A educação física rural é um tema muito controverso
na medida em que as possibilidades de trabalho são grandes, porém as
dificuldades encontradas são muitas no processo de ensino-aprendizagem. A vida
muitas vezes é tão dura com essas crianças que impõe tantos obstáculos que
subtraem delas as possibilidades e o direito de ser criança, que é garantida por lei. A
educação física tem papel importante nesse contexto podendo proporcionar ainda
que de forma mínima da retomada da infância por parte dos alunos, não só
contribuindo com aulas divertidas mas ao meu modo de ver incluindo-os como
sujeitos ativos na sociedade com voz e opinião e não largados a própria sorte e
também mostrar que mesmo com as limitações físicas do espaço é possível adaptar as práticas de
acordo com suas necessidades e anseios.
Em uma conversa com o professor ele nos revelou a
dificuldade de desenvolver um projeto pedagógico devido ao que ele chama de “rotatividade
de aulas” que significa não ter um horário definido para as aulas, muitas vezes
chega ao ponto de só tomar conhecimento das aulas do dia ao chegar a escola
para trabalhar. Esse é mais um ponto que precisa ser pautado em reuniões tanto
da escola quanto da coordenação de educação do município. Foi revelado também
em um tom mais informal alguns casos assombrosos de violência sofridas por
alunos em suas casas, o que gera uma questão, eu acredito que em todo ser
humano que ouça tais relatos, o que podemos fazer? Devemos permanecer omissos e
de mãos atadas, como proceder diante de tamanhas atrocidades. No que tange essa
questão acredito que na realidade da educação rural o professor tem um papel
central por ter uma relação mais estreita com os alunos, servindo como exemplo
e formador de opinião, não é possível afirmar devido a ausência de uma pesquisa
sistematizada mas algumas vezes é possível notar a carência dos alunos de uma
referência de disciplina e talvez até paterna.
Outro ponto que deteve a minha atenção foi a
receptividade dos alunos com a nossa presença, até então éramos desconhecidos e principalmente com as nossas praticas
totalmente divergentes das que eles estão habituados fugindo do caráter recreativo que predominava, as aulas transcorreram de
forma tranquila e o feedback que as crianças nos ofertaram foi extraordinário,
claramente notou-se que elas tem uma facilidade de se expressar e formular raciocínios
que chegou a surpreender e arrisco a dizer pelas experiências anteriores que
tive,que os alunos tem a capacidade de se expressar com mais clareza e coesão que os alunos com maiores possibilidades de acesso ao conhecimento.
Acredito que todos os docentes em formação deveriam
fazer ao menos uma intervenção em uma escola rural a experiência acadêmica é
muito rica em discussões para se realizar e muitos pontos a se analisar, mas
acredito que principalmente como experiência de vida para romper certas visões
do que é mundo real e de como as coisas realmente acontecem em meio as
dificuldades, se todos tivessem a oportunidade e o desejo de realizar visitas
em escolas rurais talvez a sociedade enxergasse de outra forma o processo
educacional.
Concordo com você Neto, que todos possam se dispor a passar por esta experiencia de choque enquanto estão em processo de formação.
ResponderExcluirTalvez nem só durante a formação,durante a vida a experiencia é valida!
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