Páginas

domingo, 11 de setembro de 2011

Mini-Aula Rural

Na sexta -feira no dia 2 de setembro de 2011, ministrei uma mini-aula no meio rural, tentando me adaptar as aulas de Educação Física Rural.


REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

MATTOS, M. G.; NEIRA, M. G.; Atividades motoras para a educação infantil e o ensino fundamental de 1ª a 4ª séries. In: ______. Educação Física Infantil: Construindo o Movimento na escola. São Paulo: Editora Phorte, 2008. Cap. 5, p. 79 – 124.

Início da aula:

No inicio fazer com que as crianças relaxem com uns 5 minutos de relaxamento, podendo tocar, sentir e vivenciar a natureza.

DESENVOLVIMENTO

Atividade – Toca

Objetivo: Atenção, espacialidade e memória.

Método: Fazer uma grande roda e com um galho fazer um círculo em volta de cada aluno. Após isso o professor ficará no meio da roda e assim começará a falar características dos objetos que os alunos tem que tocar antes de voltar ao circulo (Arvore, folha, pedra etc.). A partir daí quando menos esperar a professor entrará em uns dos lugares dos alunos, dando continuidade da mesma forma o aluno que ficou no interior da roda.

Material: O que o ambiente fornecer.

Atitudinal: Destreza, discriminação visual e conhecimento do ambiente.

Faixa etária: Qualquer faixa etária.

Atividade – Caça ao tesouro

Objetivo: Desenvolver o pensamento espacial (longe, perto) e sociabilização do grupo.

Método: Fazer dois grupos de alunos, eles terão que se organizar para estipular um integrante para a busca do objeto ou mostrar onde o objeto está. Com isso a equipe vai ganhando pontos a cada objeto achado.

Atitudinal: Cooperativismo e destreza.

Faixa etária: Qualquer faixa etária.

Ponto negativo da aula:

Percebi que na minha aula na hora da minha explicação, não fui bem claro ao passar as explicações sobre a atividade.

Percebi que poderia ter feito à atividade mais aberta, ter colocado um aluno em cada lugar do ambiente e ter feito à atividade.

Ponto positivo da aula:

Acredito que foi muito bom as atividades, para que os alunos conhecessem o meio onde estavam e estar mais conectados com o meio onde a mesma esta sendo realizada, cooperação, saber do meio natural, aprendizado para com o próprio corpo por meio de sensações etc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário