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quinta-feira, 29 de março de 2012

Educação Física Escolar no Brasil e seus resquícios históricos



Autor: Arnaldo Elói Benvegnú Júnior.
Graduado em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo –RS, Especialista em Metodologia do Ensino de Educação pelo Instituto Educacional do Alto Uruguai-RS,Mestrando em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina-SC.Professor de Educação Física do Centro Municipal de Educação Básica Vereador Avelino Biscaro.

  O estudo teve como objetivo revisar bibliograficamente os períodos históricos mais marcantes da Educação Física no Brasil.
  O texto destaca os principais momentos históricos do Brasil vividos pela Educação Física: inicialmente o higienismo que segundo o texto é marcado pelos hábitos de higiene e da saúde, objetivando, por meio do exercício físico valorizar o desenvolvimento do físico e da moral; depois o militarismo que visava a formação de indivíduos capazes de suportar o combate, a luta, para atuar na guerra. A formação dos primeiros profissionais em Educação Física no Brasil se deu nas Escolas da Marinha e do Exército, daí o caráter militar.
  Posteriormente veio o movimento chamado de esportivização que teve um grande investimento do Estado ditatorial com intuito de desestabilizar o movimento estudantil, a Educação Física pensada sob forma de controle social; esse movimento utilizava a pedagogia tecnicista e na formação dos profissionais da Educação Física estava voltada ao treinamento, á preparação de técnicos.
  Por fim a Educação Física passa por uma crise de identidade onde a LDB coloca a Educação Física como um componente curricular. A nova geração de profissionais procura trabalhar a conscientização corporal, através da cultura corporal do movimento, atribuindo significado aos movimentos produzidos historicamente.
  O autor conclui que esses períodos históricos da Educação Física escolar ainda influencia as práticas pedagógicas atuais, por exemplo, a esportivização que ficou marcado pela predominância da prática esportiva na escola, faz parte das atuais aulas de Educação Física, valorizando os melhores alunos em certos esportes e não permitindo a prática dos alunos menos capacitados, ainda tem os profissionais que utilizam os métodos militares como filas , castigos quando a tarefa não é cumprida.
  Por tanto o profissional na área deve repensar novas tendências, não excluindo o esporte, mas buscando entendimento do porquê e para que se faz. O profissional deve ter em mente que seu conteúdo de ensino é bem amplo, que existem outras atividades além do esporte.
  Este texto é destinado aos profissionais da área de educação física que devem repensar suas práticas pedagógicas.
  Na minha opinião o texto tem grande importância para os profissionais da área mostrando o comodismo dos professores, os levando a pensar novas tendências. É um texto simples para quem é da Educação Física e concerteza já estudou esses momentos históricos .
  Por fim deixo esses questionamentos: Como são as aulas de educação física atualmente?  Você vê os métodos ultrapassados nas aulas atuais? Este texto nos mostra os métodos ultrapassados,que predominam até hoje.Você acha que o movimento higienista existe até hoje?

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