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terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Resenha: Tese de Doutorado "A formação continuada do professor de Educação Física"

Introdução


O presente trabalho visa análise da Tese de Doutorado “A formação continuada do professor de Educação Física: possibilitando práticas reflexivas”, defendida por José Augusto Victoria Palma. O objetivo principal é a construção e reestruturação das concepções cognitivas-críticas do professor de Educação Física, possibilitando a formação continuada do intelecto profissional.


Desenvolvimento e aplicação do projeto

O Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado de Educação – SEED/PR, e contribuição e assessores intelectuais de Universidades paranaenses, desenvolveram projeto, que tinha por objetivo promover encontros de capacitação com professores de Educação Física das redes municipais, estaduais e privadas de ensino, da cidade de Londrina, visando contribuir com o a construção epistêmica-crítica do intelecto do profissional, e consequente ação docente.
Para o desenvolvimento do projeto, foi realizado um diagnóstico das concepções dos profissionais em relação a escola, educação, educação escolarizada, Educação Física e currículos básicos. O resultado do diagnóstico apresentou respostas embasadas em senso comum, sem criticidade, e ou propriedade científica para a construção das respostas. Diante disto  verificou-se a necessidade do desenvolvimento do projeto de capacitação através da pesquisa-ação promove a melhora do raciocínio e análise de um objeto, resultando consequentemente ações de interferência, bem como de transformação no ambiente escolar.
O projeto foi realizado mediante reuniões que instigaram a promoção do conhecimento intelectual, aliado a ações vividas no contexto profissional. No primeiro encontro foi constatada a preocupação dos participantes pela capacitação técnica, e a solução de problemas encontrados nas aulas de Educação Física.
No segundo encontro foi discutido qual seria o papel do professor de Educação Física. Diante das falas dos profissionais foi visto a sistematização de argumentos pouco consistentes sobre o assunto, estes alegaram que o professor é responsável por sistematizar e repassar o conhecimento, e os alunos como meros aprendizes são responsáveis por adquiri-los. É importante salientar que a transmissão do conhecimento ainda foi vista de maneira conservadora.
No terceiro encontro foi analisada a Educação Física no contexto escolar – importâncias e relevância para o progresso dos alunos; nesta temática foi abordada as ações metodológicas de ensino, e percebeu-se a que o foco do professor era inteiramente transmitir conhecimentos práticos, sem se importar com a construção de concepções críticas do aluno.
No quarto encontro foi analisada a concepção de conteúdo escolar e critérios de seleção; foi visto que os professores desenvolvem conteúdos a partir de determinantes das instituições de ensino, são levados em conta os Conteúdos Básicos e os Parâmetros Curriculares Nacionais, sendo necessária a revisão da concepção atual de conteúdo a ser desenvolvido, quebrando barreiras para com o tradicionalismo.
No quinto momento foi vista a Concepção de avaliação do processo ensino-aprendizagem; é nítido a presença de elementos descontextualizados, e posicionamentos diante de argumentos de senso comum. Isso é bem representado pelo tipo de avaliação que os professores usam nas suas aulas de Educação Física, tais como participação, o interesse; todavia, se vê também posicionamentos que levam a superação das formas tradicionais de ensino-aprendizagem, colocando em pauta ao estabelecimento e avaliação diária e os limites encontrados pelos alunos.
Mediante a realização de estudos por meio de textos análogos ao proposto pelo projeto, a pesquisa-ação, e a fomentação pela construção do pensamento crítico do profissional de Educação Física, foi visto que houve melhora significativa em suas concepções e estruturação de argumentos, e consequente aplicação prática.



Conclusão

O projeto de pesquisa apresentado na presente Tese teve como objetivo principal a elaboração das concepções cognitivas críticas-científicas dos professores de Educação Física. Foi visto que a capacitação intelectual destes profissionais tiveram significativas resultados, possibilitando a conquista do processo emancipatório pessoal e profissional.

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