Aos novos navegantes,
Ao ingressar na disciplina
“Fundamentos da Educação Física Escolar”, será colocado a sua frente um furacão
de ideias e concepções acerca da Educação física que caberá a cada um
posicionar-se frente a isso porém, o desconforto se faz necessário quando há
intencionalidade de enfrentar e questionar as dificuldades e consequentemente procurar
soluções aos desafios presentes em nossa profissão. Caminhada árdua na verdade,
pelo fato de inúmeras vezes sermos tentados a adotarmos a facilidade da apatia.
Ao longo de toda disciplina, serão abordados trabalhos que possuem um tratamento
diferenciado em relação a Educação Física enquanto disciplina escolar, seus
envolvimento com temáticas diferenciadas que não prendem-se somente aos mesmos
entraves conhecidos desde sempre como: infraestrutura deficitária, falta de
valorização profissional ou até mesmo a falta de envolvimento dos profissionais
da área com a escola. Além dessas questões, muito conhecidas ao longo de toda
graduação, são abordados alguns temas importantes e até então pouco evidenciados como: o currículo, influência do capitalismo no perfil do profissional de
Educação Física, a heteronormatização dos corpos nas práticas pedagógicas adotadas
pelos professores. Temáticas que provocam sempre a reflexão da razão principal
da existência da Educação Física Escolar, pois enquanto disciplina escolar a
mesma deve ser vista como uma cultura de movimento que, associada a ações do
cotidiano proporciona inúmeras situações de reflexão crítica e enriquecimento cultural, porque quando vista e trabalhada desta forma torna-se reconhecida enquanto
disciplina escolar e não somente tempo livre, obviamente todo processo mediado
por nós, futuros professores.
Nesta disciplina haverão diversos debates onde serão expostos, discutidos e
compartilhados conhecimentos, tal questão se faz importante pois, constitui uma
ferramenta para disseminação de conhecimentos que visam um objetivo comum e por
esta razão o trabalho deve ser em conjunto para que o objetivo seja alcançado
plenamente, nesta concepção segue abaixo um modelo de programa educacional.
Angélica de
Souza Silva
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