Páginas

sábado, 10 de setembro de 2011

Aula Rural

No dia 02 de setembro, à tarde, foi proposto aos alunos da graduação em Educação Física da Universidade Federal de Lavras prepararem uma aula de Educação Física em um contextro rural.
A ideia era a de aproveitar ao máximo o espaço em que estavamos inseridos para dar aos alunos uma oportunidade de participar de uma boa aula Educação Física, onde não precisacem sair do contexto onde vivem.
Cada aluno ficou responsável pela elaboração de uma aula de 20 minutos.
Em minha aula comecei com uma brincadeira camanda "Seu mestre mandou", que consistia em pedir que os alunos realizassem algumas taferas. A 1ª tarefa consistia em pedir a cada aluno que me trouxessem 5 folhas de árvores, sendo cada uma delas vindas de diferentes árvores. Quando chegaram com as folhas perguntei se eles conheciam as árvores de onde as folhas vinham, e como esperava, eles não sabiam o nome das árvores. Pedi a eles então que levassem as folhas para casa e pesquisassem os nomes das árvores. O motivo desta etapa da aula é uma conscientização da importância da diversidade da Flora nativa para um ecossistema.
Na 2ª tafera pedi a eles que encontrassem objetos, lixos, plásticos, em geral recicleveis que poderiam estar sendo reciclados porém estavam no meio do mato. A intenção era trabalhar com eles novamente a conscientização sobre a mata e recursos naturais.
Na 3ª e última tarefa pedi aos alunos que buscassem cinco pedrinhas e utilizei isso de gancho para passar a eles uma brincaderia chamada de cinco-marias. Esta brincadeira consiste em lançar as pedras para o alto e apanhalas antes que caiam no chão pegando outra pedra que está no chão. Esta brincadeira ajuda a trabalhar hanilidades finas das mãos e tem um carater lúdico pois cada aluno tem que desenvolver sua própria maneira e estratégia para lançar e pegar as pedras. Outro ponto importante é esta brincadeira é um resgate de brincadeiras antigas.
Para finalizar e aproveitando o gancho de resgatar brincadeiras antigas propus aos alunos que brincassem de pula sela, onde o objetivo é pular uma criança que está agaichada copiando os movimentos da "mãe", quem faz errado é a mula.
Pontos Positivos: as brincaderias tinham um contexto que nos oferecia um resgate de brincadeiras antigas, conscientização do meio ambiente e utilização de atividades que trabalham tanto habilidades motoras finas quanto globais de forma lúdica.
Pontos Negativos: Na proposta de pedir a eles que pegassem as folhas, deveria ter especificado que eles não poderiam arrancar folhas da árvores e pegar somente folhas do chão. Poderia realizar a primeira brincadeira de forma competitiva, onde quem chegasse primeiro somava pontos, pois assim eles fariam as atividades de forma mais rápida, deixando a atividade mais dinâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário