Páginas

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Resenha : Avaliação em Educação Física Escolar : Relato de uma Experiência - Juçara Maciel Muad


Universidade Federal de Lavras
UFLA


Docência e Formação Cultural na Educação Física Escolar

Docente: Márcio Noberto Faria

Alunas : Rayssa Alves
Bianca Stefany




Avaliação em Educação Física Escolar : Relato de uma Experiência

Juçara Maciel Muad

Introdução

A presente tese defendida por Juçara Maciel Muad corresponde a redação final da dissertação de mestrado que foi aprovada pela comissão julgadora, em quatorze de fevereiro de 2003 pelo Professor Dr. Jocimar Daolio
Juçara Maciel começou a se preocupar com o seguinte tema no decorrer de seus oito anos lecionados em escola de ensino fundamental em Campinas. A tese é de fundamental importância , sendo intitulada como Avaliação em Educação Física Escolar : Relato de uma experiência,que tem como objetivo discutir a avaliação no processo de ensino-aprendizagem na Educação Física Escolar ,fazendo uma retomada histórica da avaliação no ambiente escolar.

Desenvolvimento

A tese relata dados significativos da avaliação no âmbito escolar,onde Juçara Maciel Muad se vê lecionando por oito anos no ensino fundamental das escolas de Campinas, tendo suas aulas refletidas em sua infância e juventude. Ela revia no seu dia a dia o esporte de rendimento,suas aulas eram voltadas para a técnica e para o “fazer pelo fazer”.
O processo de ensino-aprendizagem não tinha bases renovadas eram desenvolvidas os mesmos métodos tradicionais, com a repetição de gestos técnicos que priorizava os mais habilidosos e deixava os demais alunos como “reservas”.A questão da avaliação pode ser encarada sob quatro grandes temas : avaliação do processo de ensino-aprendizagem (do aluno e dos professores),do desempenho do professores, do currículo e da instituição escolar .
Juçara Maciel começou a levantar fatos dos processos de avaliação empregado na educação física fazendo uma retomada na história da educação,mostrando que a teoria tradicional baseou-se na ciência positivista onde os alunos era considerados meros receptores de conhecimentos,portanto entende-se que a avaliação baseava-se na verificação quantitativa dos conteúdos transmitidos.
Logo após essa linha tradicional evidenciaram as tendências da educação física sendo prioritariamente três como: Método Francês,o Desportivo Generalizado e Esportivo.
Atualmente ocorre uma justaposição de todos os tipos de correntes, que são predominantes nas escolas,possuindo dois processos de avaliação sendo ele formal e informal. Nota-se que ainda nos dias atuais a educação física proporciona um apoio/auxilio para àquelas disciplinas que tendem a ser “mais difíceis” onde os professores abdicam de suas aulas para o desenvolvimento de outras.
Entendendo a avaliação na educação física,Juçara escolheu quatro obras contemporâneas e se norteou em apenas uma,onde selecionou uma classe de terceira série do ensino fundamental e mostrou que é possível abordar a avaliação na escola de modo critico,objetivo e sério realizando as estratégias de pesquisa ação,pesquisa de campo entre outras atividades que ressaltaram a importância do trabalho da autora no âmbito escolar.
Enfim a avaliação na educação física pode ser vista de várias maneiras diferentes desde o modelo tradicional até os modelos dos dias atuais,ligando o aluno ao professor e estabelecendo vínculos e estratégias para ordenar o plano de aula. A tese mostra que as experiências realizadas nas escolas foi de grande valia mostrando que é importante aplicar modelos diferentes em aulas que são monótomas e que sempre visam o esporte como fator principal das aulas.


Conclusão

Portanto a autora não estabeleceu de inicio uma opinião formada ou uma verdade absoluta,o tema apresentou algumas dificuldades como o pequeno números de publicação na área da Educação Física sendo difícil encontrar propostas concretas de avaliação. Portanto com a retomada da historia da educação física no contexto geral e a realização de pesquisa ação ,possibilitou um melhor entendimento sobre o tema que nos mostrou que não existe somente um processo de avaliação mas vários que podem e devem ser implementados na educação física escolar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário