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sábado, 2 de junho de 2012

apresentação tcc 1- Levantamento sobre o conhecimento dos alunos quanto as brincadeiras de rua/tradicionais.







Pré projeto de TCC1

Tema:
 “Brincadeiras de rua/ populares” na Educação Física Escolar (E.F.E.).
Delimitação:
Levantamento sobre o conhecimento dos alunos quanto a essas brincadeiras,e troca de experiência.
Justificativa:
          Acompanhando a constante necessidade de diversificação de atividades dentro da E.F.E . na busca de conseguir mais atenção e interesse dos alunos pelas nossas aulas,esse tipo de atividade seria uma boa possibilidade,já que a maioria dos alunos desconhecem ou nunca tiveram a possibilidade de participar delas,levando em conta o perigo que se tornou brincar na rua atualmente,e mesmo a grande demanda do uso dos aparelhos tecnológicos que vem tirando a participação das crianças em tudo o que faziam antes e que os proporcionavam um pouco de integração  e ampliação cultural.Levando em conta que toda e qualquer movimentação humana ,tem sua base em vivências históricas e culturais dos mesmos.
          A educação física escolar deve ser um ambiente de crescimento para as crianças e também para o professor,deve haver uma troca de experiências,informações,e que isso possa ser levado para as aulas.Os alunos necessitam de aulas diversificadas,de conhecer coisas novas,de não se ater somente a algumas atividades,se existe a possibilidade de mudança,de variação.

Objetivos:
Realizar um levantamento sobre quais brincadeiras tradicionais as crianças tem conhecimento, e promover uma troca de experiência entre as crianças sobre as mesmas.
Metodologia da pesquisa:
Escolher duas turmas com a média de idade igual, em duas escolas diferentes. Fazer um levantamento por meio de uma pergunta simples, sobre quais brincadeiras tradicionais eles conhecem. Após esse levantamento, propor o uso da troca de correspondência entre essas turmas das duas escolas, correspondências essas que devem conter as brincadeiras que conhecem e que acreditam que seria interessante que as outras crianças pudessem conhecer.
Fazer o registro da confecção e do momento em que as correspondências forem recebidas nas turmas, através de fotos, e coletar alguns relatos das opiniões das crianças.
Problema de pesquisa/ Hipótese :
Acredita-se que nessa fase em que as crianças já nascem em meio aos aparelhos/ brinquedos eletrônicos, e inseridos com tanta facilidade no mundo informatizado dos computadores e Internet, resta pouco ou mesmo nenhum tempo para terem contato e conviver e/ ou vivencias as brincadeiras tradicionais. E, levando-se em conta o ambiente cultural e social em que cada um cresceu e se desenvolveu,espera-se que cada criança da mesma faixa etária, mas que estudam em escolas diferentes,em lugares diferentes,venham a conhecer brincadeiras diferentes,ou até mesmo as mesmas,porém com nomes diferentes.
Revisão de Literatura:
Para Kishimoto 2010, a brincadeira tradicional infantil assume características de anonimato, tradicionalidade, transmissão oral,conservação,mudança e universalidade.
Enquanto manifestação livre e espontânea da cultura popular,a brincadeira tradicional tem a função de perpetuar a cultura infantil, desenvolver formas de convivência social e permitir o prazer de brincar.Por pertencer à categoria de experiências transmitidas espontaneamente conforme motivações internas da criança,a brincadeira tradicional infantil garante a presença do lúdico,da situação imaginária.
         De acordo com o Currículo Básico Comum (CBC) ,” os jogos e as brincadeiras são ações culturais cuja intencionalidade e curiosidade resultam em um processo lúdico, autônomo, criativo, possibilitando a (re)construção de regras, diferentes modos de lidar com o tempo, lugar, materiais e experiências culturais, isto é, o imaginário. A natureza dos jogos e das brincadeiras não é discriminatória, pois implica o reconhecimento de si e do outro, traz possibilidades de lidar com os limites como desafios, e não como barreiras. Além disso, os jogos e as brincadeiras possibilitam o uso de diferentes linguagens verbais e não-verbais, o uso do corpo de formas diferentes e conscientes; a organização, ação e avaliação coletivas.
          Incluir os jogos e as brincadeiras populares como o bentealtas, o rouba-bandeira, a queimada,o tico-tico fuzilado; os jogos de salão, como a dama, o xadrez, o futebol de prego; os jogos de carta; os jogos derivados de esportes coletivos, como o 21, o corta-três, o paulistinha, o paredão,o peruzinho; os jogos de raquete, como o pingue-pongue, frescobol, nos currículos escolares, é considerar um importante conteúdo presente na diversificada cultura brasileira. Identificar como os pais, os tios e os avós de nossos alunos brincavam poderá contribuir para uma reflexão sobre as mudanças e permanências culturais em nossa sociedade hoje. Analisar a influência dos jogos
eletrônicos, dos videogames e dos jogos de computador na vida de jovens e adolescentes é uma importante habilidade a ser desenvolvida por meio deste eixo temático.

Bibliografia Básica:
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2010. 207 p.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005. 243 p. (Estudos )
FADELI,Thiago Tozetti ; FERRI, Marco Antônio Parente ; SILVA, Roseli Sandra E; GONÇALVES JUNIOR, Luiz. Arco da velha: resgate e vivência de brinquedos e brincadeiras populares. In: XV ENCONTRO NACIONAL DE RECREAÇÃO E LAZER – LAZER E TRABALHO : NOVOS SIGNIFICADOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.2003.SANTO ANDRE. Anais do...CD ROM.Santo André;2003.
ANDRADE, Sergio Jesus de,JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS,UMA PROPOSTA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.ESEF.2010.
Currículo Básico Comum da Educação Física; Ministério da Educação; Governo de Minas Gerais,2010.
 






7 comentários:

  1. O mundo da tecnologia desperta grande interesse nas crianças, mas as brincadeiras, ao meu ver, contribuem para um melhor desenvolvimento sociocultural e afetivo das crianças.Precisamos resgatar as brincadeiras e mostrar as crianças que elas proporcionam tanto prazer ou mais quanto os videogames.

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  2. Gostei muito do tema pesquisado, o trabalho apresenta otima coerencia em relação ao problema de pesquisa e hipoteses. Pois infelizmente hoje as brincadeiras de rua forão ficando para traz devido a uma infinidade de fatores, que acabe a nos futuros educadores tentar resgatar.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Olá Cláudia, achei bem interessante o seu tema de pesquisa, e acredito que será de grande valia, pois o mesmo trará resultados de como as crianças de hoje em dia obtem o chonhecimentos de algumas brincadeiras de rua, o não conhecimento da mesma tem sido influenciado pela tecnologia, onde muitas crianças são afetas pela mesma, o que evidência até mesmo um problema para o desenvolvimento e conhecimento da criança.

    Acadêmica: Amanda Aparecida Delfino

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  5. O vídeo saiu sem áudio aqui em casa, mas li a descrição do estudo e o achei interessantíssimo. Seria interessante se uma das escolas fosse pública e a outra particular para comparar esse conhecimento entre dois grupos socioculturalmente heterogêneos.

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  6. Interessantíssimo, uma pesquisa dessa pode inclusive levar-nos posteriormente a calcular em quanto tempo as brincadeiras de rua estarão totalmente esquecidas pelas crianças do mundo moderno.

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  7. O vídeo está sem áudio, mas li o post e o que vale é a intenção. O tema porém é super interessante mesmo, jogos de rua ajudam muito no desenvolvimento de uma criança, ajuda na construção de caráter, pois ao se relacionar com outras crianças aprende-se a perder, ganhar, discutir, impor uma ideia de brincadeira e por aí vai, com vídeo games a vivencia nunca será igual a da convivência.

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