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terça-feira, 29 de julho de 2014

Programa Educacional



Aos navegantes

De Rafael Vilas Boas

A disciplina de “Fundamentos da Educação Física Escolar” poderá mudar muito a maneira de você pensar educação física. Hoje em dia muitos conceituam a educação física no panorama mundial atual como uma atividade educativa por excelência, comprometida com os direitos fundamentais do ser humano (saúde, ocupação saudável do tempo livre, preservação da cultura, entre outros) constituindo, portanto, um meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo dos seres humanos. A educação física escolar é em muitos casos fechada aos esportes ou até somente ao futsal, infeliz essa triste realidade que representa um triste visual da área. Podemos nos caminhar além dos limites que alguns grupos nos impõem, principalmente no âmbito escolar, educação física vai muito além de entregar uma bola aos alunos e avisar que o recolherá a 50 minutos, ao contrario do que muitos pensam podemos ir avante as quatro linhas da quadra, porém com devida cautela.
A educação física escolar é para todos os alunos sentirem o contato do conhecimento, e não para aperfeiçoar habilidades de apenas algum grupo. Durante a formação os alunos não serão testados e nem tão pouco avaliados por sua performance de movimento. Ultimas pesquisas demonstram que o treinamento quanto mais próximo do esporte de alto rendimento geram efeitos quando realizados em repetições a nível especializado. Padrões impostos pela mídia ou por um determinado grupo não serão atingidos nas aulas de educação física escolar, “a prática esportiva ensinado nas escolas, enquanto cópia irrefletida da prática como alto rendimento, só pode fomentar vivências de reconhecimento para uma minoria e o fracasso ou vivência irreconhecível para uma grande maioria” (KUNZ,1994)


Referência Bibliográfica:
KUNZ, Elenor. Transformação Didático-Pedagógica do Esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.

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