Transformação
Didático-Pedagógica do Esporte
Autor: Elenor Kunz
Texto elaborado por: Danilo Leonel
Capítulos do Livro:
•1)
Uma pedagogia crítico-emancipatória e uma didática comunicativa na educação
física
•2) Excurso: As
dimensões inumanas do esporte de rendimento
•3) O
fenômeno esportivo enquanto realidade educacional
•4) O
estudo do movimento
•5) Os
interesses da educação física no ensino do movimento
•6)Reflexões
didáticas a partir de praticas concretas
As Principais Idéias:
•Kunz procura apresentar uma proposta didático
pedagógica para a educação física centrada no ensino de esportes.
•O
livro tem como finalidade contribuir nos avanços das reflexões
didático-pedagógicos da educação física, sem grandes pretensões a soluções do
problema nesta área, nem da sociedade e do mundo
•O
principal propósito é anunciar e estimular mudanças reais e concretas, tanto na
concepção de ensino, de conteúdo e método, como nas suas condições de
possibilidade na prática pedagógica.
•Kunz apresenta duas críticas iniciais: uma dizia
que o esporte provocava um rigoroso processo de alienação e retificação do
homem. A outra fundamentava na precocidade do ensino de modalidades esportivas
para as crianças das séries iniciais, visando o modelo de competição.
•É na
transformação didática dos esportes que Kunz concentra a perspectiva prática de seu
trabalho, tendo como temática principal a cultura corporal de movimento.
•Kunz faz criticas a normatização e padronização
das práticas esportivas, impedindo outras possibilidades de movimento.
A Educação Física
Brasileira
Modelos Críticos do
Esporte
Características do Sujeito
Teorias da Pedagogia do
Esporte
Conteúdos da Concepção Crítico-Emancipatória
Desenvolvimento de
Competências
Problemas do Treinamento
Esportivo
Movimento x Se-movimentar
Concepções Básicas
Trabalhadas
Concluindo...
Apesar
da bagunça interna presente na educação física escolar, pretende-se com esta
abordagem proposta, formar alunos inteiramente emancipados, voltados para a
formação da cidadania do jovem, inibindo a mera instrumentalização técnica
destinada ao trabalho presente atualmente nas abordagens tradicionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário