A Educação Física
Escolar vem sendo discutida nos últimos anos em uma perspectiva cultural, e é a
partir deste referencial que consideramos a Educação Física como parte da cultura
humana, ou seja, ela se constitui numa área de conhecimento que estuda e atua
sobre um conjunto de práticas ligadas ao corpo e ao movimento criadas pelo
homem ao longo de sua história: os jogos, as ginásticas, as lutas, as danças e
os esportes. É nesse sentido que se tem falado atualmente de uma cultura
corporal, ou cultura física, ou, ainda, cultura de movimento. Se aceitarmos que
a Educação Física trata da cultura de movimento, podemos concluir que sua
atuação escolar deve dar conta da sistematização desse conhecimento ao longo do
ensino, nos mesmos moldes das outras disciplinas escolares.
Esta deveria, a partir
do conhecimento corporal popular e das suas variadas formas de expressão
cultural, almejar que o aluno possua um conhecimento organizado, crítico e
autônomo a respeito da chamada cultura humana de movimento. Uma forma de
educação que parta do pressuposto que os alunos são diferentes, recusando o
binômio igualdade/desigualdade para compará-los. Sendo eles diferentes e tendo a
aula que alcançar todos os alunos.
De forma cultural, a
Educação Física é definida pelo o que o homem pensa de seu corpo, como ele
pensa de si mesmo em relação ao seu corpo, e como ele pensa que seu
corpo deve ser treinado, exercitado, disciplinado, desenvolvido, educado.
Isto é verdade tanto em sociedades onde existe a crença que o “eu” e o corpo
são separados como naquelas onde há a aceitação científica de que o homem é um
organismo unificado que move, pensa, sente, se expressa, etc.
Cada pessoa oferece uma
definição de educação física em termos que refletem sua percepção e cada
definição pode descrever precisamente um programa de educação física. A precisão
da definição é determinada pelo grau pelo qual as palavras refletem a percepção
e as experiências daquele que oferece a definição. Em outras palavras, a
definição de Educação Física depende largamente do ponto de vista pessoal.
Hoje em dia, Educação
Física é definida como um processo educacional que usa o movimento como um meio
de ajudar as pessoas a adquirir habilidades, condicionamento, conhecimento e
atitudes que contribuem para seu ótimo desenvolvimento e bem estar.
Em resumo, a educação
física procura desenvolver o bem estar geral de cada pessoa pelo uso de
movimentos. O resultado educacional da experiência motora não é limitado aos benefícios
corporais. Deve‐se
considerar o termo educação física em planos mais amplos, mais abertos, incluindo
a mente assim como o corpo.
A Educação Física
sempre será uma área educacional e a maior razão para isto é que as pessoas
vão sempre aprender e praticar movimentos com objetivos de saúde, satisfação, prazer
e autoconhecimento. Por
isso a ênfase profissional deve procurar continuar a crescer, pois a Educação
Física não na teoria acadêmica é abordada de uma forma, enquanto que na prática
notamos que o sujeito e afetado por toda a margem de conhecimento ao seu redor
(mídia, sociedade, religião, etc). A Educação Física deve ajudar na busca e
formação da identidade de um indivíduo, cooperando em sua formação humana e
para a interação social no ambiente em que está inserido.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAggw8AI/trabalho-fundamentos-ef
Nenhum comentário:
Postar um comentário