Universidade
Federal de Lavras
UFLA
Docência
e Formação Cultural na Educação Física Escolar
Docente:
Márcio Noberto Faria
Alunas
: Rayssa Alves
Bianca
Stefany
Avaliação
em Educação Física Escolar : Relato de uma Experiência
Juçara
Maciel Muad
Introdução
A
presente tese defendida por Juçara Maciel Muad corresponde a
redação final da dissertação de mestrado que foi aprovada pela
comissão julgadora, em quatorze de fevereiro de 2003 pelo Professor
Dr. Jocimar Daolio
Juçara
Maciel começou a se preocupar com o seguinte tema no decorrer de
seus oito anos lecionados em escola de ensino fundamental em
Campinas. A tese é de fundamental importância , sendo intitulada
como Avaliação em Educação Física Escolar : Relato de uma
experiência,que tem como objetivo discutir a avaliação no
processo de ensino-aprendizagem na Educação Física Escolar
,fazendo uma retomada histórica da avaliação no ambiente escolar.
Desenvolvimento
A
tese relata dados significativos da avaliação no âmbito
escolar,onde Juçara Maciel Muad se vê lecionando por oito anos no
ensino fundamental das escolas de Campinas, tendo suas aulas
refletidas em sua infância e juventude. Ela revia no seu dia a dia o
esporte de rendimento,suas aulas eram voltadas para a técnica e para
o “fazer pelo fazer”.
O
processo de ensino-aprendizagem não tinha bases renovadas eram
desenvolvidas os mesmos métodos tradicionais, com a repetição de
gestos técnicos que priorizava os mais habilidosos e deixava os
demais alunos como “reservas”.A questão da avaliação pode ser
encarada sob quatro grandes temas : avaliação do processo de
ensino-aprendizagem (do aluno e dos professores),do desempenho do
professores, do currículo e da instituição escolar .
Juçara
Maciel começou a levantar fatos dos processos de avaliação
empregado na educação física fazendo uma retomada na história da
educação,mostrando que a teoria tradicional baseou-se na ciência
positivista onde os alunos era considerados meros receptores de
conhecimentos,portanto entende-se que a avaliação baseava-se na
verificação quantitativa dos conteúdos transmitidos.
Logo
após essa linha tradicional evidenciaram as tendências da educação
física sendo prioritariamente três como: Método Francês,o
Desportivo Generalizado e Esportivo.
Atualmente
ocorre uma justaposição de todos os tipos de correntes, que são
predominantes nas escolas,possuindo dois processos de avaliação
sendo ele formal e informal. Nota-se que ainda nos dias atuais a
educação física proporciona um apoio/auxilio para àquelas
disciplinas que tendem a ser “mais difíceis” onde os professores
abdicam de suas aulas para o desenvolvimento de outras.
Entendendo
a avaliação na educação física,Juçara escolheu quatro obras
contemporâneas e se norteou em apenas uma,onde selecionou uma classe
de terceira série do ensino fundamental e mostrou que é possível
abordar a avaliação na escola de modo critico,objetivo e sério
realizando as estratégias de pesquisa ação,pesquisa de campo entre
outras atividades que ressaltaram a importância do trabalho da
autora no âmbito escolar.
Enfim
a avaliação na educação física pode ser vista de várias
maneiras diferentes desde o modelo tradicional até os modelos dos
dias atuais,ligando o aluno ao professor e estabelecendo vínculos e
estratégias para ordenar o plano de aula. A tese mostra que as
experiências realizadas nas escolas foi de grande valia mostrando
que é importante aplicar modelos diferentes em aulas que são
monótomas e que sempre visam o esporte como fator principal das
aulas.
Conclusão
Portanto
a autora não estabeleceu de inicio uma opinião formada ou uma
verdade absoluta,o tema apresentou algumas dificuldades como o
pequeno números de publicação na área da Educação Física sendo
difícil encontrar propostas concretas de avaliação. Portanto com a
retomada da historia da educação física no contexto geral e a
realização de pesquisa ação ,possibilitou um melhor entendimento
sobre o tema que nos mostrou que não existe somente um processo de
avaliação mas vários que podem e devem ser implementados na
educação física escolar.
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