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terça-feira, 29 de julho de 2014

Avaliação Fundamentos da Educação Física Escolar

A Educação Física Escolar vem sendo discutida nos últimos anos em uma perspectiva cultural, e é a partir deste referencial que consideramos a Educação Física como parte da cultura humana, ou seja, ela se constitui numa área de conhecimento que estuda e atua sobre um conjunto de práticas ligadas ao corpo e ao movimento criadas pelo homem ao longo de sua história: os jogos, as ginásticas, as lutas, as danças e os esportes. É nesse sentido que se tem falado atualmente de uma cultura corporal, ou cultura física, ou, ainda, cultura de movimento. Se aceitarmos que a Educação Física trata da cultura de movimento, podemos concluir que sua atuação escolar deve dar conta da sistematização desse conhecimento ao longo do ensino, nos mesmos moldes das outras disciplinas escolares.
Esta deveria, a partir do conhecimento corporal popular e das suas variadas formas de expressão cultural, almejar que o aluno possua um conhecimento organizado, crítico e autônomo a respeito da chamada cultura humana de movimento. Uma forma de educação que parta do pressuposto que os alunos são diferentes, recusando o binômio igualdade/desigualdade para compará-los. Sendo eles diferentes e tendo a aula que alcançar todos os alunos.
De forma cultural, a Educação Física é definida pelo o que o homem pensa de seu corpo, como ele pensa de si mesmo em relação ao seu corpo, e como ele pensa que seu corpo  deve ser treinado, exercitado, disciplinado, desenvolvido, educado. Isto é verdade tanto em sociedades onde existe a crença que o “eu” e o corpo são separados como naquelas onde há a aceitação científica de que o homem é um organismo unificado que move, pensa, sente, se expressa, etc.
Cada pessoa oferece uma definição de educação física em termos que refletem sua percepção e cada definição pode descrever precisamente um programa de educação física. A precisão da definição é determinada pelo grau pelo qual as palavras refletem a percepção e as experiências daquele que oferece a definição. Em outras palavras, a definição de Educação Física depende largamente do ponto de vista pessoal.
Hoje em dia, Educação Física é definida como um processo educacional que usa o movimento como um meio de ajudar as pessoas a adquirir habilidades, condicionamento, conhecimento e atitudes que contribuem para seu ótimo desenvolvimento e bem estar.
Em resumo, a educação física procura desenvolver o bem estar geral de cada pessoa pelo uso de movimentos. O resultado educacional da experiência motora não é limitado aos benefícios corporais. Devese considerar o termo educação física em planos mais amplos, mais abertos, incluindo a mente assim como o corpo.

A Educação Física sempre será uma área educacional e a maior razão  para isto é que as pessoas vão sempre aprender e praticar movimentos com objetivos de saúde, satisfação, prazer e autoconhecimento.  Por isso a ênfase profissional deve procurar continuar a crescer, pois a Educação Física não na teoria acadêmica é abordada de uma forma, enquanto que na prática notamos que o sujeito e afetado por toda a margem de conhecimento ao seu redor (mídia, sociedade, religião, etc). A Educação Física deve ajudar na busca e formação da identidade de um indivíduo, cooperando em sua formação humana e para a interação social no ambiente em que está inserido.

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAggw8AI/trabalho-fundamentos-ef

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