Páginas

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Morte e Vida Severina

Morte e vida Severina narra a saga de muitas famílias nordestinas que saem de sua terra natal rem busca de um futuro melhor para seus filhos e de novas oportunidades. O filme nos permite realizar uma reflexão da realidade social em que essas famílias vivem, onde o a miséria e o anonimato predomina. Mostra também o perfil desse povo, que apesar de ser tão castigado, é um povo trabalhador, obstinado, teimoso e bravo.

Este filme nos da base para conhecer um pouco deste povo que tem uma cultura e um olhar diferente do mundo. Como educadores e formadores de opinião devemos saber o que esse povo pensa, quais são seus hábitos e o que eles pensam dos outros, pois em nossa prática diária lidaremos com essas diferenças culturais e teremos que tomar uma postura diante de acontecimentos e conflitos no dia a dia.

sábado, 1 de outubro de 2011

Seminário sobre o livro "Didática de Educação Física – A criança em Movimento / Jogo, prazer e transformação."

Livro: Didática de Educação Física – A criança em Movimento / Jogo, prazer e transformação.

Autor: Jorge Sérgio Pérez Gallardo,

Amauri A. Bássoli de Oliveira,

César Jaime Oliva Aravena

Editora: FTD S.A

Publico alvo: A Coleção Conteúdo e Metodologia vêm para auxiliar alunos do magistério e licenciatura. A cada volume da mesma cuida de assuntos de disciplinas diferentes a cada volume.

Ano de publicação: 1998

Introdução

“Educação: Todas as formas de aquisição dos conhecimentos produzidos historicamente que contribuem para a formação geral e a capacitação dos indivíduos, seja pelas formas institucionalizadas (a escola), seja pelas informais (o dia-a-dia), possibilitando autonomia e condições de transcendência para esses mesmos indivíduos.”

· A nosso ver o que se entende por Educação Física?

1 – Do Adestramento Motor à Cultura Corporal

História da Educação Física desde o adestramento motor (Militarismo) até a forma que nós conhecemos hoje.

Caracterização da Educação Física, como área de conhecimento por meio de pesquisas e de uma grande legitimidade de conteúdos da mesma.

Uma mudança da educação do movimento para uma educação pelo movimento.

A criança em sua totalidade.

2 – Metodologias: entradas e saídas

Capitulo de exemplos de praticas e de esclarecimentos das mesmas; Visível que os autores acreditam na abordagem pedagógica Construtivista.

Obs.: "Construtivismo significa isto: a ideia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento”. Fernando Becker

· Vocês futuros professores conseguiriam montar e desenvolver uma aula sobre uma habilidade motora fundamental?

Todo dia sempre igual?

Que método nós temos que seguir.

Táticas e estratégias metodológicas

Alguns princípios importantes que os professores têm que possuir para que possam trabalhar com conceitos, procedimentos e atitudes assim motivando seus alunos.

- Participação; Ação Comunicativa; Criatividade; Variação Metodológica; Ações Problematizadoras; Ação-Reflexão-Ação; Conteúdos diversificados e Significativos; Pesquisa e integração Interdisciplinar.

3 – Educação Infantil: Movimentos Criativos

Neste capítulo os autores, trabalham escrevendo sobre as formas que vemos e que podemos atuar numa faixa etária de 4 meses a 6 anos.

Demonstram formas para atuação desde o berçário ate o ensino fundamental.

O capitulo todo – com algumas exceções – deixa algumas sugestões de praticas em diferentes idades.

Neste enfatiza a importância do mediador na aprendizagem motora das crianças.

4 – Da 1ª à 4ª série: Ampliação e Combinação das Habilidades Motoras

Da mesma forma que o capítulo 3, este irá exemplificar formas de atividades da 1ª a 4ª série.

