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segunda-feira, 28 de julho de 2014

Programa Educacional de Educação Física, do Ensino Infantil e Ensino Fundamental


               Aos novos navegantes,

             Ao ingressar na disciplina “Fundamentos da Educação Física Escolar”, será colocado a sua frente um furacão de ideias e concepções acerca da Educação física que caberá a cada um posicionar-se frente a isso porém, o desconforto se faz necessário quando há intencionalidade de enfrentar e questionar as dificuldades e consequentemente procurar soluções aos desafios presentes em nossa profissão. Caminhada árdua na verdade, pelo fato de inúmeras vezes sermos tentados a adotarmos a facilidade da apatia. Ao longo de toda disciplina, serão abordados trabalhos que possuem um tratamento diferenciado em relação a Educação Física enquanto disciplina escolar, seus envolvimento com temáticas diferenciadas que não prendem-se somente aos mesmos entraves conhecidos desde sempre como: infraestrutura deficitária, falta de valorização profissional ou até mesmo a falta de envolvimento dos profissionais da área com a escola. Além dessas questões, muito conhecidas ao longo de toda graduação, são abordados alguns temas importantes e até então pouco evidenciados como: o currículo, influência do capitalismo no perfil do profissional de Educação Física, a heteronormatização dos corpos nas práticas pedagógicas adotadas pelos professores. Temáticas que provocam sempre a reflexão da razão principal da existência da Educação Física Escolar, pois enquanto disciplina escolar a mesma deve ser vista como uma cultura de movimento que, associada a ações do cotidiano proporciona inúmeras situações de reflexão crítica e enriquecimento cultural, porque quando vista e trabalhada desta forma torna-se reconhecida enquanto disciplina escolar e não somente tempo livre, obviamente todo processo mediado por nós, futuros professores.
      Nesta disciplina haverão diversos debates onde serão expostos, discutidos e compartilhados conhecimentos, tal questão se faz importante pois, constitui uma ferramenta para disseminação de conhecimentos que visam um objetivo comum e por esta razão o trabalho deve ser em conjunto para que o objetivo seja alcançado plenamente, nesta concepção segue abaixo um modelo de programa educacional.


Angélica de Souza Silva



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