GFD
164 – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Artigo:
Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas
Revista
Mackenzie de Educação Física e Esporte – 2002, 1(1):73-81
Nome:
Lucas José Ribeiro
Resenha
do artigo.
O artigo fala de conteúdos,
metodologias e estratégias adequadas aos diferentes níveis de ensino e conclui
que a Educação Física precisa estreitar a relação entre teoria e prática. E que
a Educação Física e Artes ao contrário das demais disciplinas como matemática, português,
geografia, história ocupam um lugar incomodo na escola.
O esporte, a ginástica, dança,
artes marciais tornam-se cada vez mais produtos de consumo e que a mídia, os
jornais, TV, vídeo games divulgam a idéia da cultura corporal de movimento. Porem
o estilo de vida das crianças e adolescentes hoje em dia é de assistir esporte
e não praticar. Somos todos consumidores do esporte-espetáculo, como
telespectadores ou torcedores em estádios e quadras.
Os próprios alunos muitas vezes não
vendo mais significado na disciplina de Educação Física se desinteressam e
pedem dispensa, com isso valorizam muito mais as práticas corporais realizadas
fora da escola, principalmente no Ensino Médio.
E que uma das finalidades da
Educação Física é formar um cidadão, capaz de se posicionar de forma crítica, o
sujeito que tenha autonomia.
Por isso, num processo de longo
prazo, a Educação Física deve levar o aluno a descobrir motivos e sentidos nas
práticas corporais, favorecer o desenvolvimento de atitudes positivas para com
elas, levar a aprendizagem de comportamentos adequados a sua prática, levar ao
conhecimento, compreensão e análise de seu intelecto os dados científicos e
filosóficos relacionados a cultura corporal de movimento, dirigir sua vontade e
sua emoção para a prática e a apreciação do corpo em movimento(Betti,1992)
As metodologias, estratégias as
decisões cabe ao professor e mais ninguém. A escolha de objetivos e estratégias
de aulas é uma delas, claro que o professor tem que levar em consideração algo
de interesse aos alunos.
Alguns princípios metodológicos como
Principio da Inclusão, onde qualquer atividade tem que incluir todos os alunos.
O Principio da Diversidade, acabando com o “rola bola”, dando aos alunos
atividades como lutas, dança, jogos e outros esportes. O Principio da
Complexidade, dando aulas diferentes ao longo dos anos na escola e o Principio
da adequação ao aluno, levando em conta as características, capacidades e
interesse dos alunos.
A avaliação dos alunos deve ser
continua, considerando a capacidade de aprendizagem do aluno, saber o que
avaliar, como e por que. Com isso eles concluem que tem que criar novos modelos
para relacionar mais a aulas teorias com as práticas, inovando, trazendo novas
estratégias para que o aluno possa ter uma visão crítica do mundo.
Perguntas:
1)
Se um aluno não quer participar da sua aula de jeito nenhum? O que fazer?
2) Como você irá avaliar seus alunos?
3) Como seria uma aula que envolva teoria e prática?(Ens. Médio)?
2) Como você irá avaliar seus alunos?
3) Como seria uma aula que envolva teoria e prática?(Ens. Médio)?
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