Filme " Tapete Vermelho" e " Morte e Vida Severina"

Os filmes tratam sobre uma família simples do meio rural e um migrante nordestino, que tem sonhos simples como o de assistir um filme no cinema ou ate mesmo a busca de uma vida melhor na cidade grande. Temos como experiencia nesses filmes, que futuramente quando formados teremos que trabalhar não somente a parte física e cognitiva dos nossos alunos, mas temos que sempre levar em conta e acho que é a maior parte, o lado afetivo-social, pois, cada sujeito que vamos fazer a intervenção em nossas aulas, tem bagagem anterior e muitos sonhos a conquistarem e dependendo da forma que intervimos, melhoraremos a gana para a busca dos mesmos ou poderemos exterminar. Estes tipos de filmes mostram a realidade, que muitas vezes dentro da formação de professores em algumas instituições é negligênciado. Mas acredito que nós futuros professores de EF, que estamos tendo a oportunidade de vivenciar tais discussões, temos o grande poder crítico e também de ação, para que a nossas práticas sejam feitas de uma melhor forma possível.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Tapete Vermelhor

Tapete Vermelhor


Este filme nos retrata a história de pessoas que vivem num contexto rural e que certo dia Quinzinho, decidido a cumprir uma promessa que fez ao seu filho Neco, sai do contexto rual onde vive e vai à cidade grande para levar seu filho a um cinema para assistir o filme Mazzaropi, exatamente como fez seu pai quando ele era garoto.

Decidido a alcançar seu objetivo Quinzinho, sua esposa Zulmira, seu filho Neco e o burro Policarpo viajam pela cidade procurando o cinema, lá eles veem a grande diferença entre o mundo ao qual estão acostumados a viver e o mundo de quem vive em cidade grande.

Através do filme conseguimos perceber a diferença de hábitos, crenças, comportamento e de linguagem do povo que vive em regiões rurais, e nos faz refletir que devemos respeitar estas diferenças e conhecê-las, pois em um segundo momento, poderemos estar trabalhando em um contexto como este.

Recriando a Psicomotricidade

Introdução

Livro escrito por José Ricardo Martins Machado e Marcus Vinícius da Silva Nunes. Dois autores graduados em Educação Física, especialistas em Psicomotricidade com complementação em Docência no Ensino Superior, pós-graduando em Educação Física Escolar, professores em escolas das redes públicas e privadas e professores do curso de Educação Física na Uniabeu.

O livro nos retrata sobre esta área, quem são as pessoas que trabalham nela e o que fazem. O livro é dividido em 4 capítulos:

Capítulo 1 – Psicomotricidade

Conceitos:

◘ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento

◘“Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas”. (S B P, 1999)

Evolução Histórica

Ganha identidade própria em a partir de estudos de Piaget e Wallon e mais recentemente com os psicanalistas Winnicott e Mahler.

A Psicomotricidade é dividida em três vertentes, a Educação Psicomotora, Reeducação Psicomotora e a Terapia Psicomotora.

Educação Psicomotora

Ela auxilia os alunos em suas atividades escolares.

Existem dentro da Educação Psicomotora 2 vertentes: Psicomotricidade Relacional e uma Psicomotricidade Funcional.

Reeducação Psicomotora

Tem como objetivo diagnosticar e atender às crianças que sofrem de dificuldades e/ou atrasos psicomotores.

Terapia Psicomotora

Ela é utilizada quando o problema se encontra no lado afetivo ou relacional da criança.

Capítulo II – Educação Física e a Psicomotricidade

A Educação Física é uma matéria da grade curricular que permite o desenvolvimento da criança através do movimento

Toda e qualquer atividade trabalha três aspectos: cognitivos, afetivos e motores. O que varia é a intensidade que eles são trabalhados.

A Psicomotricidade surge como forma de auxílio às atividades escolares podendo prevenir dificuldades de aprendizado.

É na aula de Educação Física que a criança deve ter oportunidade de expressar sua individualidade.

Capítulo III – Vamos Jogar...

Trabalhar de forma lúdica permite à criança adquirir conhecimento relacionados a aspectos cognitivos, afetivos, motores, sociais e culturais.

Esta é uma ferramenta que nos facilita a desenvolver propostas interdisciplinares.

O livro nos da sugestões de brincadeiras e estas veem descritas com a seguinte estrutura: Objetivo, Material, Formação, Desenvolvimento, Possibilidade de variação, Possibilidade de intervenção.

Jogos selecionados: Jogo das pedrinhas, Jogos cooperativo com bexigas, Dança da pipoca cooperativa, Pega-pega na ginástica psicomotora, Ordem inversa.

Capítulo IV – Os Diplomas e Certificados

Este capítulo vem como forma de conselho aos profissionais de nossa área. ele nos da a dica da utilização de diplomas que irão estimular a participação dos alunos em cada aula, e farão como que os alunos encontrem significado naquilo que estão realizando.

Os diplomas não vêm com a intenção de recompensar o aluno pelo seu desempenho e sim recompensá-lo pela sua participação.

Exemplos de diplomas que o livor nos da: percepção tátil, pela percepção auditiva, de expressão corporal, de ritmo, de acompanhamento visual.

Conclusão

Há hoje uma forte concepção que só aprendemos sentados, sem fazer barulho e mesmo com toda nossa evolução ainda temos o dualismo relacionado com o corpo e a mente.

Crianças em idade escolar têm a necessidade de se movimentarem. E por isso devemos tornar nossa aulas atrativas para os alunos, para que os mesmos participem das aulas.

Devemos criar e recriar aulas, afim de construir um espaço lúdico, interdisciplinar e de aprendizagem dos alunos.




terça-feira, 20 de setembro de 2011

Educação Física Escolar -Desafios e Propostas

Está apresentação foi retirada do livro : Educação Física Escolar - Desafios e Propostas Volume 1

Autor :Evandro Carlos Moreira , possui graduação em licenciatura plena em EF pela faculdade de EF de Santo André (1998), mestrando em EF pela UEC(2002),doutorado em EF pela UEC (2007).Atualmente é professor Adjunto II da faculdade de EF da UFMT. É membro do grupo de pesquisa corporeidade e ludicidade vinculado a UFMT . É líder do GEEFE . Tem experiência na área de EF , com ênfase em formação profissional e EF escolar .Atualmente dedica-se aos estudos das práticas pedagógicas e as metedologias de ensino para a EF escolar .

Editora: Fontura

Publico alvo :Professores de EF

Data de publicação:Maio 2004
____________________________________________________________________
1- EF no ensino Fundamental : A (re)construção dos significados .
  • A EF iniciou sua caminhada em busca de sua valorização e legitimidade

