Autor: Arnaldo Elói Benvegnú Júnior.
Graduado em Educação Física pela Universidade
de Passo Fundo –RS, Especialista em Metodologia do Ensino de Educação pelo Instituto
Educacional do Alto Uruguai-RS,Mestrando em Educação pela Universidade do Oeste
de Santa Catarina-SC.Professor de Educação Física do Centro Municipal de
Educação Básica Vereador Avelino Biscaro.
O
estudo teve como objetivo revisar bibliograficamente os períodos históricos
mais marcantes da Educação Física no Brasil.
O
texto destaca os principais momentos históricos do Brasil vividos pela Educação
Física: inicialmente o higienismo que segundo o texto é marcado pelos hábitos
de higiene e da saúde, objetivando, por meio do exercício físico valorizar o
desenvolvimento do físico e da moral; depois o militarismo que visava a
formação de indivíduos capazes de suportar o combate, a luta, para atuar na
guerra. A formação dos primeiros profissionais em Educação Física no Brasil se
deu nas Escolas da Marinha e do Exército, daí o caráter militar.
Posteriormente veio o movimento chamado de esportivização que teve um
grande investimento do Estado ditatorial com intuito de desestabilizar o
movimento estudantil, a Educação Física pensada sob forma de controle social;
esse movimento utilizava a pedagogia tecnicista e na formação dos profissionais
da Educação Física estava voltada ao treinamento, á preparação de técnicos.
Por
fim a Educação Física passa por uma crise de identidade onde a LDB coloca a
Educação Física como um componente curricular. A nova geração de profissionais
procura trabalhar a conscientização corporal, através da cultura corporal do
movimento, atribuindo significado aos movimentos produzidos historicamente.
O autor conclui que esses períodos históricos da Educação Física escolar
ainda influencia as práticas pedagógicas atuais, por exemplo, a esportivização
que ficou marcado pela predominância da prática esportiva na escola, faz parte
das atuais aulas de Educação Física, valorizando os melhores alunos em certos
esportes e não permitindo a prática dos alunos menos capacitados, ainda tem os
profissionais que utilizam os métodos militares como filas , castigos quando a
tarefa não é cumprida.
Por tanto o profissional na área deve repensar novas tendências, não
excluindo o esporte, mas buscando entendimento do porquê e para que se faz. O
profissional deve ter em mente que seu conteúdo de ensino é bem amplo, que
existem outras atividades além do esporte.
Este texto é destinado aos profissionais da área de educação física que
devem repensar suas práticas pedagógicas.
Na minha opinião o texto tem grande importância para os profissionais da
área mostrando o comodismo dos professores, os levando a pensar novas
tendências. É um texto simples para quem é da Educação Física e concerteza já
estudou esses momentos históricos .
Por fim deixo esses questionamentos: Como são as aulas de educação
física atualmente? Você vê os métodos
ultrapassados nas aulas atuais? Este texto nos mostra os métodos
ultrapassados,que predominam até hoje.Você acha que o movimento higienista
existe até hoje?
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