Apresento o respectivo trabalho do grupo em que trabalharam na disciplina de Docência e Formação Cultural na Educação Física escolar do curso de Educação Física- Licenciatura na Universidade Federal de Lavras na data do dia 15 de Fevereiro de 2016, neste trabalho foi discutido o tema "Um estudo sobre a formação política na Educação Física" da autoria de Guilherme Gil da Silva do ano de 2009, trabalho fruto de uma pesquisa desenvolvida no mestrado e exposta como produção de conhecimento científica, específica a dissertação. Segue abaixo o Handout do trabalho, desenvolvido como síntese e auxílio para compreensão do trabalho e da apresentação do grupo. O grupo é composto pela discente Fabiana do Carmo Pedroso e pelo discente Pedro Junyor Teixeira Cardoso, fazem parte da disciplina que é administrada pelo docente Márcio Norberto Farias, criador desta disciplina que discute como se dá o processo da formação inicial e docente na educação física, considerando as características que trazem e permeam culturalmente está área no âmbito de seus espaços de produção científica.
Um estudo sobre a formação política na Educação Física
Autor:
Guilherme
Gil da Silva(2009)
Referências
o autor e sua obra: Guilherme Gil da Silva,
licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do
Sul(2006), tem especialização em Metodologia do Ensino e pesquisa em Educação
física, Esporte e lazer pela Universidade Federal da Bahia(2008). Tornou-se
Mestre em Ciências do Movimento Humano na sua volta à Universidade Federal do
Rio Grande do Sul(2009). Tem experiência na área da Educação física e Educação
trabalhando fortemente nos estudos sobre formação de professores, formação
política, esporte e regulamentação da profissão e movimentos sociais. A obra é
fruto do trabalho de dissertação do mestrado desenvolvido em 2009 pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo como orientador o Dr. Vicente
Molina Neto. O Autor procurou trazer para obra um dos temas de pesquisa que
fazem parte de seu currículo e da sua experiência individual e coletiva junto
ao MST(Movimento dos trabalhadores Sem Terra), que iniciou-se esse ciclo de
formação política e militante durante sua graduação. O autor ao longo de todo
trabalho usou como referência para o seu trabalho, Karl Marx. Filosofia
política marxista foi um dos pontos fortes do trabalho, para a compreensão da
produção do conhecimento e do todo a sociedade, política e formação humana e
trabalho. Para trabalhar com a formação política de professores, utilizaram
dois referenciais: Cecy Funck Rubin(1987) e Amarílio Ferreira Neto(1989)
Problema
de pesquisa, objetivos e justificativa: O
autor identificou como problema de pesquisa: como se dá a formação política de
professores de educação física engajados em diferentes lutas sociais. A partir daí traçou como objetivo de
sua pesquisar: analisar como se articulam os elementos que contribuem para a
formação política de professores de Educação física engajados em diferentes
instituições onde esta formação acontece. A justificativa que o autor traz é a
elaboração das sínteses em diferentes capítulos da dissertação objetiva que
essas se configurem como avanço para a teoria pedagógica da Educação Física,
sendo ela em seu todo também uma síntese geral
sobre este objeto de estudo.
Estrutura
de argumento: O universo da produção do conhecimento e da
formação política/formação humana está muito além das instituições “escola” e
“universidade”, pode estar através da militância, a produção de conhecimento
por método dialético e a utilização da práxis estende o campo do movimento
humano e político que vão desde a associação de bairro, a militância em
partidos políticos, ocupa cargos políticos de liderança em escolas, na cidade e
no legislativo, aos pequenos movimentos estudantis, até aos grandes movimentos
como o MST que contribuem de uma forma mais pragmática a partir da militância
essa formação política.A Educação Física deve A escola é apenas um espaço que
deve se abrir mais as discussões da formação política e a Educação Física
também deve abrir esse diálogo para a formação de seus futuros professores como
ao aprimoramento de uma pedagogia que se estende para dentro do seu espaço de
exercício.
Breve
estrutura sobre os capítulos:
Capítulo
1: Introdução: O autor vem tratar dos desafios os quais veio
intensificar essa produção de conhecimento acerca da formação política, a
problemática, o objetivo a atingir e a quem atingir, na qual seriam os futuros
professores de Educação Física, na ruptura por mudanças na área e na formação.
Tratando de desenvolver a partir deste trabalho, uma analise dialética da
formação política dos professores engajados por diferentes instituições.
Capítulo
2: Ciência e experiência: questões de método e procedimentos de pesquisa: Traz
os métodos de pesquisa com ao qual está alinhado. Tanto o método quanto os
procedimentos de produção científica se
explicitam em duas seções que tentam situar a base referencial que subsidiou a
análise e uma outra seção trouxe a crítica a produção de conhecimento
existentes em duas dissertações de mestrado que se debruçaram sobre o mesmo
objeto da formação política na Educação Física.
Capítulo
3: O trato com o fenômeno da formação de professores de Educação Física: Aproximação
com o objeto de estudo na qual se lida por meio de premissas com os fenômenos
da formação de professores, trazendo elementos teóricos - filosóficos e
conjunturais sobre o tema.
Capítulo
4: Um imprescindível retorno a algumas definições: Aprofundamento
de uma analise mais específica sobre a formação política. Nessa parte faz
referências a autores que puderam levantar argumentações acerca do tema e da
pesquisa.
Capítulo
5: A relação da educação com a política e o caráter classista da luta política
dos professores: Discussões profundas acerca da luta política
de professores e da relação da educação com a política. Levanta um debate
profícuo realizado por diversos autores de monografias.
Capítulo
6: Pesquisa empírica _ As entrevistas com os professores: Processo
da pesquisa empírica, as informações coletadas na pesquisa. Nessa parte também
realiza uma síntese analítica, uma espécie de debate que aproxima a linguagem
acadêmica e a linguagem representativa dos professores que se encontram na
prática nos diferentes locais.
Capítulo
7: Considerações finais: O
autor procura dar um fechamento com apontamentos que foram possíveis fazer a
partir da pesquisa e suas limitações, considerando elementos que procuram
indicar superações de algumas questões.
Perguntas:
As perguntas foram
elaboradas a partir das questões apresentadas pelo próprio autor, na razão
dessas questões serem bastante indagadoras e provocativas no âmbito de
desenvolvermos reflexões acerca da nossa formação. Tais perguntas foram
questões provocativas para o próprio autor e assim propomos levantá-las para o
público.
1- Qual a importância da discussão da formação
política de professores na Educação Física?
2- Como seria possível a nova geração
desenvolverem uma consciência militante se vivemos o lapso entre uma geração
lutadora, atuante, combativa e outra sedentária, inerte, acomodada?
3- Como se dá a formação política de professores de Educação Física
engajados em diferentes lutas sociais ?
https://www.dropbox.com/s/kos8zeyupric7c1/Um-estudo-sobre-a-forma%C3%A7%C3%A3o-pol%C3%ADtica-na-educa%C3%A7%C3%A3o.pptx?dl=0https://www.dropbox.com/s/krecedktif2qce7/Um%20estudo%20sobre%20a%20forma%C3%A7%C3%A3o%20pol%C3%ADtica%20na%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20F%C3%ADsica.docx?dl=0
https://www.dropbox.com/s/4k8h3ukbxx3is2e/Um%20estudo%20sobre%20a%20forma%C3%A7%C3%A3o%20pol%C3%ADtica%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o%20f%C3%ADsica.pdf?dl=0
O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
ResponderExcluirSim
Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
Sim
O vocabulário empregado foi adequado e correto?
Sim
A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
Sim
O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
Sim
Houve atenção e participação da turma?
Sim
O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
Foi apresentado de forma suficiente.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
ResponderExcluirSim
Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
Sim
O vocabulário empregado foi adequado e correto?
Sim
A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
Sim
O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
Sim
Houve atenção e participação da turma?
Em alguns momentos sim
O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
O tempo foi suficiente para apresentação.
O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
ResponderExcluirSim
Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
Sim
O vocabulário empregado foi adequado e correto?
Sim
A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
Sim
O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
Sim.
Houve atenção e participação da turma?
Parcialmente.
O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível.
O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
ResponderExcluirSim
Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
Sim
O vocabulário empregado foi adequado e correto?
Sim
A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
Sim
O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
Sim.
Houve atenção e participação da turma?
Parcialmente.
O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível.
O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
ResponderExcluirSim
Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
Sim
O vocabulário empregado foi adequado e correto?
Sim
A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
Sim
O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
Parcialmente.
Houve atenção e participação da turma?
Parcialmente.
O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível
O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
ResponderExcluirSim
Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
Sim
O vocabulário empregado foi adequado e correto?
Sim
A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
Sim
O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
Parcialmente.
Houve atenção e participação da turma?
Parcialmente.
O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
ResponderExcluirSim, conseguiu transmitir a ideia proposta pelo autor da tese.
Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
O suficiente, somente o próprio autor para dominar o assunto de seu estudo
O vocabulário empregado foi adequado e correto?
Sim
A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
Sim
O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
O grupo transmitiu bem o conteúdo, a dica seria dividir em maior numero os textos apresentados por slides. No handout deixar o título da obra mais explícito e se possível destacado.
Houve atenção e participação da turma?
Parcialmente, os alunos possuem ideias e duvidas mas ainda têm vergonha ou se sentem reprimidos em expor suas ideias.
O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível, mas uma cronometragem ideal para os comentários pós apresentação seria interessante para não prejudicar o tempo de apresentação do grupo seguinte
O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
ResponderExcluirSim, conseguiu transmitir a ideia proposta pelo autor da tese.
Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
O suficiente, somente o próprio autor para dominar o assunto de seu estudo
O vocabulário empregado foi adequado e correto?
Sim
A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
Sim
O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
O grupo transmitiu bem o conteúdo, a dica seria dividir em maior numero os textos apresentados por slides. No handout deixar o título da obra mais explícito e se possível destacado.
Houve atenção e participação da turma?
Parcialmente, os alunos possuem ideias e duvidas mas ainda têm vergonha ou se sentem reprimidos em expor suas ideias.
O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível, mas uma cronometragem ideal para os comentários pós apresentação seria interessante para não prejudicar o tempo de apresentação do grupo seguinte
O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
ResponderExcluirSim
Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
Sim
O vocabulário empregado foi adequado e correto?
Sim
A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
Sim
O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
Sim
Houve atenção e participação da turma?
Em alguns momentos sim
O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
O tempo foi suficiente para apresentação.
O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
ResponderExcluirSim
Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
Sim
O vocabulário empregado foi adequado e correto?
Sim
A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
Sim
O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
Sim
Houve atenção e participação da turma?
Em alguns momentos sim
O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
O tempo foi suficiente para apresentação.
trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
ResponderExcluirSim
Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
Sim
O vocabulário empregado foi adequado e correto?
Sim
A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
Sim
O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
Sim
Houve atenção e participação da turma?
Sim
O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
Foi apresentado de forma suficiente.
trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
ResponderExcluirSim
Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
Sim
O vocabulário empregado foi adequado e correto?
Sim
A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
Sim
O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
Sim
Houve atenção e participação da turma?
Sim
O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
Foi apresentado de forma suficiente.
O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
ResponderExcluirSim
Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
Sim
O vocabulário empregado foi adequado e correto?
Sim
A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
Sim
O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
Sim.
Houve atenção e participação da turma?
Parcialmente.
O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível.
O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
ResponderExcluirSim
Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
Sim
O vocabulário empregado foi adequado e correto?
Sim
A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
Sim
O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
Sim.
Houve atenção e participação da turma?
Parcialmente.
O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível.
O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
ResponderExcluirSim
Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
Sim
O vocabulário empregado foi adequado e correto?
Sim
A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
Sim
O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
Sim
Houve atenção e participação da turma?
Sim
O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
Foi apresentado de forma suficiente.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir•Trabalho muito bem apresentado de forma clara e interativa
ResponderExcluir•Achei interessante o conteúdo pesquisado e repassado.
•Sim , Usaram bem os argumentos e o método usado por eles foi eficaz.
•Sim , pelo sentido de igualar os sujeitos aos demais
•Sim , o conteúdo foi bem explicado diante da tese apresentada e o slide foi um ótimo complemento para maior entendimento .
•sim , toda a turma interagiu e tirou suas duvidas diante do trabalho apresentado.
•O tempo disponível , foi suficiente.
• Nota 9 , Os componentes do grupo mostraram domínio diante do tema apresentado, fazendo com que a apresentação fosse objetiva e clara, sem restar duvidas do assunto abordado , Parabéns !