Resenha Final – Fundamentos da Educação
Física Escolar
Professor: Márcio Norberto Farias
Nome: Danilo
Leonel Alves Matricula:
201020506 Turma: 16 A
Na disciplina Fundamentos da Educação Física Escolar, trabalhamos e
discutimos uma realidade sempre esquecida: a escola rural e seus contextos. A
razão de se observar este conteúdo é a intensa desvalorização do mesmo e a sua
quase extinção. Atualmente, vemos pouquíssimas escolas em funcionamento, e as
ultimas restantes já têm em grande parte delas, a modernização evidente em suas
salas, espaços e arredores. Essa essência de modernização não é o objetivo
principal deste texto, e sim os processos de perda de identidade do caráter
rural.
A imigração rural dos nordestinos para os grandes centros há décadas
atrás em busca da melhora de vida e da tentativa de saída das condições quase
sub-humanas impostas a eles ocasionou a aglomeração no sudeste do país,
principalmente no eixo Rio - São Paulo. Ao chegarem nestes centros
esperançosos, os imigrantes tomaram um golpe na cara: as oportunidades estavam
escassas e muitos ficaram desempregados, perdendo assim, sua essência nativa e
dificultando ainda mais a situação vivida por estes. Toda essa alteração de
identidade representada bem o que é presenciado nas escolas rurais atualmente. A
partir deste pressuposto, irei apresentar aqui alguns argumentos favoráveis ao
retorno da particularidade deste povo esquecido.
Em visita a Escola Municipal Itirapuã juntamente aos outros discentes,
podemos observar a riqueza de elementos constituintes dos povos rurais. Apesar
de não ser uma escola totalmente isolada do mundo urbano e de trazer consigo
traços marcantes da modernização, esta ainda abriga em seu seio a mais
importante e marcante característica: o seu povo. Povo cheio de esperança,
humilde, de fala arrastada e tremenda afetividade. Quando iniciamos a
mini-aula, os olhinhos das crianças brilhavam, ficavam em silêncio e observavam
atenciosamente as informações dadas pelos professores. Realizaram as atividades
como combinados e, logo após o final da aula, todos foram retribuir com
abraços, beijos e agradecimentos. É difícil analisar essas crianças sem criar
laços afetivos com as mesmas, é difícil não ter a vontade de retornar. Porem é de
importância ressaltar a falta de apoio governamental sofrida por estes órgãos
que estão responsáveis quase que por completamente, da formação educacional e
social do individuo. O esquecimento é um dos pontos de maior relevância citados
pelos administradores da escola. Falta material, estrutura básica e apoio
integral ao aluno. E não é apenas a falta de apoio que agrava a situação, mais
também a desigualdade presente neste ambiente. Ao lado de uma escola rural,
cheia de dificuldades, está uma das melhores escolas da região. Quadras
cobertas, inúmeras salas de aula, piscina e academia são apenas alguns dos
elementos constituintes desta escola. Contraste que ressalta ainda mais a
importância que devemos dar a escola rural. Tamanha desigualdade e apenas
metros de distância. É com isto que afirmo a necessidade de valorizar os
indivíduos das escolas rurais e tornando este novamente presente entre os
espaços educacionais, pois não devemos deixar perder a características deste
povo tão importante para todos nós humanos.
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