Páginas

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Dissertação de Mestrado "Curriculo e esporte escolar: o significado educativo dos jogos escolares no contexto da escola"

Olá pessoal, segue abaixo o material sobre a tese  "Curriculo e esporte escolar: o significado educativo dos jogos escolares no contexto da escola" de autoria de "Carlos Roberto Casagrande” que produzimos na disciplina "Docência e Formação Cultural na Educação Física Escolar.





                                                                  Handout



UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOCÊNCIA E FORMAÇÃO CULTUAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Docente: Márcio Noberto Farias
Dayana Sousa Pereira - 201511014
Júlia de Jesus Souza Resende - 201511019
Viviane Maria Silva Costa - 201511022
2016/1

Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação/IE/UFMT, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de Mestre em Educação.

Currículo e esporte escolar: o significado educativo dos jogos escolares no contexto da escola
Defendida por Carlos Roberto Casagrande

Graduado em EDUCAÇÃO FÍSICA, Pós Graduado em EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL e MESTRE EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Licenciado (curta) em FILOSOFIA pelo Instituto Superior de Filosofia São Bento, São Paulo/SP - ISFSB. Professor da Secretaria de Estado de Educação - MT. Professor na graduação e na pós-graduação da Faculdade Integrada FASIPE - Sinop/MT. Experiência como técnico de voleibol e delegado da Confederação Brasileira de Voleibol, como organizador de eventos esportivos, na área de Educação Física Infantil e na coordenação escolar.

A tese tem como função ampliar o nosso conhecimento sobre a Educação nos dias de hoje, como ela é vista, e também o que podemos fazer para melhorar a Educação Física, não somente dentro da escola.

O autor faz um desmembramento dos objetivos específicos:

· PERCURSO TEÓRICO METODOLÓGICO DA PESQUISA

Esse tópico aborda o objetivo da pesquisa, que é compreender como alunos-atletas e equipe pedagógica modificam os jogos escolares no contexto curricular escolar.

· FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA TEMÁTICA DE ESTUDO

Relata a Educação Física em sua transcendência durante os anos, visando que essa teve inicio a partir do momento em que o homem precisou fazer movimentos para a sua sobrevivência, como caçar.

· ESCOLA, EDUCAÇÃO, ESPORTE E CURRÍCULO

Relata o surgimento da escola com o desenvolvimento da Antiguidade. O esporte apresenta-se, dentro da escola, como um elemento educativo. Pensa-se na escola como espaço onde todas as manifestações culturais acontecem.

· PRESENÇA DAS ESCOLAS NOS EVENTOS ESCOLARES

Esse tópico aborda as possibilidades de organização para um evento escolar. Uma tabela com situação sociocultural dos alunos e família, sobre o nível de escolaridade dos pais.

Conclusão
Este trabalho apresentou as possibilidades de aprendizagens extracurriculares para alunos que participam de esportes escolares, mais precisamente de Jogos Escolares, também se constituiu em um conjunto de possibilidades para se compreender como o esporte escolar é entendido, dando condições para todos entenderem a dimensão pedagógica do mesmo. Concluímos que o trabalho oferece informações de um processo curricular oculto, no qual o aluno tem um aprendizado extra-curricular que a escola não oferece. Que é de fundamental importância para formação social do individuo.

Questões
1) Todos os alunos, de uma forma ou de outra são influenciados pelos pais a participar dos Jogos Escolares ?
2)O caminho que queremos para o esporte escolar é pensado como componente curricular no sentido que faça parte das atividades da escola?
3)Valores também difundidos de que o esporte tira as crianças das ruas e consequentemente as livras de más companhias e drogas ,são levados em conta?
4)Sua concepção dos jogos escolares mudou depois dessa apresentação?

17 comentários:

  1. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim
    Houve atenção e participação da turma?
    Em partes sim
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
    Sim

    ResponderExcluir
  2. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim
    Houve atenção e participação da turma?
    Sim
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
    Foi apresentado de forma suficiente.

    ResponderExcluir
  3. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim
    Houve atenção e participação da turma?
    Em alguns momentos sim
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
    O tempo foi suficiente para apresentação.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim. O grupo se saiu muito bem não tenho dica.
    Houve atenção e participação da turma?
    Sim
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi suficiente?
    Sim o tempo foi suficiente.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim
    Houve atenção e participação da turma?
    Em alguns momentos sim
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
    O tempo foi suficiente para apresentação.

    ResponderExcluir
  8. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim
    Houve atenção e participação da turma?
    Parcialmente.
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível.

    ResponderExcluir
  9. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim
    Houve atenção e participação da turma?
    Parcialmente.
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível.

    ResponderExcluir
  10. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    sim
    Houve atenção e participação da turma?
    Parcialmente.
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível

    ResponderExcluir
  11. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    sim
    Houve atenção e participação da turma?
    Parcialmente.
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível

    ResponderExcluir
  12. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim.
    Houve atenção e participação da turma?
    Parcialmente.
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível.

    ResponderExcluir
  13. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim.
    Houve atenção e participação da turma?
    Parcialmente.
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível.

    ResponderExcluir
  14. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim, uma tese bem apresentada só será realmente pelo próprio autor, o qual fez varias revisões e meses de estudo aprofundado no tema de estudo.
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim, Evitar utilizar muitos textos em um só slide, ou dividir em mais slides.
    Houve atenção e participação da turma?
    Parcialmente. houve alunos desinteressados e/ou alunos reservados a exposição de suas ideias
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível, mas geralmente as apresentações se atrasam pelos comentários extensos do professor.

    ResponderExcluir
  15. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim
    Houve atenção e participação da turma?
    Em alguns momentos sim
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
    O tempo foi suficiente para apresentação.

    ResponderExcluir
  16. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim.
    Houve atenção e participação da turma?
    Parcialmente.
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível.

    ResponderExcluir
  17. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim.
    Houve atenção e participação da turma?
    Parcialmente.
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível.

    ResponderExcluir