Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Recriando a Psicomotricidade

Introdução

Livro escrito por José Ricardo Martins Machado e Marcus Vinícius da Silva Nunes. Dois autores graduados em Educação Física, especialistas em Psicomotricidade com complementação em Docência no Ensino Superior, pós-graduando em Educação Física Escolar, professores em escolas das redes públicas e privadas e professores do curso de Educação Física na Uniabeu.

O livro nos retrata sobre esta área, quem são as pessoas que trabalham nela e o que fazem. O livro é dividido em 4 capítulos:

Capítulo 1 – Psicomotricidade

Conceitos:

◘ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento

◘“Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas”. (S B P, 1999)

Evolução Histórica

Ganha identidade própria em a partir de estudos de Piaget e Wallon e mais recentemente com os psicanalistas Winnicott e Mahler.

A Psicomotricidade é dividida em três vertentes, a Educação Psicomotora, Reeducação Psicomotora e a Terapia Psicomotora.

Educação Psicomotora

Ela auxilia os alunos em suas atividades escolares.

Existem dentro da Educação Psicomotora 2 vertentes: Psicomotricidade Relacional e uma Psicomotricidade Funcional.

Reeducação Psicomotora

Tem como objetivo diagnosticar e atender às crianças que sofrem de dificuldades e/ou atrasos psicomotores.

Terapia Psicomotora

Ela é utilizada quando o problema se encontra no lado afetivo ou relacional da criança.

Capítulo II – Educação Física e a Psicomotricidade

A Educação Física é uma matéria da grade curricular que permite o desenvolvimento da criança através do movimento

Toda e qualquer atividade trabalha três aspectos: cognitivos, afetivos e motores. O que varia é a intensidade que eles são trabalhados.

A Psicomotricidade surge como forma de auxílio às atividades escolares podendo prevenir dificuldades de aprendizado.

É na aula de Educação Física que a criança deve ter oportunidade de expressar sua individualidade.

Capítulo III – Vamos Jogar...

Trabalhar de forma lúdica permite à criança adquirir conhecimento relacionados a aspectos cognitivos, afetivos, motores, sociais e culturais.

Esta é uma ferramenta que nos facilita a desenvolver propostas interdisciplinares.

O livro nos da sugestões de brincadeiras e estas veem descritas com a seguinte estrutura: Objetivo, Material, Formação, Desenvolvimento, Possibilidade de variação, Possibilidade de intervenção.

Jogos selecionados: Jogo das pedrinhas, Jogos cooperativo com bexigas, Dança da pipoca cooperativa, Pega-pega na ginástica psicomotora, Ordem inversa.

Capítulo IV – Os Diplomas e Certificados

Este capítulo vem como forma de conselho aos profissionais de nossa área. ele nos da a dica da utilização de diplomas que irão estimular a participação dos alunos em cada aula, e farão como que os alunos encontrem significado naquilo que estão realizando.

Os diplomas não vêm com a intenção de recompensar o aluno pelo seu desempenho e sim recompensá-lo pela sua participação.

Exemplos de diplomas que o livor nos da: percepção tátil, pela percepção auditiva, de expressão corporal, de ritmo, de acompanhamento visual.

Conclusão

Há hoje uma forte concepção que só aprendemos sentados, sem fazer barulho e mesmo com toda nossa evolução ainda temos o dualismo relacionado com o corpo e a mente.

Crianças em idade escolar têm a necessidade de se movimentarem. E por isso devemos tornar nossa aulas atrativas para os alunos, para que os mesmos participem das aulas.

Devemos criar e recriar aulas, afim de construir um espaço lúdico, interdisciplinar e de aprendizagem dos alunos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário