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sexta-feira, 19 de abril de 2013

Resenha Final – Fundamentos da Educação Física Escolar
Professor: Márcio Norberto Farias

Nome: Danilo Leonel Alves      Matricula: 201020506       Turma: 16 A

Na disciplina Fundamentos da Educação Física Escolar, trabalhamos e discutimos uma realidade sempre esquecida: a escola rural e seus contextos. A razão de se observar este conteúdo é a intensa desvalorização do mesmo e a sua quase extinção. Atualmente, vemos pouquíssimas escolas em funcionamento, e as ultimas restantes já têm em grande parte delas, a modernização evidente em suas salas, espaços e arredores. Essa essência de modernização não é o objetivo principal deste texto, e sim os processos de perda de identidade do caráter rural.
A imigração rural dos nordestinos para os grandes centros há décadas atrás em busca da melhora de vida e da tentativa de saída das condições quase sub-humanas impostas a eles ocasionou a aglomeração no sudeste do país, principalmente no eixo Rio - São Paulo. Ao chegarem nestes centros esperançosos, os imigrantes tomaram um golpe na cara: as oportunidades estavam escassas e muitos ficaram desempregados, perdendo assim, sua essência nativa e dificultando ainda mais a situação vivida por estes. Toda essa alteração de identidade representada bem o que é presenciado nas escolas rurais atualmente. A partir deste pressuposto, irei apresentar aqui alguns argumentos favoráveis ao retorno da particularidade deste povo esquecido.

Em visita a Escola Municipal Itirapuã juntamente aos outros discentes, podemos observar a riqueza de elementos constituintes dos povos rurais. Apesar de não ser uma escola totalmente isolada do mundo urbano e de trazer consigo traços marcantes da modernização, esta ainda abriga em seu seio a mais importante e marcante característica: o seu povo. Povo cheio de esperança, humilde, de fala arrastada e tremenda afetividade. Quando iniciamos a mini-aula, os olhinhos das crianças brilhavam, ficavam em silêncio e observavam atenciosamente as informações dadas pelos professores. Realizaram as atividades como combinados e, logo após o final da aula, todos foram retribuir com abraços, beijos e agradecimentos. É difícil analisar essas crianças sem criar laços afetivos com as mesmas, é difícil não ter a vontade de retornar. Porem é de importância ressaltar a falta de apoio governamental sofrida por estes órgãos que estão responsáveis quase que por completamente, da formação educacional e social do individuo. O esquecimento é um dos pontos de maior relevância citados pelos administradores da escola. Falta material, estrutura básica e apoio integral ao aluno. E não é apenas a falta de apoio que agrava a situação, mais também a desigualdade presente neste ambiente. Ao lado de uma escola rural, cheia de dificuldades, está uma das melhores escolas da região. Quadras cobertas, inúmeras salas de aula, piscina e academia são apenas alguns dos elementos constituintes desta escola. Contraste que ressalta ainda mais a importância que devemos dar a escola rural. Tamanha desigualdade e apenas metros de distância. É com isto que afirmo a necessidade de valorizar os indivíduos das escolas rurais e tornando este novamente presente entre os espaços educacionais, pois não devemos deixar perder a características deste povo tão importante para todos nós humanos. 

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