Introdução
O
presente trabalho visa análise da Tese de Doutorado “A formação continuada do
professor de Educação Física: possibilitando práticas reflexivas”, defendida
por José Augusto Victoria Palma. O objetivo principal é a construção e
reestruturação das concepções cognitivas-críticas do professor de Educação
Física, possibilitando a formação continuada do intelecto profissional.
Desenvolvimento
e aplicação do projeto
O
Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado de Educação –
SEED/PR, e contribuição e assessores intelectuais de Universidades paranaenses,
desenvolveram projeto, que tinha por objetivo promover encontros de capacitação
com professores de Educação Física das redes municipais, estaduais e privadas
de ensino, da cidade de Londrina, visando contribuir com o a construção
epistêmica-crítica do intelecto do profissional, e consequente ação docente.
Para
o desenvolvimento do projeto, foi realizado um diagnóstico das concepções dos
profissionais em relação a escola, educação, educação escolarizada, Educação
Física e currículos básicos. O resultado do diagnóstico apresentou respostas
embasadas em senso comum, sem criticidade, e ou propriedade científica para a
construção das respostas. Diante disto verificou-se a necessidade do desenvolvimento
do projeto de capacitação através da pesquisa-ação promove a melhora do
raciocínio e análise de um objeto, resultando consequentemente ações de
interferência, bem como de transformação no ambiente escolar.
O
projeto foi realizado mediante reuniões que instigaram a promoção do
conhecimento intelectual, aliado a ações vividas no contexto profissional. No
primeiro encontro foi constatada a preocupação dos participantes pela
capacitação técnica, e a solução de problemas encontrados nas aulas de Educação
Física.
No
segundo encontro foi discutido qual seria o papel do professor de Educação
Física. Diante das falas dos profissionais foi visto a sistematização de
argumentos pouco consistentes sobre o assunto, estes alegaram que o professor é
responsável por sistematizar e repassar o conhecimento, e os alunos como meros
aprendizes são responsáveis por adquiri-los. É importante salientar que a
transmissão do conhecimento ainda foi vista de maneira conservadora.
No
terceiro encontro foi analisada a Educação Física no contexto escolar – importâncias
e relevância para o progresso dos alunos; nesta temática foi abordada as ações
metodológicas de ensino, e percebeu-se a que o foco do professor era
inteiramente transmitir conhecimentos práticos, sem se importar com a
construção de concepções críticas do aluno.
No
quarto encontro foi analisada a concepção de conteúdo escolar e critérios de seleção;
foi visto que os professores desenvolvem conteúdos a partir de determinantes
das instituições de ensino, são levados em conta os Conteúdos Básicos e os
Parâmetros Curriculares Nacionais, sendo necessária a revisão da concepção
atual de conteúdo a ser desenvolvido, quebrando barreiras para com o
tradicionalismo.
No
quinto momento foi vista a Concepção de avaliação do processo
ensino-aprendizagem; é nítido a presença de elementos descontextualizados, e
posicionamentos diante de argumentos de senso comum. Isso é bem representado
pelo tipo de avaliação que os professores usam nas suas aulas de Educação Física,
tais como participação, o interesse; todavia, se vê também posicionamentos que
levam a superação das formas tradicionais de ensino-aprendizagem, colocando em
pauta ao estabelecimento e avaliação diária e os limites encontrados pelos
alunos.
Mediante
a realização de estudos por meio de textos análogos ao proposto pelo projeto, a
pesquisa-ação, e a fomentação pela construção do pensamento crítico do
profissional de Educação Física, foi visto que houve melhora significativa em
suas concepções e estruturação de argumentos, e consequente aplicação prática.
Conclusão
O
projeto de pesquisa apresentado na presente Tese teve como objetivo principal a
elaboração das concepções cognitivas críticas-científicas dos professores de
Educação Física. Foi visto que a capacitação intelectual destes profissionais
tiveram significativas resultados, possibilitando a conquista do processo emancipatório
pessoal e profissional.
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