Páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Abordagem Crítico emancipatória

Plano de Aula


1º Atividade a ser desenvolvida: Brincadeira de pular corda

Faixa etária: A partir de 10 anos.

Recurso didático: Uma corda.

O princípio geral é basicamente o mesmo, ou seja, seqüências de movimentos realizados em torno de uma corda em movimento (principalmente saltos e giros).
Primeiramente duas pessoas batem a corda, onde apenas um aluno começa a fazer a execução do mesmo, e todos devem pular primeiro sozinhos, depois serão divididos em duplas para pular , e assim sucessivamente até formarem apenas um grupo para pular a corda todos juntos. Uma brincadeira que começa pulando individual e depois em grupo.
No procedimento da brincadeira deverá ser pulado sucessivamente, um aluno atrás do outro, a cada batida da corda no chão, deverá passar um aluno, onde não possa haver intervalos, é um em seguida do outro, o mesmo acontece em dupla, trio, e os grupos.

O objetivo dessa brincadeira é saber trabalhar tanto individual quanto em grupo, enfocando em estratégias feitas pelo grupo na hora de pular, organização em equipe, habilidades individuais e grupais, saber conduzir um grupo para a realização de uma tarefa satisfatória, e o coleguismo e união também são relevantes para um bom desempenho da tarefa.



2º Atividade a ser desenvolvida: Ação e emoção

Faixa etária: A partir de 10 anos

Recurso didático: Fichas de papel cartão ( 15 x 20 cm ) com frases que expressem uma ação e emoção.

Todos os participantes receberão uma ficha que será pendurada no seu pescoço de forma que a frase fique nas costas, todos poderão ler a de todos menos a própria ficha.
Ao começar o jogo todos começam a ler a fichas dos colegas e representar a ação das fichas um para o outro através de mímica e gestos, não sendo permitido qualquer tipo de som ou comunicação verbal, pode-se haver um rodízio grande onde todos tentarão representar a maior quantidade de fichas tentando ajudar o colega a descobrir o que está escrito na sua.
Ao termino da atividade todos sentarão em circulo e dirão o que acham que está escrito na sua ficha, somente após isso é que poderão ler a sua ficha. Todos que acertarem ou ficarem mais próximos do significado da sua ficha serão os vencedores. Abaixo segue uma relação de frases:

- Meu brinquedo preferido quebrou! - Meu namorado está me traindo
- Achei um pacote de dinheiro - Quebraram meu lápis !
- Tirei zero na prova - Como é bom estar perto dos filhos !
- Trocando fralda de bebê - Que turma divertida !
- Estou ouvindo musicas suaves - Adoro sair na balada !
- Estou viajando de navio - Gosto de comida japonesa
- Estou vendo fotos da pessoa amada - Carnaval

Objetivo: Desenvolver a imaginação e a capacidade de expressão através de mímicas e gestos, socialização, atenção e principalmente a cultura de movimentos. Possibilitando o uso da linguagem gestual.



Acadêmicas: Amanda Delfino, Rafaela Araújo e Stefania.

4 comentários:

  1. Este plano de aula foi muito interessante e está me ajudando nas aulas

    ResponderExcluir
  2. Achava que a abordagem crítica emancipatória que tem como autor Eleonor Kunz defendia o movimento humano por meio do ESPORTE e por isso recebe críticas da crítico superadora.

    ResponderExcluir
  3. você é burro, deve ser formado em faculdade particular. por isso a profissão não vai pra frente

    ResponderExcluir
  4. Bom dia pessoal

    Ministrei essa atividade para meus colegas de sala do curso de Ed Fisica, o resultado foi incrível, recomendo muito bom.

    Gostaria de deixar meu contato vou me formar em Ed física esse ano, se alguém tiver afim de trocar experiencias e dicas meu whatsapp: 019981412338.

    ResponderExcluir