Páginas

domingo, 18 de março de 2012

A Onda

A maioria tem sempre razão?

O filme “A Onda” prova que não. A história é baseada em fatos reais e se passa nos Estados Unidos, em Palo Alto, Califórnia, ano de 1967. Retrata um experimento realizado com uma turma de estudantes do ensino médio, cujo objetivo inicial é explicitar os mecanismos que tornaram possível a ascensão do nazismo, e como conseqüência, o maior genocídio da história.
Segundo demonstrado pelo experimento, através da massificação, é possível fazer com que grandes mentiras sejam aceitas como verdades absolutas. Demonstra o perigo que envolve a idéia da coletivização. A cegueira que é disseminada a partir do momento em que as pessoas deixam de lado a sua individualidade e acatam a superioridade do coletivo.
A massificação é reforçada pelos conceitos de comunidade, disciplina, ação e orgulho. Conceitos que, aparentemente têm conotação positiva, e aos quais se 'deve' buscar estar atrelado, afinal, um indivíduo considerado disciplinado e ativo é alguém a quem a comunidade, da forma como está estruturada, atribui grande valor.
O experimento acabou por demonstrar que as pessoas têm uma enorme tendência de se apegar a grupos; à aparente segurança de ser parte de uma comunidade especial. A partir do momento em que os indivíduos sentem essa segurança, se sentem especiais por terem as características necessárias para integrar o grupo em questão, fica relativamente fácil convencê-los da máxima “quem não está conosco está contra nós’.
 “A Onda” tem um forte potencial esclarecedor. E o esclarecimento é uma arma poderosa para defender uma sociedade do perigo de cair vítima de seu próprio ego.


Um comentário:

  1. Fundamentos Da Educação Fìsica Escolar
    Prof: Márcio
    Luan Eraldo Adriano
    The wave ( A Onda ), e um filme Americano , que foi lançado na década de 60 , que conta a historia de um professor de história , que fez uma experiência na sala de aula para tentar explicar como que funciona Nazi- Fascismo , na Alemanha , que por sinal deu muito certo mesmo no EUA , que um país que tanto se conserva a democracia . No ponto de Vista pedagógico desse filme para nos antes de mostrar todo o desfecho da historia , ele tem uma particularidade , que e mostrar o quanto o professor tem de Autonomia dentro da sala de aula , isso e uma questão muito importante para quem quer seguir carreira a Docência . Sem duvida nenhuma o professor tem um dos papeis mais fundamentais , no processo de evolução e transformação da sociedade . Quando se fala em ensino superior se fala antes de mais nada em muita responsabilidade e compromisso , os cursos de Licenciatura nos mostra uma realidade muito diferente do que e realmente ser Professor , pois e claro que a função do professor e tentar mostrar da melhor forma possível para seus alunos como funciona o meio social , ainda existe muitos professores que entra na sala de aula e só mostra os conteúdo programado na disciplina e pronto , aula dada , papel cumprido, esse professor a sociedade não precisa dele , agente precisa de professores , que mesmo nas disciplinas ele encaixe produção de conhecimento , discutir a questões que possam afetar o aprendizado do aluno , talvez indicando de forma indireta como procurar ajuda , mostrar-se disponível, jogar questões na sala que fale de preconceitos, discriminação , igualdade , pra que o aluno tenha uma visão diferente , essa edução que os alunos precisam , antes de mais nada , pois já e mais que comprovado que o mundo só vai mudar de alguma forma se tiver muita educação social inserida . Esse professor de História Americano , mostra o quanto exercer a Docência e importante para a sociedade num simples teste ele provo o quanto ele pode persuadir seus alunos , a grande questão e sera que os novos professores que estão chegando e os que já estão nas áreas de ensino estão com preparação adequada para ensinar ? Assim como no filme , professores que tem uma identidade ideológica boa , tem sim como transmitir uma boa educação social .

    ResponderExcluir