Páginas

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Trabalho de Docência e formação cultural na educação Física escolar

Apresento o respectivo trabalho do grupo em que trabalharam na disciplina de Docência e Formação Cultural na Educação Física escolar do curso de Educação Física- Licenciatura na Universidade Federal de Lavras na data do dia 15 de Fevereiro de 2016, neste trabalho foi discutido o tema "Um estudo sobre a formação política na Educação Física" da autoria de Guilherme Gil da Silva do ano de 2009, trabalho fruto de uma pesquisa desenvolvida no mestrado e exposta como produção de conhecimento científica, específica a dissertação. Segue abaixo o Handout do trabalho, desenvolvido como síntese e auxílio para compreensão do trabalho e da apresentação do grupo. O grupo é composto pela discente Fabiana do Carmo Pedroso e pelo discente Pedro Junyor Teixeira Cardoso, fazem parte da disciplina que é administrada pelo docente Márcio Norberto Farias, criador desta disciplina que discute como se dá o processo da formação inicial e docente na educação física, considerando as características que trazem e permeam culturalmente está área no âmbito de seus espaços de produção científica.

Um estudo sobre a formação política na Educação Física
Autor: Guilherme Gil da Silva(2009)
Referências o autor e sua obra: Guilherme Gil da Silva, licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2006), tem especialização em Metodologia do Ensino e pesquisa em Educação física, Esporte e lazer pela Universidade Federal da Bahia(2008). Tornou-se Mestre em Ciências do Movimento Humano na sua volta à Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2009). Tem experiência na área da Educação física e Educação trabalhando fortemente nos estudos sobre formação de professores, formação política, esporte e regulamentação da profissão e movimentos sociais. A obra é fruto do trabalho de dissertação do mestrado desenvolvido em 2009 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo como orientador o Dr. Vicente Molina Neto. O Autor procurou trazer para obra um dos temas de pesquisa que fazem parte de seu currículo e da sua experiência individual e coletiva junto ao MST(Movimento dos trabalhadores Sem Terra), que iniciou-se esse ciclo de formação política e militante durante sua graduação. O autor ao longo de todo trabalho usou como referência para o seu trabalho, Karl Marx. Filosofia política marxista foi um dos pontos fortes do trabalho, para a compreensão da produção do conhecimento e do todo a sociedade, política e formação humana e trabalho. Para trabalhar com a formação política de professores, utilizaram dois referenciais: Cecy Funck Rubin(1987) e Amarílio Ferreira Neto(1989)
Problema de pesquisa, objetivos e justificativa: O autor identificou como problema de pesquisa: como se dá a formação política de professores de educação física engajados em diferentes lutas sociais. A partir daí traçou como objetivo de sua pesquisar: analisar como se articulam os elementos que contribuem para a formação política de professores de Educação física engajados em diferentes instituições onde esta formação acontece. A justificativa que o autor traz é a elaboração das sínteses em diferentes capítulos da dissertação objetiva que essas se configurem como avanço para a teoria pedagógica da Educação Física, sendo ela em seu todo também uma síntese geral  sobre este objeto de estudo.
Estrutura de argumento: O universo da produção do conhecimento e da formação política/formação humana está muito além das instituições “escola” e “universidade”, pode estar através da militância, a produção de conhecimento por método dialético e a utilização da práxis estende o campo do movimento humano e político que vão desde a associação de bairro, a militância em partidos políticos, ocupa cargos políticos de liderança em escolas, na cidade e no legislativo, aos pequenos movimentos estudantis, até aos grandes movimentos como o MST que contribuem de uma forma mais pragmática a partir da militância essa formação política.A Educação Física deve A escola é apenas um espaço que deve se abrir mais as discussões da formação política e a Educação Física também deve abrir esse diálogo para a formação de seus futuros professores como ao aprimoramento de uma pedagogia que se estende para dentro do seu espaço de exercício.  
Breve estrutura sobre os capítulos:
Capítulo 1: Introdução: O autor vem tratar dos desafios os quais veio intensificar essa produção de conhecimento acerca da formação política, a problemática, o objetivo a atingir e a quem atingir, na qual seriam os futuros professores de Educação Física, na ruptura por mudanças na área e na formação. Tratando de desenvolver a partir deste trabalho, uma analise dialética da formação política dos professores engajados por diferentes instituições.
Capítulo 2: Ciência e experiência: questões de método e procedimentos de pesquisa: Traz os métodos de pesquisa com ao qual está alinhado. Tanto o método quanto os procedimentos de produção científica  se explicitam em duas seções que tentam situar a base referencial que subsidiou a análise e uma outra seção trouxe a crítica a produção de conhecimento existentes em duas dissertações de mestrado que se debruçaram sobre o mesmo objeto da formação política na Educação Física.
Capítulo 3: O trato com o fenômeno da formação de professores de Educação Física: Aproximação com o objeto de estudo na qual se lida por meio de premissas com os fenômenos da formação de professores, trazendo elementos teóricos - filosóficos e conjunturais sobre o tema.
Capítulo 4: Um imprescindível retorno a algumas definições: Aprofundamento de uma analise mais específica sobre a formação política. Nessa parte faz referências a autores que puderam levantar argumentações acerca do tema e da pesquisa.
Capítulo 5: A relação da educação com a política e o caráter classista da luta política dos professores: Discussões profundas acerca da luta política de professores e da relação da educação com a política. Levanta um debate profícuo realizado por diversos autores de monografias.
Capítulo 6: Pesquisa empírica _ As entrevistas com os professores: Processo da pesquisa empírica, as informações coletadas na pesquisa. Nessa parte também realiza uma síntese analítica, uma espécie de debate que aproxima a linguagem acadêmica e a linguagem representativa dos professores que se encontram na prática nos diferentes locais.
Capítulo 7: Considerações finais:  O autor procura dar um fechamento com apontamentos que foram possíveis fazer a partir da pesquisa e suas limitações, considerando elementos que procuram indicar superações de algumas questões.
Perguntas:

As perguntas foram elaboradas a partir das questões apresentadas pelo próprio autor, na razão dessas questões serem bastante indagadoras e provocativas no âmbito de desenvolvermos reflexões acerca da nossa formação. Tais perguntas foram questões provocativas para o próprio autor e assim propomos levantá-las para o público.
1-   Qual a importância da discussão da formação política de professores na Educação Física?
2-  Como seria possível a nova geração desenvolverem uma consciência militante se vivemos o lapso entre uma geração lutadora, atuante, combativa e outra sedentária, inerte, acomodada?
3- Como se dá a formação política de professores de Educação Física engajados em diferentes lutas sociais ?
https://www.dropbox.com/s/kos8zeyupric7c1/Um-estudo-sobre-a-forma%C3%A7%C3%A3o-pol%C3%ADtica-na-educa%C3%A7%C3%A3o.pptx?dl=0

https://www.dropbox.com/s/krecedktif2qce7/Um%20estudo%20sobre%20a%20forma%C3%A7%C3%A3o%20pol%C3%ADtica%20na%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20F%C3%ADsica.docx?dl=0

https://www.dropbox.com/s/4k8h3ukbxx3is2e/Um%20estudo%20sobre%20a%20forma%C3%A7%C3%A3o%20pol%C3%ADtica%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o%20f%C3%ADsica.pdf?dl=0

19 comentários:

  1. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim
    Houve atenção e participação da turma?
    Sim
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
    Foi apresentado de forma suficiente.

    ResponderExcluir
  2. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim
    Houve atenção e participação da turma?
    Em alguns momentos sim
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
    O tempo foi suficiente para apresentação.

    ResponderExcluir
  3. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim.
    Houve atenção e participação da turma?
    Parcialmente.
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível.

    ResponderExcluir
  4. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim.
    Houve atenção e participação da turma?
    Parcialmente.
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível.

    ResponderExcluir
  5. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Parcialmente.
    Houve atenção e participação da turma?
    Parcialmente.
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível

    ResponderExcluir
  6. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Parcialmente.
    Houve atenção e participação da turma?
    Parcialmente.
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim, conseguiu transmitir a ideia proposta pelo autor da tese.
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    O suficiente, somente o próprio autor para dominar o assunto de seu estudo
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    O grupo transmitiu bem o conteúdo, a dica seria dividir em maior numero os textos apresentados por slides. No handout deixar o título da obra mais explícito e se possível destacado.
    Houve atenção e participação da turma?
    Parcialmente, os alunos possuem ideias e duvidas mas ainda têm vergonha ou se sentem reprimidos em expor suas ideias.
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível, mas uma cronometragem ideal para os comentários pós apresentação seria interessante para não prejudicar o tempo de apresentação do grupo seguinte

    ResponderExcluir
  9. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim, conseguiu transmitir a ideia proposta pelo autor da tese.
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    O suficiente, somente o próprio autor para dominar o assunto de seu estudo
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    O grupo transmitiu bem o conteúdo, a dica seria dividir em maior numero os textos apresentados por slides. No handout deixar o título da obra mais explícito e se possível destacado.
    Houve atenção e participação da turma?
    Parcialmente, os alunos possuem ideias e duvidas mas ainda têm vergonha ou se sentem reprimidos em expor suas ideias.
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível, mas uma cronometragem ideal para os comentários pós apresentação seria interessante para não prejudicar o tempo de apresentação do grupo seguinte

    ResponderExcluir
  10. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim
    Houve atenção e participação da turma?
    Em alguns momentos sim
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
    O tempo foi suficiente para apresentação.

    ResponderExcluir
  11. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim
    Houve atenção e participação da turma?
    Em alguns momentos sim
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
    O tempo foi suficiente para apresentação.

    ResponderExcluir
  12. trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim
    Houve atenção e participação da turma?
    Sim
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
    Foi apresentado de forma suficiente.

    ResponderExcluir
  13. trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim
    Houve atenção e participação da turma?
    Sim
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
    Foi apresentado de forma suficiente.

    ResponderExcluir
  14. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim.
    Houve atenção e participação da turma?
    Parcialmente.
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível.

    ResponderExcluir
  15. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim.
    Houve atenção e participação da turma?
    Parcialmente.
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível.

    ResponderExcluir
  16. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim
    Houve atenção e participação da turma?
    Sim
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
    Foi apresentado de forma suficiente.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. •Trabalho muito bem apresentado de forma clara e interativa
    •Achei interessante o conteúdo pesquisado e repassado.
    •Sim , Usaram bem os argumentos e o método usado por eles foi eficaz.
    •Sim , pelo sentido de igualar os sujeitos aos demais
    •Sim , o conteúdo foi bem explicado diante da tese apresentada e o slide foi um ótimo complemento para maior entendimento .
    •sim , toda a turma interagiu e tirou suas duvidas diante do trabalho apresentado.
    •O tempo disponível , foi suficiente.
    • Nota 9 , Os componentes do grupo mostraram domínio diante do tema apresentado, fazendo com que a apresentação fosse objetiva e clara, sem restar duvidas do assunto abordado , Parabéns !

    ResponderExcluir