Páginas

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Aos Futuros Alunos da Disciplina "Fundamentos da Educação Física Escolar"....


Quando entrei para a Universidade Federal de Lavras no curso de Educação Física (licenciatura), eu sempre soube que era isso que eu queria seguir para minha vida, um dos motivos é pelo fato do ambiente escolar me chamar a atenção, o desafio em que temos em tentar compreender principalmente o que é uma escola, tentar saber tudo aquilo que está em sua volta, entender o indivíduo como aluno e sua história. E foi devido a essa disciplina "fundamentos da educação física escolar" que teve um papel de grande importância  no meu crescimento acadêmico, através das aulas ministradas pelo professor Marcio e especialmente pelas apresentações dos seminários, onde destaco a tese de doutorado de MÔNICA CALDAS EHRENBERG que estuda a questão dos Currículos de licenciatura de educação física: a dança em questão. Essa tese falando particularmente mexeu comigo pelo fato da dificuldade que eu tinha com o conteúdo dança e não me imaginária trabalhando com futuros alunos tal conteúdo. E foi através do estudo dessa tese e da apresentação dela, foi onde eu me senti estimulado a aceitar o conteúdo dança e passando a entender que "não é preciso que o professor saiba dançar bem e todas as danças, mas que ele tenha suporte e que ele saiba ensinar seus alunos o porque da dança". Por fim destaco também a relevância que teve o projeto político em que criamos, tentando imaginar uma educação física modelo, ou que ela seja de tal forma mais coerente com seus conteúdos a serem propostos para nós alunos. 
Termino meu relato de experiência pela disciplina com uma breve citação de Paulo Freire que diz: "Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre." 


Diogo Eduardo N. Silva


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário