Páginas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Educação Física Escolar -Desafios e Propostas

Está apresentação foi retirada do livro : Educação Física Escolar - Desafios e Propostas Volume 1

Autor :Evandro Carlos Moreira , possui graduação em licenciatura plena em EF pela faculdade de EF de Santo André (1998), mestrando em EF pela UEC(2002),doutorado em EF pela UEC (2007).Atualmente é professor Adjunto II da faculdade de EF da UFMT. É membro do grupo de pesquisa corporeidade e ludicidade vinculado a UFMT . É líder do GEEFE . Tem experiência na área de EF , com ênfase em formação profissional e EF escolar .Atualmente dedica-se aos estudos das práticas pedagógicas e as metedologias de ensino para a EF escolar .

Editora: Fontura

Publico alvo :Professores de EF

Data de publicação:Maio 2004
____________________________________________________________________
1- EF no ensino Fundamental : A (re)construção dos significados .
  • A EF iniciou sua caminhada em busca de sua valorização e legitimidade

  • Surge a necessidade de uma boa preparação profissional .
Abordagens da EF :
  • Contrutivista
  • Crítico-superadora
  • Crítico-emancipatória
  • Sistêmica
No final da década de 90 surgiram os Parâmetros Curriculares Nacionais .
Foram sugeridas propostas ,que poderão ser usadas nas aulas de EF :
  • Processo de inclusão
  • Problematização para gerar soluções
  • Adaptação a diversidade de alunos e atividades
  • Meio de comunicação e tecnologia como recurso educativo
  • Co-responsabilidade pela prática
____________________________________________________________________
Processo de Inclusão :
  • Não deve desconsiderar as dificuldades do aluno
  • Deve deixar que ele vivencie a prática das atividades , respeitando seu limite.
Problematização para gerar soluções :
  • Criar uma situação problema onde a esponteneidade e a criatividade predominam na execução do movimento .
Adaptação á diversidade de alunos e atividades
  • Usar materiais que adaptam a habilidade de todos os praticantes ,para que todos possam executar a atividade.
____________________________________________________________________
Meios de comunicação e tecnologia como recurso educativo
  • A mídia mostra muitos esportes no qual os materiais não estão disponíveis nas escolas de rede pública .
____________________________________________________________________
Co-responsabilidade pela prática
  • O professor deve caracterizar a turma para procurar a necessidade do grupo de alunos .
  • Uma elaboração de planejamento com os alunos .
  • A satisfação do aluno deve ser nosso objetivo .
____________________________________________________________________
2-Ginástica Geral como conteúdo da Educação Física no Ensino Fundamental .
Ginástica Geral:
  • Envolve diversos movimentos corporais
  • Ela respeita a capacidade de cada um
  • O aluno trabalha em grupo
  • Deve ser trabalhada no ensino fundamental
  • Ensinar os valores culturais local
____________________________________________________________________
3-Ginástica Rítimica e Artística no Ensino Fundamental: uma prática possível e enriquecedora
  • Movimentos exige força ,dinamismo e precisão
  • Possui aparelhos grandes e fixos
  • Desenvolvimento de habilidades motoras está relacionada a vivência nestes aparelhos .
Ex: inversões corporais no solo ou no ar , mortais e rolamentos .
Materiais:Colchões ,bancos suecos ,bolas e bastões ect...
____________________________________________________________________
4-A formação do professor de Educação Física e suas experiências com a dança.
  • Levar os alunos a refletir sobre o que o corpo ,sobre o sedentarismo e os movimentos mecânicos próprios
  • A maioria dos alunos não conseguem criar movimentos próprios
____________________________________________________________________
Segundo Delors na escola , a dança deve:
Levar o aluno a aprender a conhecer melhor seu corpo e a cultura nacional , aprender a ser cooperativo ,crítico , socializador aprender e fazer movimentos, e pensar em termos de movimento,afinal , se a escola exige que o aluno pense por que nao pensar em termos de movimento,aprender a viver em grupo , a tocar e a crescer .
Como trabalhar a dança nas aulas de EF:
  • Conciência corporal
  • Expansão do repertório de movimentos
  • A socialização e cooperação em grupos
  • A valorização da cultura
  • A observação de alguns estilos de dança.
____________________________________________________________________
5-Pressupostos para a elaboração de um programa de Educação Física para séries inciais do Ensino Fundamental .
Aspectos que devem ser observados no planejamento e execução da aula pelo professor de EF:
  • A ludicidade: sua essência é o divertimento
  • A liberdade de ação : a criança deve ter a possibilidade de escolher qual a melhor alternativa , ou seja quando o professor criar a aula ele deve propor atividades que despertem na criança a vontade de explorar
  • A globalidade :Os exercícios propostos devem se basear - se na expansão do corpo como um todo e não de uma parte em partes .
  • A intensidade : Deve ser intensa na medida que a criança necessiatar expor seus anseios e frustações através do movimento
  • A multiplicidade dos conteúdos :maior variedade de conteúdos possíveis na idade escolar
  • O dinamismo :As atividades programadas devem ir de encontro ao anseio da criança , na medida em que a atividade se torna monótona na aula , deve ser substituída .
  • A diversidade de material : o professor pode trabahar sem material .Mas, os efeitos da manipulação de aparelhos e brinquedos , da motivação e da criatividade são inquestionáveis quando ultilizamos de materiais .
_____________________________________________________________________
6- O esporte como conteúdo possível nas séries iniciais do Ensino Fundamental
  • No pré-escolar é interessante trabalhar os jogos simbólicos
  • No ensino fundamental deve se trabalhar com os jogos pré-esportivos
" O jogo propicia a inclusão enquanto o esporte é seletivo "
______________________________________________________________
7- Esportes Radicais nas aulas de Educação Física do ensino fundamental .
O que é esporte radical?
  • Alto grau de risco físico
  • Adrenalina
  • Ajuda a enfrentar os medos
  • Espiríto de equipe
  • Responsabilidade
Esportes Radicais e Ensino Fundamental : Aproximações .
  • A falta do equipamento é um dos problemas que o professor vai se deparar , porém com sua criatividade pode se criar diversos tipos de prática para que o aluno vivencie o esporte .
Ex: O estímulo ao equilíbrio no banco sueco simula a execução em uma prancha de surf ou skateboard .
A interação com outras disciplinas é uma dos pontos que o esporte radical pode proporcionar .
Ex: Professor de geografia e biologia , analisando os distintos ecossistemas e aspectos geomorfológicos.
____________________________________________________________________
8- Educação Especial , Educação Física e inclusão
  • No mundo em que vivemos encontramos muitas crianças com necessidades física , que precisam de um atendimento específico
  • E o papel fundamental do Educador Físico é reconhecer a necessidade do grupo e respeitar a capacidade de cada indivíduo
  • A EF poderá contribuir na melhoria da aprendizagem das crianças deficientes , minimizando suas dificuldades .
Nós futuros profissionais da área da EF , vamos encontrar muitos desafios no nosso caminho , mas devemos encará-los com a melhor atuação possível , e não deixar que a qualidade do nosso trabalho seja afetado por elas .

Nenhum comentário:

Postar um comentário