Páginas

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Dissertação de Mestrado "Curriculo e esporte escolar: o significado educativo dos jogos escolares no contexto da escola"

Olá pessoal, segue abaixo o material sobre a tese  "Curriculo e esporte escolar: o significado educativo dos jogos escolares no contexto da escola" de autoria de "Carlos Roberto Casagrande” que produzimos na disciplina "Docência e Formação Cultural na Educação Física Escolar.





                                                                  Handout



UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOCÊNCIA E FORMAÇÃO CULTUAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Docente: Márcio Noberto Farias
Dayana Sousa Pereira - 201511014
Júlia de Jesus Souza Resende - 201511019
Viviane Maria Silva Costa - 201511022
2016/1

Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação/IE/UFMT, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de Mestre em Educação.

Currículo e esporte escolar: o significado educativo dos jogos escolares no contexto da escola
Defendida por Carlos Roberto Casagrande

Graduado em EDUCAÇÃO FÍSICA, Pós Graduado em EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL e MESTRE EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Licenciado (curta) em FILOSOFIA pelo Instituto Superior de Filosofia São Bento, São Paulo/SP - ISFSB. Professor da Secretaria de Estado de Educação - MT. Professor na graduação e na pós-graduação da Faculdade Integrada FASIPE - Sinop/MT. Experiência como técnico de voleibol e delegado da Confederação Brasileira de Voleibol, como organizador de eventos esportivos, na área de Educação Física Infantil e na coordenação escolar.

A tese tem como função ampliar o nosso conhecimento sobre a Educação nos dias de hoje, como ela é vista, e também o que podemos fazer para melhorar a Educação Física, não somente dentro da escola.

O autor faz um desmembramento dos objetivos específicos:

· PERCURSO TEÓRICO METODOLÓGICO DA PESQUISA

Esse tópico aborda o objetivo da pesquisa, que é compreender como alunos-atletas e equipe pedagógica modificam os jogos escolares no contexto curricular escolar.

· FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA TEMÁTICA DE ESTUDO

Relata a Educação Física em sua transcendência durante os anos, visando que essa teve inicio a partir do momento em que o homem precisou fazer movimentos para a sua sobrevivência, como caçar.

· ESCOLA, EDUCAÇÃO, ESPORTE E CURRÍCULO

Relata o surgimento da escola com o desenvolvimento da Antiguidade. O esporte apresenta-se, dentro da escola, como um elemento educativo. Pensa-se na escola como espaço onde todas as manifestações culturais acontecem.

· PRESENÇA DAS ESCOLAS NOS EVENTOS ESCOLARES

Esse tópico aborda as possibilidades de organização para um evento escolar. Uma tabela com situação sociocultural dos alunos e família, sobre o nível de escolaridade dos pais.

Conclusão
Este trabalho apresentou as possibilidades de aprendizagens extracurriculares para alunos que participam de esportes escolares, mais precisamente de Jogos Escolares, também se constituiu em um conjunto de possibilidades para se compreender como o esporte escolar é entendido, dando condições para todos entenderem a dimensão pedagógica do mesmo. Concluímos que o trabalho oferece informações de um processo curricular oculto, no qual o aluno tem um aprendizado extra-curricular que a escola não oferece. Que é de fundamental importância para formação social do individuo.

Questões
1) Todos os alunos, de uma forma ou de outra são influenciados pelos pais a participar dos Jogos Escolares ?
2)O caminho que queremos para o esporte escolar é pensado como componente curricular no sentido que faça parte das atividades da escola?
3)Valores também difundidos de que o esporte tira as crianças das ruas e consequentemente as livras de más companhias e drogas ,são levados em conta?
4)Sua concepção dos jogos escolares mudou depois dessa apresentação?

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Trabalho de Docência e formação cultural na educação Física escolar

Apresento o respectivo trabalho do grupo em que trabalharam na disciplina de Docência e Formação Cultural na Educação Física escolar do curso de Educação Física- Licenciatura na Universidade Federal de Lavras na data do dia 15 de Fevereiro de 2016, neste trabalho foi discutido o tema "Um estudo sobre a formação política na Educação Física" da autoria de Guilherme Gil da Silva do ano de 2009, trabalho fruto de uma pesquisa desenvolvida no mestrado e exposta como produção de conhecimento científica, específica a dissertação. Segue abaixo o Handout do trabalho, desenvolvido como síntese e auxílio para compreensão do trabalho e da apresentação do grupo. O grupo é composto pela discente Fabiana do Carmo Pedroso e pelo discente Pedro Junyor Teixeira Cardoso, fazem parte da disciplina que é administrada pelo docente Márcio Norberto Farias, criador desta disciplina que discute como se dá o processo da formação inicial e docente na educação física, considerando as características que trazem e permeam culturalmente está área no âmbito de seus espaços de produção científica.

Um estudo sobre a formação política na Educação Física
Autor: Guilherme Gil da Silva(2009)
Referências o autor e sua obra: Guilherme Gil da Silva, licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2006), tem especialização em Metodologia do Ensino e pesquisa em Educação física, Esporte e lazer pela Universidade Federal da Bahia(2008). Tornou-se Mestre em Ciências do Movimento Humano na sua volta à Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2009). Tem experiência na área da Educação física e Educação trabalhando fortemente nos estudos sobre formação de professores, formação política, esporte e regulamentação da profissão e movimentos sociais. A obra é fruto do trabalho de dissertação do mestrado desenvolvido em 2009 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo como orientador o Dr. Vicente Molina Neto. O Autor procurou trazer para obra um dos temas de pesquisa que fazem parte de seu currículo e da sua experiência individual e coletiva junto ao MST(Movimento dos trabalhadores Sem Terra), que iniciou-se esse ciclo de formação política e militante durante sua graduação. O autor ao longo de todo trabalho usou como referência para o seu trabalho, Karl Marx. Filosofia política marxista foi um dos pontos fortes do trabalho, para a compreensão da produção do conhecimento e do todo a sociedade, política e formação humana e trabalho. Para trabalhar com a formação política de professores, utilizaram dois referenciais: Cecy Funck Rubin(1987) e Amarílio Ferreira Neto(1989)
Problema de pesquisa, objetivos e justificativa: O autor identificou como problema de pesquisa: como se dá a formação política de professores de educação física engajados em diferentes lutas sociais. A partir daí traçou como objetivo de sua pesquisar: analisar como se articulam os elementos que contribuem para a formação política de professores de Educação física engajados em diferentes instituições onde esta formação acontece. A justificativa que o autor traz é a elaboração das sínteses em diferentes capítulos da dissertação objetiva que essas se configurem como avanço para a teoria pedagógica da Educação Física, sendo ela em seu todo também uma síntese geral  sobre este objeto de estudo.
Estrutura de argumento: O universo da produção do conhecimento e da formação política/formação humana está muito além das instituições “escola” e “universidade”, pode estar através da militância, a produção de conhecimento por método dialético e a utilização da práxis estende o campo do movimento humano e político que vão desde a associação de bairro, a militância em partidos políticos, ocupa cargos políticos de liderança em escolas, na cidade e no legislativo, aos pequenos movimentos estudantis, até aos grandes movimentos como o MST que contribuem de uma forma mais pragmática a partir da militância essa formação política.A Educação Física deve A escola é apenas um espaço que deve se abrir mais as discussões da formação política e a Educação Física também deve abrir esse diálogo para a formação de seus futuros professores como ao aprimoramento de uma pedagogia que se estende para dentro do seu espaço de exercício.  
Breve estrutura sobre os capítulos:
Capítulo 1: Introdução: O autor vem tratar dos desafios os quais veio intensificar essa produção de conhecimento acerca da formação política, a problemática, o objetivo a atingir e a quem atingir, na qual seriam os futuros professores de Educação Física, na ruptura por mudanças na área e na formação. Tratando de desenvolver a partir deste trabalho, uma analise dialética da formação política dos professores engajados por diferentes instituições.
Capítulo 2: Ciência e experiência: questões de método e procedimentos de pesquisa: Traz os métodos de pesquisa com ao qual está alinhado. Tanto o método quanto os procedimentos de produção científica  se explicitam em duas seções que tentam situar a base referencial que subsidiou a análise e uma outra seção trouxe a crítica a produção de conhecimento existentes em duas dissertações de mestrado que se debruçaram sobre o mesmo objeto da formação política na Educação Física.
Capítulo 3: O trato com o fenômeno da formação de professores de Educação Física: Aproximação com o objeto de estudo na qual se lida por meio de premissas com os fenômenos da formação de professores, trazendo elementos teóricos - filosóficos e conjunturais sobre o tema.
Capítulo 4: Um imprescindível retorno a algumas definições: Aprofundamento de uma analise mais específica sobre a formação política. Nessa parte faz referências a autores que puderam levantar argumentações acerca do tema e da pesquisa.
Capítulo 5: A relação da educação com a política e o caráter classista da luta política dos professores: Discussões profundas acerca da luta política de professores e da relação da educação com a política. Levanta um debate profícuo realizado por diversos autores de monografias.
Capítulo 6: Pesquisa empírica _ As entrevistas com os professores: Processo da pesquisa empírica, as informações coletadas na pesquisa. Nessa parte também realiza uma síntese analítica, uma espécie de debate que aproxima a linguagem acadêmica e a linguagem representativa dos professores que se encontram na prática nos diferentes locais.
Capítulo 7: Considerações finais:  O autor procura dar um fechamento com apontamentos que foram possíveis fazer a partir da pesquisa e suas limitações, considerando elementos que procuram indicar superações de algumas questões.
Perguntas:

As perguntas foram elaboradas a partir das questões apresentadas pelo próprio autor, na razão dessas questões serem bastante indagadoras e provocativas no âmbito de desenvolvermos reflexões acerca da nossa formação. Tais perguntas foram questões provocativas para o próprio autor e assim propomos levantá-las para o público.
1-   Qual a importância da discussão da formação política de professores na Educação Física?
2-  Como seria possível a nova geração desenvolverem uma consciência militante se vivemos o lapso entre uma geração lutadora, atuante, combativa e outra sedentária, inerte, acomodada?
3- Como se dá a formação política de professores de Educação Física engajados em diferentes lutas sociais ?

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Link do primeiro seminário: "Educação física escolar, esporte e (semi)formação - reflexões a partir da Teoria Crítica da sociedade" (ocorrido em 25/01/2016):

Rafael Bressan
Thaís Martins
Thaísa M. Nascimento

Pasta no Google Drive contendo a apresentação, o handout, a dissertação e a resenha

HANDOUT DE APRESENTAÇÃO

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ESPORTE E (SEMI) FORMAÇÃO: REFLEXÕES A 

PARTIR DA TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE

• Potencial formativo do Esporte;
• Reflexão teórica respaldada pelo referencial teórico da Escola de Frankfurt;
• 3 capítulos:

1. Formação na sociedade capitalista, tendo em vista que nesse contexto a Indústria Cultural 
assume papel central na formação das subjetividades (Adorno, Horkheimer e C. Türcke);

2. Tecida uma reflexão sobre a possibilidade de uma fruição estética no Esporte (Gumbrecht, 2007);

3. Reflexão sobre 2 obras que fundamentam a formação do prof. de EF na UFLA, buscando  refletir como o esporte vem sendo pensado pela EF, se tem permitido (ou não) ao sujeitos se  oporem ao modo como a Indústria Cultural veicula esse artefato cultural.

CONCEITUANDO ALGUNS TERMOS:

• Escola de Frankfurt: consistia em um grupo de intelectuais que na primeira metade do  século passado produzia um pensamento conhecido como Teoria Crítica. Dentre eles temos Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse e Walter Benjamim.

• Teoria Crítica: a expressão nomeia todas as teorias que se pautam pela negação da ordem  estabelecida, pelo anti-positivismo, pela busca de uma sociedade mais justa e humana.

• Indústria Cultural: segundo Adorno e Horkheimer, ela possui padrões que se repetem com a intenção de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo.

• Fruição estética: ato de tirar prazer daquilo que possui um formato artístico, seja pela sua beleza e feiura, ou pelos sentimentos que despertam nos seus admiradores, como a raiva, tristeza, alegria, revolta e etc.

INTRODUÇÃO

Este estudo insere-se na discussão da problemática sobre potencial formativo do esporte. Nesse sentido, o recorte realizado para o trabalho busca problematizar o modo como o esporte tem sido pensado na formação de professores de Educação Física. O estudo busca refletir sobre a formação na sociedade contemporânea e possibilidade de uma fruição estética do esporte. O estudo é baseado em cima de obras de grandes autores como Adorno, Horkheimer e Gumbrecht.


FORMAÇÃO, SEMIFORMAÇÃO E INDÚSTRIA CULTURAL:

 Apresentação dos conceitos de formação, semiformação e indústria cultural com embasamento dos autores Adorno e Horkheimer;

 Os efeitos da indústria cultural na sociedade moderna;

 A decadência dos bens histórico-culturais;

 Industria cultural e esporte;


ESPERADO E INESPERADO NO ESPORTE: UMA RELAÇÃO DIALÉTICA:

 O encantamento que o esporte causa;

 A família como intermediário;

 Pontos atrativos do esporte;

 Esporte (exemplo: futebol) pode ser utópico;

 Conceitos de Sublime e Epifania, segundo Gumbrecht;

 Fascínios como graças e jogadas, segundo Gumbrecht;

 Mídia, espectador e esporte;


O ESPORTE NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS: UM DIÁLOGO INACABADO

 Como se deu a escolha das duas obras para a reflexão no terceiro capítulo;

 O papel da Educação Física segundo:

o Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica (Darido e Rangel, 2008)

o Educação Física na adolescência: construindo o conhecimento na escola (Mattos e Neira, 2008)

  A busca pela afirmação da Educação Física enquanto conteúdo curricular e sua consequente instrumentalização;

 A Educação Física no período do regime militar, uma retomada histórica;

 A Educação Física como linguagem;

 Fatores extraescolares na formação da compreensão de corpo: Indústria Cultural;

 A superestima da área da Educação Física: solução para problemas sociais;

 O acesso ao Esporte como bem cultural;

 Confrontar e questionar os próprios interesses: monopólio da Indústria Cultural.


Arquivos sobre a tese "Os currículos de licenciatura em Educação Física: a dança em questão" da autora Mônica Ehrenberg, a qual faz um questionamento sobre como a dança é aplicada nas escolas e a formação dos profissionais de Educação Física para que esta inserção seja feita de forma correta.

Handout: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAg90gAG/handout-tese-os-curriculos-licenciatura-educacao-fisica-a-danca-questao

Resenha Crítica: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAg90kAH/resenha-tese-os-curriculos-licenciatura-educacao-fisica-a-danca-questao

Apresentação: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAg90oAA/apresentacao-slides-tese-os-curriculos-licenciatura-educacao-fisica-a-danca-questao

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Segue Handout, apresentação e resenha crítica da Tese:  CORPO, ESCOLA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO: A Educação Física no Programa “São Paulo Faz Escola”. Para que possam fazer download para futuros estudos!
Grupo: Isabela Dialucci , Lucas Henrique e Thamires Ap. Gonçalves 

Segue link no 4shared para downlaod 
http://www.4shared.com/rar/ZmozWqZXce/Docncia_e_formao_cultural.html?

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Venho disponibilizar a resenha, handout, apresentação e a tese da autora Janaina Garcia Sanches  ("...Eu nem sabia que a bola era redonda!").
Comprimi todos os arquivos em um documento Winrar para tornar mais fácil e rápido o upload no site onde vão ser efetuados os downloads. Caso alguém não possua esse programa, é só procurar no google para fazer o download de forma simples e rápida (obs: o programa é bem pequeno e simples).
Se houver alguma dúvida estou a disposição, pelo próprio blog ou sala de aula
link: http://www.4shared.com/rar/7ejEvZfBba/Desktop.html
Obrigado!