Autor :Evandro Carlos Moreira , possui graduação em licenciatura plena em EF pela faculdade de EF de Santo André (1998), mestrando em EF pela UEC(2002),doutorado em EF pela UEC (2007).Atualmente é professor Adjunto II da faculdade de EF da UFMT. É membro do grupo de pesquisa corporeidade e ludicidade vinculado a UFMT . É líder do GEEFE . Tem experiência na área de EF , com ênfase em formação profissional e EF escolar .Atualmente dedica-se aos estudos das práticas pedagógicas e as metedologias de ensino para a EF escolar .
Editora: Fontura
Publico alvo :Professores de EF
Data de publicação:Maio 2004
____________________________________________________________________
1- EF no ensino Fundamental : A (re)construção dos significados .
- A EF iniciou sua caminhada em busca de sua valorização e legitimidade
- Surge a necessidade de uma boa preparação profissional .
- Contrutivista
- Crítico-superadora
- Crítico-emancipatória
- Sistêmica
Foram sugeridas propostas ,que poderão ser usadas nas aulas de EF :
- Processo de inclusão
- Problematização para gerar soluções
- Adaptação a diversidade de alunos e atividades
- Meio de comunicação e tecnologia como recurso educativo
- Co-responsabilidade pela prática
Processo de Inclusão :
- Não deve desconsiderar as dificuldades do aluno
- Deve deixar que ele vivencie a prática das atividades , respeitando seu limite.
- Criar uma situação problema onde a esponteneidade e a criatividade predominam na execução do movimento .
- Usar materiais que adaptam a habilidade de todos os praticantes ,para que todos possam executar a atividade.
Meios de comunicação e tecnologia como recurso educativo
- A mídia mostra muitos esportes no qual os materiais não estão disponíveis nas escolas de rede pública .
Co-responsabilidade pela prática
- O professor deve caracterizar a turma para procurar a necessidade do grupo de alunos .
- Uma elaboração de planejamento com os alunos .
- A satisfação do aluno deve ser nosso objetivo .
2-Ginástica Geral como conteúdo da Educação Física no Ensino Fundamental .
Ginástica Geral:
- Envolve diversos movimentos corporais
- Ela respeita a capacidade de cada um
- O aluno trabalha em grupo
- Deve ser trabalhada no ensino fundamental
- Ensinar os valores culturais local
3-Ginástica Rítimica e Artística no Ensino Fundamental: uma prática possível e enriquecedora
- Movimentos exige força ,dinamismo e precisão
- Possui aparelhos grandes e fixos
- Desenvolvimento de habilidades motoras está relacionada a vivência nestes aparelhos .
Materiais:Colchões ,bancos suecos ,bolas e bastões ect...
____________________________________________________________________
4-A formação do professor de Educação Física e suas experiências com a dança.
- Levar os alunos a refletir sobre o que o corpo ,sobre o sedentarismo e os movimentos mecânicos próprios
- A maioria dos alunos não conseguem criar movimentos próprios
Segundo Delors na escola , a dança deve:
Levar o aluno a aprender a conhecer melhor seu corpo e a cultura nacional , aprender a ser cooperativo ,crítico , socializador aprender e fazer movimentos, e pensar em termos de movimento,afinal , se a escola exige que o aluno pense por que nao pensar em termos de movimento,aprender a viver em grupo , a tocar e a crescer .
Como trabalhar a dança nas aulas de EF:
- Conciência corporal
- Expansão do repertório de movimentos
- A socialização e cooperação em grupos
- A valorização da cultura
- A observação de alguns estilos de dança.
5-Pressupostos para a elaboração de um programa de Educação Física para séries inciais do Ensino Fundamental .
Aspectos que devem ser observados no planejamento e execução da aula pelo professor de EF:
- A ludicidade: sua essência é o divertimento
- A liberdade de ação : a criança deve ter a possibilidade de escolher qual a melhor alternativa , ou seja quando o professor criar a aula ele deve propor atividades que despertem na criança a vontade de explorar
- A globalidade :Os exercícios propostos devem se basear - se na expansão do corpo como um todo e não de uma parte em partes .
- A intensidade : Deve ser intensa na medida que a criança necessiatar expor seus anseios e frustações através do movimento
- A multiplicidade dos conteúdos :maior variedade de conteúdos possíveis na idade escolar
- O dinamismo :As atividades programadas devem ir de encontro ao anseio da criança , na medida em que a atividade se torna monótona na aula , deve ser substituída .
- A diversidade de material : o professor pode trabahar sem material .Mas, os efeitos da manipulação de aparelhos e brinquedos , da motivação e da criatividade são inquestionáveis quando ultilizamos de materiais .
6- O esporte como conteúdo possível nas séries iniciais do Ensino Fundamental
- No pré-escolar é interessante trabalhar os jogos simbólicos
- No ensino fundamental deve se trabalhar com os jogos pré-esportivos
______________________________________________________________
7- Esportes Radicais nas aulas de Educação Física do ensino fundamental .
O que é esporte radical?
- Alto grau de risco físico
- Adrenalina
- Ajuda a enfrentar os medos
- Espiríto de equipe
- Responsabilidade
- A falta do equipamento é um dos problemas que o professor vai se deparar , porém com sua criatividade pode se criar diversos tipos de prática para que o aluno vivencie o esporte .
A interação com outras disciplinas é uma dos pontos que o esporte radical pode proporcionar .
Ex: Professor de geografia e biologia , analisando os distintos ecossistemas e aspectos geomorfológicos.
____________________________________________________________________
8- Educação Especial , Educação Física e inclusão
- No mundo em que vivemos encontramos muitas crianças com necessidades física , que precisam de um atendimento específico
- E o papel fundamental do Educador Físico é reconhecer a necessidade do grupo e respeitar a capacidade de cada indivíduo
- A EF poderá contribuir na melhoria da aprendizagem das crianças deficientes , minimizando suas dificuldades .
Nenhum comentário:
Postar um comentário