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sexta-feira, 19 de abril de 2013

Transformação Didático-Pedagógica do Esporte
Autor: Elenor Kunz

Texto elaborado por: Danilo Leonel

Capítulos do Livro:
1) Uma pedagogia crítico-emancipatória e uma didática comunicativa na educação física
2) Excurso: As dimensões inumanas do esporte de rendimento
3) O fenômeno esportivo enquanto realidade educacional
4) O estudo do movimento
5) Os interesses da educação física no ensino do movimento
6)Reflexões didáticas a partir de praticas concretas

As Principais Idéias:
Kunz procura apresentar uma proposta didático pedagógica para a educação física centrada no ensino de esportes.
O livro tem como finalidade contribuir nos avanços das reflexões didático-pedagógicos da educação física, sem grandes pretensões a soluções do problema nesta área, nem da sociedade e do mundo
O principal propósito é anunciar e estimular mudanças reais e concretas, tanto na concepção de ensino, de conteúdo e método, como nas suas condições de possibilidade na prática pedagógica.
Kunz apresenta duas críticas iniciais: uma dizia que o esporte provocava um rigoroso processo de alienação e retificação do homem. A outra fundamentava na precocidade do ensino de modalidades esportivas para as crianças das séries iniciais, visando o modelo de competição.
É na transformação didática dos esportes que Kunz concentra a perspectiva prática de seu trabalho, tendo como temática principal a cultura corporal de movimento.
Kunz faz criticas a normatização e padronização das práticas esportivas, impedindo outras possibilidades de movimento.

A Educação Física Brasileira




Modelos Críticos do Esporte


Características do Sujeito


Teorias da Pedagogia do Esporte


Conteúdos da Concepção Crítico-Emancipatória



Desenvolvimento de Competências



Problemas do Treinamento Esportivo



Movimento x Se-movimentar



Concepções Básicas Trabalhadas


Concluindo...
Apesar da bagunça interna presente na educação física escolar, pretende-se com esta abordagem proposta, formar alunos inteiramente emancipados, voltados para a formação da cidadania do jovem, inibindo a mera instrumentalização técnica destinada ao trabalho presente atualmente nas abordagens tradicionais.

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