serão trabalhadas com os alunos adequadamente em cada faixa etária.
Nas aulas de educação física será levado em consideração o aluno como ser  pensante que carrega consigo conhecimentos anteriores de sua cultura, e isso é de extrema importância ser trabalhado, pois assim poderão compreender elementos e entender de onde veem.
·         Critérios avaliativos e processos de nivelamento pedagógico.
Serão abordados temas do cotidiano dos alunos, acontecerão exposições de vídeos, imagens para aqueles que não conhecem ou não tiveram vivencias dos temas possam tomar consciência do que está sendo tratado, com isso será apresentado para todos as mesmas atividades tendo sempre atenção na faixa etária e como serão abordados os temas.
·         Organização das etapas e sequenciada aprendizagem
Dividiu-se em etapas educação infantil que compreende da idade de 3 aos 6 anos, fundamental I com idades de 7 aos 10 anos, e fundamental II com idade entre 10 e 14 anos.  Será trabalhado uma sequencia em progressão pedagógica com as turmas e os temas que foram propostos, estes serão adequados ao ritmo de cada turma. Será desenvolvida as diferentes linguagens corporal, musical, escrita e oral ao longo do processo de aprendizagem.
·         Critérios para a seleção de conteúdos significativos
Pensando no aspecto sociocultural dos alunos, o intuito é abordar o que está mais próximo deles, valorizando e enfocando valores éticos, morais e contribuindo para a convivência em sociedade.
·         Disciplinas ou saberes envolvidos
Os profissionais de todas as areas precisam estar envolvidos, pois praticamente todos possuem capacidades de atuar na educação básica desenvolvendo ações teórico-práticas, onde conhecimentos e saberes contribuam na formação do ser humano como um todo. Além de proporcionar uma formação político social, em diferentes manifestações  culturais. Compreendo assim os conhecimentos essenciais para à exercício docente, e auxiliar na melhoria da qualidade dos estudos em relação aos conteudos, a melhor didatica, saber ensinar e aprender, saber refletir, saber trasmitir conhecimentos, saber respeitar, saber ter paciância, e muito mais.
·         Orientação de estudo e aprofundamento dos contéudos
Os conteúdos abordados na Educação Física escolar são diversos, mas alguns que podem ser destacados são: seleção de saberes culturais, conceitos, explicações, raciocínios, habilidades, linguagens, valores, sentimentos, atitudes, interesses, modelos de conduta, onde apropriação é fundamental para gerar um desenvolvimento e uma socialização ao aluno. Sendo assim, quando os conteúdos são abordados, os conceitos, ideias, fatos, processos, princípios, leis científicas, regras, habilidades, atividade, maneira de compreender, estudos, trabalho, de lazer estão englobados neste aspecto.
A Educação Física, priorizou e ainda prioriza  os conteúdos em uma dimensão quase procedimental, onde o que esta em foco é o saber fazer e não o saber sobre a cultura corporal. Assim, na educação física é importante considerar fatos, conceitos, atitudes e valores como conteúdos.
Os conteúdos são os meios pelos quais o aluno deve analisar e abordar a realidade de forma que, com isso, possa ser construída uma rede de significados em torno do que se aprende na escola e do que se vive. Desse modo, junto com considerações importantes, como a relevância social do conteúdo, é apontada a preocupação em se trabalhar com os conteúdos escolares nas três dimensões: atitudinal, conceitual e procedimental (BRASIL, 1998b)
Acreditamos que todos os aspectos mencionados anteriormente são importantes, mas consideramos que para um melhor aprofundamento dos contéudos seria ideal uma abordagem global, com intuito de aguçar nos alunos uma compreenção ampla dos contéudos, com aprendizagens que possuem significados, considerando o modo em que os alunos aprendem.
Lembrando que os conteudos não devem ser tratados somente de aprender o jogo pelo jogo, o esporte pelo esporte ou a dança pela dança, é preciso uma cultura corporal para a formação de um sujeito crítico e autônomo.
·         Produção de materiais
Os materiais para as aulas de educação física são diversos, mas seria essencial  inserir a construção de materiais didáticos que possibilitem maior compreensão dos temas da cultura corporal, em suas diversas  extensões seria importa materiais para atividades físicas e esportivas para escola, considerando tanto os materiais que não necessitam de adaptação como os que necessitam ser adaptados para atender a todos . Por exemplo a construção de Balangandã:
1- Dobre uma folha dupla de jornal ou papel crepom ao meio no sentido do comprimento, dobre no
vamente, e novamente (3 vezes).
2- Cole com fita crepe 4 tiras compridas de papel crepom, u
ma de cada cor, de preferência.
3- Dobre mais uma vez, formando uma tira de jornal.
(prendendo as tiras de crepom).
4- Enrole a tira, como um rocambole

5- Amarre com barbante o rolinho que se formou, dê dois nós firmes. Corte o excesso de um lado e deixe o barbante sobrando de outro, para que o aluno possa segurar.

Ø  Construção de brinquedos com latinhas ( Pé de lata)
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Brincar com materiais alternativos e ou recicláveis; as possibilidades de adaptações de materiais que se transformem em brinquedos e proporcionem o brincar; criar, construir e brincar com seu próprio brinquedo.
COMO FAZER
Fazer dois furos opostos no fundo de uma lata. Passe uma corda de náilon  pelos furos da lata e una as extremidades com um nó. Coloque a tampa e decore com retalhos de plástico adesivo ou tinta. Faça o mesmo com outra lata.
·         Responsabilidades
Para Arantes (1997), a competência profissional envolve a capacidade de que o professor tem para articular o conhecimento teórico à sua prática profissional. Para tanto, parece ser prudente considerar as experiências pessoais que o mesmo “carrega” desde a tenra idade, as vivências acadêmicas pelas quais passou, as situações que o sensibilizaram e que se iniciam no primeiro ano da licenciatura. Estas experiências serão, por certo, ampliadas com sua inserção no mercado de trabalho e no importante exercício da formação continuada.
A responsabilidade envolve a capacidade de articular os conhecimentos teóricos e  práticos, levando em consideração práticas profissionais e pessoais. O que se espera é aptidão em busca de melhorar. Tendo responsabiliade com a educação escolar, o aluno, e a sociedade.
·         Avaliação
Na Educação Física a avaliação é a chance de verificar se o aluno aprendeu a conhecer o próprio corpo, a cultura corporal de movimento. Sendo assim, não seria correto uma avaliação somente com frequência às aulas, nem atribuir nota por causa que um aluno é mais habilidoso que o outro. Não existe uma única maneira ou uma receita para avaliar. Contudo, seria fundamental não utilizar um só padrão para todos, mas fazer avaliação contínua e diária. Consideramos este tipo de avaliação vantajosa porque possibilita ao professor seguir todo o progresso dos seus alunos, conseguindo assim um relato total de suas aulas. Com esse procedimento, e com isto os alunos pois serão avaliados em relação a eles mesmos.
Pretendemos desenvolver o tema circo nas fases da educação desde a fase infantil até a fase do fundamental II.
Educação infantil (3 a 6 anos)
·         Quais animais conhecem;
·         Quais sabem imitar;
·         Criar histórias;
·         Fazer desenhos de animais;
·         Contar curiosidades para os alunos, sobre os animais;
·         Mostrar as diferenças dos corpos dos animais para os seres humanos;
·         Diferenciar os animais que são domésticos para os selvagens;
·          Inserção de todos os alunos independente de suas capacidades físicas e psicológicas.

As propostas serão realizadas a fim de desenvolver uma educação física que auxilie no desempenho da escola e formação acerca dos aspectos voltados para a cultura corporal de movimento dos alunos.
Num primeiro contato com os alunos perguntar sobre os animais que conhecem, se sabem imitar o andar, o som que emitem, gestos, se tem animais de estimação em casa, o que estes comem, como dormem, do que gostam de brincar, se os animais possuem filhotes, irmãos, se vivem sozinhos. Apresentar como são seus biótipos, mostrando imagens, vídeos, e pedir para que desenhem os animais que gostaram, perguntar para os alunos o que estão aprendendo, o que tem interesse de conhecer. Em outro momento colocaremos um desafio: perguntar quais os animais que possuem em casa ou conhecessem e sabem imitar, pedindo assim para imitarem quantos animais desejarem levando em consideração de como estes animais reagem durante um ensaio ou espetáculo de um circo. Contar historia sobre os animais, onde vivem, como vivem formas que se alimentam e fantasiar histórias sendo os animais se colocando no lugar destes, vivendo em florestas, campos, casas, zoológicos, circos, sítios.  (historia de animais). Os animais para poderem sobreviver precisam  se alimentar.
HISTÓRIA: Conforme o tipo de alimento assim se classificam: animais carnívoros, animais herbívoros, animais granívoros, animais insetívoros e animais omnívoros.Os animais carnívoros alimentam-se de carne de outros animais (lobo, leão, raposa...).Os animais herbívoros alimentam-se de plantas (cabras, vacas, burros, coelhos...).Os animais granívoros alimentam-se de grãos (galinhas, pombas, rolas, papagaios, periquitos, canários...). Os animais insectívoros alimentam-se à base de insetos (aranha, sapo, morcego, camaleão). Os animais omnívoros alimentam-se de produtos de origem animal e vegetal (urso, macaco, porco, homem). Há alguns animais que vivem na terra (porco, cavalo, ovelha, vaca); outros vivem na água (peixes, golfinhos); outros vivem na terra e no ar (pássaros, abelhas, borboletas, joaninhas) e outros vivem na terra e na água (rã, cobra).
A partir da história contada os alunos terão que ilustrarem em forma de desenho todos estes animais que fizeram parte da história e que poderiam fazer parte do cenário circense. Em outro momento, contaremos curiosidades para os alunos sobre os animais, como por exemplo, como eram estes animais antigamente, quais foram suas mudanças, como são cuidados no circo, mostrar que existem animais com duas patas. E  em seguida poder mostrar as crianças as diferenças  corporais dos animais para nós seres humanos, sendo que estes  possuem capacidade de raciocinar, não agindo somente por instinto. Por isso, somos capazes de inventar muitas coisas que facilitam o nosso dia a dia, levando mais conforto para nossas vidas. Os animais não inventam coisas, mas se adaptam ao ambiente em que vivem, suprindo suas necessidades, A comunicação deles é diferente dos humanos, emitindo sons próprios de cada raça, eliminando odores do corpo, circulando sobre alimentos ou a própria fêmea, avançando, etc. O corpo de todos os animais possuem características em comum, e também diferenças típicas de cada espécie. As diferenças são muitas, mas as mais visíveis são: o jeito de andar, o formato da face, as orelhas, o nariz e o focinho, a boca, os dentes, os pelos no corpo, a  presença ou não de cauda, dentre outras.
Aproveitando para diferenciar os animais que são domésticos (são aqueles que não vivem mais em ambientes naturais e tiveram seu comportamento alterado pelo convívio com o homem, os cachorros e gatos, por exemplo, são animais domésticos e dependem dos homens para alimentação e abrigo, já os animais selvagens vivem em florestas  possui menos contato com o homem. Enfim,  todas as propostas pedagógicas mencionadas estão sendo  elaborados para a inserção de todos os alunos independente de suas capacidades físicas e psicológicas.
Ensino Fundamental (7 a 10 anos)
·         Fazer algumas perguntas iniciais sobre o circo;
·         Porque a escolha dos animais pro circo, de onde eles veem;
·         O que tem no circo?
·         Se conhecem ( se tiver oportunidade levá-los ao circo) ;
·         Como é o espetáculo;
·         Andar na corda;
·         Equilibrar algum objeto;
·         Utilizar materiais que já tem em casa (nariz de palhaço, peruca) como base e exemplo pros demais;
·         Construir materiais com a turma (malabares de meias, materiais recicláveis);
·         Começar a introduzir as cambalhotas, estrelinhas.

Nesta fase pretendemos desenvolver os aspectos que predominam o circo durante toda a sua estrutura, até o espetáculo. Iniciando com algumas perguntas iniciais para identificar a visão geral que possuem sobre o circo, o que é o circo? Vocês conhecem o circo, já viram ou ouviram sobre algum espetáculo que o circo realiza? O que tem no circo? Como é o espetáculo? Vocês tem interesse de participar?
Em outro momento explicaremos porque a escolha dos animais para o circo, e iremos explicar que muitos dos animais  utilizados no espetáculo são abandonados pelos donos ou até mesmo sequestrados para alegrar o público.
 Pretendemos levar os alunos para participarem dos elementos que compõe e são essenciais para a realização de um espetáculo. Proporcionando assim oportunidades para identificarem todos os elementos essenciais que compõe um circo, tais como,  malabarismo, palhaço, acrobacia, monociclo, contorcionismo, equilibrismo, ilusionismo.  Em outro momento pretendemos iniciar elementos que compõe na coordenação motora e desenvolvimento motor nos instrumentos necessários para aprender tais habilidades básicas que se enquadra no circo, sendo, andar por cima da corda, contribuindo para o treinamento do equilíbrio e domínio corporal para conseguirem realizarem no ar este mesmo aspecto. Em seguida, seria abordado o equilibrismo, podendo ser todos os objetos que os palhaços utilizam para fazerem momentos de diversão e alegria.
Este exercício de equilíbrio será realizado no espaço escolar no qual improvisaremos materiais semelhantes para a prática e desenvolvimento de habilidades. Em outro momento os alunos utilizarão materiais que possuem em casa (nariz de palhaço, peruca) como base e exemplo pros demais alunos conhecerem.
 Após realizar as propostas mencionadas anteriormente iremos iniciar a  construção de materiais com a turma, sendo os malabares de meias, com materiais recicláveis levados por nós docentes e alunos. Neste momento os demais professores podem  desenvolver de maneira interdisciplinar.
E depois deste processo os alunos iniciarão as cambalhotas, estrelinhas. Onde realizarão o aprendizado das cambalhotas com o auxilio de um colega, sendo que quem realizará primeiro ficará sentado, com pernas flexionadas e de lado para o ajudante, e o ajudante (outro colega) ficará com uma mão nas pernas até o corpo todo virar. Já a realização do aprendizado da estrelinha, se iniciara esticado uma corda sobre o chão, explicando para às crianças que gostaríamos que elas colocassem as duas mãos do lado mais próximo da corda e pousassem os pés do outro lado. Deixar que as criança explorem o espaço para fazer estrelas. O professor estará a todo o momento, orientando as crianças para realizarem o movimento afim de que não se machuquem, e assim proporcionar abordagens que agucem o conhecimento e aprendizagem.

Fundamental II (10 a 14 anos)
·         Montar um circo na sala, onde cada um é um personagem.
·         Definir o que o circo vai ter ( palhaço, malabarista, equilibrista);
·         Todos aprenderão a fazer de tudo;
·         Construção  dos materiais  e estrutura do circo;
·         No final haverá uma apresentação coletiva para a escola, do circo.

Nesta fase final do ensino fundamental, os alunos que concluíram as fases da educação infantil e fundamental I, terão uma continuidade do conteúdo levando em consideração que já se apropriaram, compreenderam e contextualizaram os elementos e a estrutura do circo. Então, logo após a compreensão dos alunos iremos abordar uma fase mais complexa visando uma apropriação cada vez mais ampla do conteúdo. Os alunos serão divididos em grupos, aonde irão participar  praticamente de todos os elementos que compõem o circo, para assim realizarem as atividades que serão propostas até o final desta fase.
 Iniciaremos com a escolha dos personagens que estão presentes em um espetáculo circense, onde haverá palhaço, malabarista, equilibrista, e animais. Através destas escolhas os alunos terão a oportunidade de aprender habilidades de cada personagem, compreendendo a maneira de agir perante o público.
Em outro momento depois de um bom tempo de aprendizagem das habilidades e técnicas circenses de cada personagem. Em seguida após a construção dos elementos colocados pelos professores os alunos montarão em um espaço da escola a estrutura do circo (lona, palco, arquibancada, e etc.), depois de todo este processo de construção de conhecimento sobre o circo, os alunos realizarão uma apresentação de todas as habilidades e técnicas adquiridas.

Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.  Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física, 3º e 4º  ciclos, v. 7, Brasília: MEC, 1998b

http://www.crb.g12.br/site/Contents/Doc/Rel_PPP_colegio.pdf. Acesso em 23/07/2014

Grupo de trabalho: Dayane Silveira, Debora Coutinho, Elisa Carvalho.


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