Páginas

domingo, 27 de julho de 2014

Mensagem aos novos navegantes



Ao engreças na disciplina Fundamentos da Educação Fisica Escolar será possivel seguir uma jornada fascinante. Nossas convicções serão avaliadas e nossas crenças enriquecidas pelas críticas e reflexões realizadas.Onde teremos a oportunidade de perceber que a educação física não é apenas mais um componente curricular das ecolas básicas, está disciplina vai muito além. Estando diretamente ligada aos movimentos históricos, políticos, sociais, educacionais, e culturais. Sofrendo assim influências de conceitos especificos de cada época e também tendo sua influência.
Na verdade, todo conhecimento que adquirimos ao longo de nossa vida educacional será re-trabalhado e reinventado, para que possamos procurar a melhor forma de trabalhar com os alunos que chegam nas escolas repletos de conhecimentos e influências adquiridas no meio em que vivem. Mas está jornada não será fácil, pois soluções e investigações de problemas irão nos levar a outros reflexões e soluções. Pois o ato de “ensinar não é transmitir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou sua construção” (Paulo Freire).
Tal atitude é desafiadora para todos, pois trata-se de uma experiência inovadora, transformadora e em constante construção. Com isto, é preciso tentar romper com o paradigma de minizar a educação física a uma esportivização no âmbito escolar, e mostrar que a disciplina possui uma gama vasta de contéudos.
Apesar de todos nós já termos uma bagagem como estudantes universitários precisamos estar abertos a novas possibilidades de conhecimentos e em constante estudo para que assim possamos abordar os contéudos aprendidos na disciplina Fundamentos da Educação Física Escolar, e colocar em prática no meio escolar. Sempre tendo em mente que a educação é dinâmica e que o conhecimento não é somente assimilar um conteúdo. É preciso partir de algo, mas para que haja conhecimento esse algo deve ser transformado, e repensado. Podemos fazer isso em conjunto, com outros colegas, mas cada um, necessita colaborar com sua parcela de intelectualidade e de ação.

Débora Pereira Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário