Páginas

quarta-feira, 30 de julho de 2014

CONSIDERAÇÕES SOBRE A DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR



A partir do momento que ingressei no curso de Educação Física, sempre percebi o quanto que a área de licenciatura é a que mais me identifiquei e sinto prazer em desenvolver as propostas construídas durante a formação acadêmica, principalmente a partir do meu envolvimeno com os estágios supervisionados e minha relação para e com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência, porém, uma de minhas dificuldades foram quais os conteúdos/ abordagens a serem desenvolvidos e qual o caminho  a ser seguido para que a elaboração de um planejamento e cronograma não seja apenas informações em que os alunos reproduzem e armazenam o que se pretendem, então, a partir do momento que busquei compreender as diversas maneiras de ensino,  em que foram enriquecedoras para a formação acadêmica e a atuação profissional, construídas também na disciplina Fundamentos da Educação Física escolar. Esta disciplina me proporcionou grandes visões construídas durante os demais períodos anteriores e as disciplinas ofertadas neste mesmos períodos, problematizando uma aula de educação física tecnicista, a qual mantém a ênfase da técnica e tática e uma abordagem desenvolvimentista, preocupando apenas no movimento do sujeito e não no sujeito que se movimenta, nas razões significantes de ensino e aprendizagem onde atribui sentido e significado em suas ações e representações presentes dos estudantes. Assim os conhecimentos adquiridos nesta disciplina nos faz formar sujeitos reflexivos, buscando responder o como, porque e de maneira pretendemos desenvolver determinadas propostas, quais os objetivos a serem alcançados, compreendendo cada vez mais as diversas variações presentes de alunos durante o envolvimento com uma atividade proposta, como podemos atender aquela proposta com alunos com deficiência, o que fazer para inclui-lo, e alunos com reprovação/transferência de escola/ alunos com grandes dificuldades em aprender determinado conteúdo, o que fazer destes alunos sujeitos históricos e localizados culturalmente.agregarem valor em suas aprendizagens mesmo quando esteja sendo desenvolvido um projeto na escola e que os alunos estão inseridos ou iniciando o processo de um projeto em que está sendo realizado a um bom tempo, o que fazer para que estes mesmos alunos não caiam de paraquedas em algo em que não conheceram a proposta pedagógica com antecedência, e não acompanharam a sequencia pedagógica do que está sendo ensinado. Então, esta disciplina almejou grandes e imensas possibilidades de refletirmos como docentes na atuação profissional  quando estamos na situação de problema, e quais nossas estratégias para compreender a leitura daquele ambiente e as soluções encontradas para resolvê-las. Enfim, deixo aqui aos futuros alunos desta disciplina a qual tornarão futuros docentes, que deverão pensar em como pretende ser professor e quais as possíveis intervenções necessárias, para se tornarem um docente mediador e contribuidor de ricas propostas, deixando a sensação dos alunos de quererem mais aguçar daquela aula. Como também, buscar compreender todas as abordagens que as aulas de Educação física representa e qual a que pretende seguir, mas visando sempre estimular abordagens em que achamos que não seria muito viável em seguir na atuação, porque são estas mesmas que nos trará grandes conhecimentos para a construção de identidades a uma nova educação física, priorizando sempre a cultura corporal de movimento, aspecto sociocultural, criticidade, reflexão, ressignificação dos temas ofertados; contribuindo assim cada vez mais a desconstrução da frequência dos esportes hegemônicos em que se faz muito presente no âmbito escolar. Seguem abaixo no link mencionado, um programa de Educação Física em que meu grupo elaborou visando atender os elementos essenciais pretendidos na disciplina, servindo como base para o caminho de um novo projeto  que pode ser desenvolvido no ambiente escolar, servindo como suporte a supostas e ricas formas de ensinar e aprender junto aos alunos.
ELISA DE FÁTIMA CARVALHO

Link do trabalho realizado:  http://octopuspinus.blogspot.com.br/2014/07/programa-de-educacao-fisica-escolar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário