Páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Link do primeiro seminário: "Educação física escolar, esporte e (semi)formação - reflexões a partir da Teoria Crítica da sociedade" (ocorrido em 25/01/2016):

Rafael Bressan
Thaís Martins
Thaísa M. Nascimento

Pasta no Google Drive contendo a apresentação, o handout, a dissertação e a resenha

HANDOUT DE APRESENTAÇÃO

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ESPORTE E (SEMI) FORMAÇÃO: REFLEXÕES A 

PARTIR DA TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE

• Potencial formativo do Esporte;
• Reflexão teórica respaldada pelo referencial teórico da Escola de Frankfurt;
• 3 capítulos:

1. Formação na sociedade capitalista, tendo em vista que nesse contexto a Indústria Cultural 
assume papel central na formação das subjetividades (Adorno, Horkheimer e C. Türcke);

2. Tecida uma reflexão sobre a possibilidade de uma fruição estética no Esporte (Gumbrecht, 2007);

3. Reflexão sobre 2 obras que fundamentam a formação do prof. de EF na UFLA, buscando  refletir como o esporte vem sendo pensado pela EF, se tem permitido (ou não) ao sujeitos se  oporem ao modo como a Indústria Cultural veicula esse artefato cultural.

CONCEITUANDO ALGUNS TERMOS:

• Escola de Frankfurt: consistia em um grupo de intelectuais que na primeira metade do  século passado produzia um pensamento conhecido como Teoria Crítica. Dentre eles temos Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse e Walter Benjamim.

• Teoria Crítica: a expressão nomeia todas as teorias que se pautam pela negação da ordem  estabelecida, pelo anti-positivismo, pela busca de uma sociedade mais justa e humana.

• Indústria Cultural: segundo Adorno e Horkheimer, ela possui padrões que se repetem com a intenção de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo.

• Fruição estética: ato de tirar prazer daquilo que possui um formato artístico, seja pela sua beleza e feiura, ou pelos sentimentos que despertam nos seus admiradores, como a raiva, tristeza, alegria, revolta e etc.

INTRODUÇÃO

Este estudo insere-se na discussão da problemática sobre potencial formativo do esporte. Nesse sentido, o recorte realizado para o trabalho busca problematizar o modo como o esporte tem sido pensado na formação de professores de Educação Física. O estudo busca refletir sobre a formação na sociedade contemporânea e possibilidade de uma fruição estética do esporte. O estudo é baseado em cima de obras de grandes autores como Adorno, Horkheimer e Gumbrecht.


FORMAÇÃO, SEMIFORMAÇÃO E INDÚSTRIA CULTURAL:

 Apresentação dos conceitos de formação, semiformação e indústria cultural com embasamento dos autores Adorno e Horkheimer;

 Os efeitos da indústria cultural na sociedade moderna;

 A decadência dos bens histórico-culturais;

 Industria cultural e esporte;


ESPERADO E INESPERADO NO ESPORTE: UMA RELAÇÃO DIALÉTICA:

 O encantamento que o esporte causa;

 A família como intermediário;

 Pontos atrativos do esporte;

 Esporte (exemplo: futebol) pode ser utópico;

 Conceitos de Sublime e Epifania, segundo Gumbrecht;

 Fascínios como graças e jogadas, segundo Gumbrecht;

 Mídia, espectador e esporte;


O ESPORTE NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS: UM DIÁLOGO INACABADO

 Como se deu a escolha das duas obras para a reflexão no terceiro capítulo;

 O papel da Educação Física segundo:

o Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica (Darido e Rangel, 2008)

o Educação Física na adolescência: construindo o conhecimento na escola (Mattos e Neira, 2008)

  A busca pela afirmação da Educação Física enquanto conteúdo curricular e sua consequente instrumentalização;

 A Educação Física no período do regime militar, uma retomada histórica;

 A Educação Física como linguagem;

 Fatores extraescolares na formação da compreensão de corpo: Indústria Cultural;

 A superestima da área da Educação Física: solução para problemas sociais;

 O acesso ao Esporte como bem cultural;

 Confrontar e questionar os próprios interesses: monopólio da Indústria Cultural.


15 comentários:

  1. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    sim
    Houve atenção e participação da turma?
    parcial
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
    Suficiente.

    ResponderExcluir
  2. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim
    Houve atenção e participação da turma?
    Em partes sim
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
    Sim, foi suficiente.

    ResponderExcluir
  3. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim
    Houve atenção e participação da turma?
    Sim
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
    Foi apresentado de forma suficiente.

    Gostei da escolha da tese por se tratar de uma produção da Universidade, porém, me encontrei confusa em alguns pontos e acredito porque se tratava de um tema mais complexo. Uma outra questão é de que se estendeu demais no tempo se tornando cansativa, porém, não atribuo isso ao grupo e meus colegas de disciplina, pois é uma proposta desafiadora a de ler, estudar e expor as ideias das teses para toda uma turma e acredito que eles fizeram o melhor e usaram desse tempo maior devido a complexidade de alguns pontos e por se tratar de uma primeira apresentação onde estamos nos adaptando com a dinâmica de trabalho.

    ResponderExcluir
  4. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    sim
    Houve atenção e participação da turma?
    parcial
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
    Suficiente.

    ResponderExcluir
  5. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim
    Houve atenção e participação da turma?
    Em alguns momentos sim
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
    O tempo foi suficiente para apresentação.

    ResponderExcluir
  6. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim.
    Houve atenção e participação da turma?
    Parcialmente.
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível.

    ResponderExcluir
  7. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim.
    Houve atenção e participação da turma?
    Parcialmente.
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível.

    ResponderExcluir

  8. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim.
    Houve atenção e participação da turma?
    Parcialmente.
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível.

    ResponderExcluir

  9. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim.
    Houve atenção e participação da turma?
    Parcialmente.
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível.

    ResponderExcluir
  10. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim.
    Houve atenção e participação da turma?
    Parcialmente.
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível.

    ResponderExcluir
  11. trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim
    Houve atenção e participação da turma?
    Sim
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
    Foi apresentado de forma suficiente.

    ResponderExcluir
  12. trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim
    Houve atenção e participação da turma?
    Sim
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
    Foi apresentado de forma suficiente.

    ResponderExcluir
  13. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim.
    Houve atenção e participação da turma?
    Parcialmente.
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível.

    ResponderExcluir
  14. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim.
    Houve atenção e participação da turma?
    Parcialmente.
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente? Foi adequado ao tempo disponível.

    ResponderExcluir
  15. O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
    Sim
    Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
    Sim
    O vocabulário empregado foi adequado e correto?
    Sim
    A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
    Sim
    O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
    Sim
    Houve atenção e participação da turma?
    Sim
    O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
    Foi apresentado de forma suficiente.

    ResponderExcluir