  • Surge a necessidade de uma boa preparação profissional .
Abordagens da EF :
  • Contrutivista
  • Crítico-superadora
  • Crítico-emancipatória
  • Sistêmica
No final da década de 90 surgiram os Parâmetros Curriculares Nacionais .
Foram sugeridas propostas ,que poderão ser usadas nas aulas de EF :
  • Processo de inclusão
  • Problematização para gerar soluções
  • Adaptação a diversidade de alunos e atividades
  • Meio de comunicação e tecnologia como recurso educativo
  • Co-responsabilidade pela prática
____________________________________________________________________
Processo de Inclusão :
  • Não deve desconsiderar as dificuldades do aluno
  • Deve deixar que ele vivencie a prática das atividades , respeitando seu limite.
Problematização para gerar soluções :
  • Criar uma situação problema onde a esponteneidade e a criatividade predominam na execução do movimento .
Adaptação á diversidade de alunos e atividades
  • Usar materiais que adaptam a habilidade de todos os praticantes ,para que todos possam executar a atividade.
____________________________________________________________________
Meios de comunicação e tecnologia como recurso educativo
  • A mídia mostra muitos esportes no qual os materiais não estão disponíveis nas escolas de rede pública .
____________________________________________________________________
Co-responsabilidade pela prática
  • O professor deve caracterizar a turma para procurar a necessidade do grupo de alunos .
  • Uma elaboração de planejamento com os alunos .
  • A satisfação do aluno deve ser nosso objetivo .
____________________________________________________________________
2-Ginástica Geral como conteúdo da Educação Física no Ensino Fundamental .
Ginástica Geral:
  • Envolve diversos movimentos corporais
  • Ela respeita a capacidade de cada um
  • O aluno trabalha em grupo
  • Deve ser trabalhada no ensino fundamental
  • Ensinar os valores culturais local
____________________________________________________________________
3-Ginástica Rítimica e Artística no Ensino Fundamental: uma prática possível e enriquecedora
  • Movimentos exige força ,dinamismo e precisão
  • Possui aparelhos grandes e fixos
  • Desenvolvimento de habilidades motoras está relacionada a vivência nestes aparelhos .
Ex: inversões corporais no solo ou no ar , mortais e rolamentos .
Materiais:Colchões ,bancos suecos ,bolas e bastões ect...
____________________________________________________________________
4-A formação do professor de Educação Física e suas experiências com a dança.
  • Levar os alunos a refletir sobre o que o corpo ,sobre o sedentarismo e os movimentos mecânicos próprios
  • A maioria dos alunos não conseguem criar movimentos próprios
____________________________________________________________________
Segundo Delors na escola , a dança deve:
Levar o aluno a aprender a conhecer melhor seu corpo e a cultura nacional , aprender a ser cooperativo ,crítico , socializador aprender e fazer movimentos, e pensar em termos de movimento,afinal , se a escola exige que o aluno pense por que nao pensar em termos de movimento,aprender a viver em grupo , a tocar e a crescer .
Como trabalhar a dança nas aulas de EF:
  • Conciência corporal
  • Expansão do repertório de movimentos
  • A socialização e cooperação em grupos
  • A valorização da cultura
  • A observação de alguns estilos de dança.
____________________________________________________________________
5-Pressupostos para a elaboração de um programa de Educação Física para séries inciais do Ensino Fundamental .
Aspectos que devem ser observados no planejamento e execução da aula pelo professor de EF:
  • A ludicidade: sua essência é o divertimento
  • A liberdade de ação : a criança deve ter a possibilidade de escolher qual a melhor alternativa , ou seja quando o professor criar a aula ele deve propor atividades que despertem na criança a vontade de explorar
  • A globalidade :Os exercícios propostos devem se basear - se na expansão do corpo como um todo e não de uma parte em partes .
  • A intensidade : Deve ser intensa na medida que a criança necessiatar expor seus anseios e frustações através do movimento
  • A multiplicidade dos conteúdos :maior variedade de conteúdos possíveis na idade escolar
  • O dinamismo :As atividades programadas devem ir de encontro ao anseio da criança , na medida em que a atividade se torna monótona na aula , deve ser substituída .
  • A diversidade de material : o professor pode trabahar sem material .Mas, os efeitos da manipulação de aparelhos e brinquedos , da motivação e da criatividade são inquestionáveis quando ultilizamos de materiais .
_____________________________________________________________________
6- O esporte como conteúdo possível nas séries iniciais do Ensino Fundamental
  • No pré-escolar é interessante trabalhar os jogos simbólicos
  • No ensino fundamental deve se trabalhar com os jogos pré-esportivos
" O jogo propicia a inclusão enquanto o esporte é seletivo "
______________________________________________________________
7- Esportes Radicais nas aulas de Educação Física do ensino fundamental .
O que é esporte radical?
  • Alto grau de risco físico
  • Adrenalina
  • Ajuda a enfrentar os medos
  • Espiríto de equipe
  • Responsabilidade
Esportes Radicais e Ensino Fundamental : Aproximações .
  • A falta do equipamento é um dos problemas que o professor vai se deparar , porém com sua criatividade pode se criar diversos tipos de prática para que o aluno vivencie o esporte .
Ex: O estímulo ao equilíbrio no banco sueco simula a execução em uma prancha de surf ou skateboard .
A interação com outras disciplinas é uma dos pontos que o esporte radical pode proporcionar .
Ex: Professor de geografia e biologia , analisando os distintos ecossistemas e aspectos geomorfológicos.
____________________________________________________________________
8- Educação Especial , Educação Física e inclusão
  • No mundo em que vivemos encontramos muitas crianças com necessidades física , que precisam de um atendimento específico
  • E o papel fundamental do Educador Físico é reconhecer a necessidade do grupo e respeitar a capacidade de cada indivíduo
  • A EF poderá contribuir na melhoria da aprendizagem das crianças deficientes , minimizando suas dificuldades .
Nós futuros profissionais da área da EF , vamos encontrar muitos desafios no nosso caminho , mas devemos encará-los com a melhor atuação possível , e não deixar que a qualidade do nosso trabalho seja afetado por elas .

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Tapete Vermelho

Este filme fala sobre as pessoas que sairam do meio rural e foram para a cidade grande para ver o filme do Mazzaropi nessa jornanda eles viram o quanto a vida urbana é corrida .Essas pessoas da zona rural tem a pureza dentro delas e como podemos ver são dois mundos completamente diferentes no qual nos futures Educadores Físicos temos que entender que o conteúdo que será dado em uma escola urbana não será o mesmo em um escola rural , levando em consideração que seus paramêtros são diferentes.

Morte e vida Severina

Morte e vida Severina

Severino era um migrante nordestino que buscava uma vida melhor ,onde ele possa trabalhar e ter uma vida digna e que a miséria não será seu pior tormento .O filme mostra que nós futures Educadores Físicos poderemos nos deparar com alunos que não tem o que comer nem o que vestir e cabe a nos fazer com que eles lutem por um futuro melhor onde os sonhos podem se tornar real e mostrar o melhor caminho para que eles possam ter uma oportunidade melhor na sociedade .

domingo, 11 de setembro de 2011

Mini-Aula Rural

Na sexta -feira no dia 2 de setembro de 2011, ministrei uma mini-aula no meio rural, tentando me adaptar as aulas de Educação Física Rural.


REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

MATTOS, M. G.; NEIRA, M. G.; Atividades motoras para a educação infantil e o ensino fundamental de 1ª a 4ª séries. In: ______. Educação Física Infantil: Construindo o Movimento na escola. São Paulo: Editora Phorte, 2008. Cap. 5, p. 79 – 124.

Início da aula:

No inicio fazer com que as crianças relaxem com uns 5 minutos de relaxamento, podendo tocar, sentir e vivenciar a natureza.

DESENVOLVIMENTO

Atividade – Toca

Objetivo: Atenção, espacialidade e memória.

Método: Fazer uma grande roda e com um galho fazer um círculo em volta de cada aluno. Após isso o professor ficará no meio da roda e assim começará a falar características dos objetos que os alunos tem que tocar antes de voltar ao circulo (Arvore, folha, pedra etc.). A partir daí quando menos esperar a professor entrará em uns dos lugares dos alunos, dando continuidade da mesma forma o aluno que ficou no interior da roda.

Material: O que o ambiente fornecer.

Atitudinal: Destreza, discriminação visual e conhecimento do ambiente.

Faixa etária: Qualquer faixa etária.

Atividade – Caça ao tesouro

Objetivo: Desenvolver o pensamento espacial (longe, perto) e sociabilização do grupo.

Método: Fazer dois grupos de alunos, eles terão que se organizar para estipular um integrante para a busca do objeto ou mostrar onde o objeto está. Com isso a equipe vai ganhando pontos a cada objeto achado.

Atitudinal: Cooperativismo e destreza.

Faixa etária: Qualquer faixa etária.

Ponto negativo da aula:

Percebi que na minha aula na hora da minha explicação, não fui bem claro ao passar as explicações sobre a atividade.

Percebi que poderia ter feito à atividade mais aberta, ter colocado um aluno em cada lugar do ambiente e ter feito à atividade.

Ponto positivo da aula:

Acredito que foi muito bom as atividades, para que os alunos conhecessem o meio onde estavam e estar mais conectados com o meio onde a mesma esta sendo realizada, cooperação, saber do meio natural, aprendizado para com o próprio corpo por meio de sensações etc.



Filme " A Onda"

Este curta que assistimos, nos mostrou que podemos utilizar de várias formas, para que possamos introduzir um certo saber aos alunos. No entanto ao meu ver, temos que sempre estar preparados para possiveis questionamentos, a partir de qualquer coisa que mostrarmos aos alunos.
Percebi que no filme, o professor deixou os alunos sentirem na pele o próprio questionamento, mas acredito que foi uma forma interessante de se introduzir um conhecimento, mas deveria ter sido explicado toda a experiencia ao final da atividade, para que hávesse uma maior credibilidade para com os alunos.
De forma geral este filme, nos mostrou que é possível moldar/modificar pensamentos e ações para que estas se chegue em um objetivo em comum, dessa forma atingindo um maior número de ouvintes de uma única vez. Também, que nós professores temos que sempre inovar as nossas aulas, para que este objetivo seja conquistado.

Denis Rodrigo Del Conte