Ao engreças na
disciplina Fundamentos da Educação Fisica Escolar será possivel seguir uma
jornada fascinante. Nossas convicções serão avaliadas e nossas crenças
enriquecidas pelas críticas e reflexões realizadas.Onde teremos a oportunidade
de perceber que a educação física não é apenas mais um componente curricular
das ecolas básicas, está disciplina vai muito além. Estando diretamente ligada
aos movimentos históricos, políticos, sociais, educacionais, e culturais.
Sofrendo assim influências de conceitos especificos de cada época e também
tendo sua influência.
Na verdade,
todo conhecimento que adquirimos ao longo de nossa vida educacional será
re-trabalhado e reinventado, para que possamos procurar a melhor forma de
trabalhar com os alunos que chegam nas escolas repletos de conhecimentos e
influências adquiridas no meio em que vivem. Mas está jornada não será fácil,
pois soluções e investigações de problemas irão nos levar a outros reflexões e
soluções. Pois o ato de “ensinar não é transmitir conhecimentos, mas criar as
possibilidades para a sua própria produção ou sua construção” (Paulo Freire).
Tal atitude é
desafiadora para todos, pois trata-se de uma experiência inovadora,
transformadora e em constante construção. Com isto, é preciso tentar romper com
o paradigma de minizar a educação física a uma esportivização no âmbito
escolar, e mostrar que a disciplina possui uma gama vasta de contéudos.
Apesar de
todos nós já termos uma bagagem como estudantes universitários precisamos estar
abertos a novas possibilidades de conhecimentos e em constante estudo para que
assim possamos abordar os contéudos aprendidos na disciplina Fundamentos da
Educação Física Escolar, e colocar em prática no meio escolar. Sempre tendo em
mente que a educação é dinâmica e que o conhecimento não é somente assimilar um
conteúdo. É preciso partir de algo, mas para que haja conhecimento esse algo
deve ser transformado, e repensado. Podemos fazer isso em conjunto, com outros
colegas, mas cada um, necessita colaborar com sua parcela de intelectualidade e
de ação.
Débora Pereira Coutinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário