Páginas

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Educação Física Rural possibilidades de ação

A educação física rural é um tema muito controverso na medida em que as possibilidades de trabalho são grandes, porém as dificuldades encontradas são muitas no processo de ensino-aprendizagem. A vida muitas vezes é tão dura com essas crianças que impõe tantos obstáculos que subtraem delas as possibilidades e o direito de ser criança, que é garantida por lei. A educação física tem papel importante nesse contexto podendo proporcionar ainda que de forma mínima da retomada da infância por parte dos alunos, não só contribuindo com aulas divertidas mas ao meu modo de ver incluindo-os como sujeitos ativos na sociedade com voz e opinião e não largados a própria sorte e também mostrar que mesmo com as limitações físicas do espaço é possível  adaptar as práticas de acordo com suas necessidades e anseios.
Em uma conversa com o professor ele nos revelou a dificuldade de desenvolver um projeto pedagógico devido ao que ele chama de “rotatividade de aulas” que significa não ter um horário definido para as aulas, muitas vezes chega ao ponto de só tomar conhecimento das aulas do dia ao chegar a escola para trabalhar. Esse é mais um ponto que precisa ser pautado em reuniões tanto da escola quanto da coordenação de educação do município. Foi revelado também em um tom mais informal alguns casos assombrosos de violência sofridas por alunos em suas casas, o que gera uma questão, eu acredito que em todo ser humano que ouça tais relatos, o que podemos fazer? Devemos permanecer omissos e de mãos atadas, como proceder diante de tamanhas atrocidades. No que tange essa questão acredito que na realidade da educação rural o professor tem um papel central por ter uma relação mais estreita com os alunos, servindo como exemplo e formador de opinião, não é possível afirmar devido a ausência de uma pesquisa sistematizada mas algumas vezes é possível notar a carência dos alunos de uma referência de disciplina e talvez até paterna.
Outro ponto que deteve a minha atenção foi a receptividade dos alunos com a nossa presença, até então éramos desconhecidos  e principalmente com as nossas praticas totalmente divergentes das que eles estão habituados fugindo do caráter recreativo que predominava, as aulas transcorreram de forma tranquila e o feedback que as crianças nos ofertaram foi extraordinário, claramente notou-se que elas tem uma facilidade de se expressar e formular raciocínios que chegou a surpreender e arrisco a dizer pelas experiências anteriores que tive,que os alunos tem a capacidade de se expressar com mais clareza e coesão que os alunos com maiores possibilidades de acesso ao conhecimento.

Acredito que todos os docentes em formação deveriam fazer ao menos uma intervenção em uma escola rural a experiência acadêmica é muito rica em discussões para se realizar e muitos pontos a se analisar, mas acredito que principalmente como experiência de vida para romper certas visões do que é mundo real e de como as coisas realmente acontecem em meio as dificuldades, se todos tivessem a oportunidade e o desejo de realizar visitas em escolas rurais talvez a sociedade enxergasse de outra forma o processo educacional.

2 comentários:

  1. Concordo com você Neto, que todos possam se dispor a passar por esta experiencia de choque enquanto estão em processo de formação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez nem só durante a formação,durante a vida a experiencia é valida!

      Excluir