Pré projeto de TCC1
Tema:
“Brincadeiras de rua/ populares” na Educação
Física Escolar (E.F.E.).
Delimitação:
Levantamento sobre o
conhecimento dos alunos quanto a essas brincadeiras,e troca de experiência.
Justificativa:
Acompanhando a constante necessidade
de diversificação de atividades dentro da E.F.E . na busca de conseguir mais
atenção e interesse dos alunos pelas nossas aulas,esse tipo de atividade seria
uma boa possibilidade,já que a maioria dos alunos desconhecem ou nunca tiveram
a possibilidade de participar delas,levando em conta o perigo que se tornou
brincar na rua atualmente,e mesmo a grande demanda do uso dos aparelhos
tecnológicos que vem tirando a participação das crianças em tudo o que faziam
antes e que os proporcionavam um pouco de integração e ampliação cultural.Levando em conta que
toda e qualquer movimentação humana ,tem sua base em vivências históricas e
culturais dos mesmos.
A educação física escolar deve ser um
ambiente de crescimento para as crianças e também para o professor,deve haver
uma troca de experiências,informações,e que isso possa ser levado para as
aulas.Os alunos necessitam de aulas diversificadas,de conhecer coisas novas,de
não se ater somente a algumas atividades,se existe a possibilidade de
mudança,de variação.
Objetivos:
Realizar um levantamento sobre quais brincadeiras
tradicionais as crianças tem conhecimento, e promover uma troca de experiência
entre as crianças sobre as mesmas.
Metodologia da pesquisa:
Escolher duas turmas com a média de idade igual,
em duas escolas diferentes. Fazer um levantamento por meio de uma pergunta
simples, sobre quais brincadeiras tradicionais eles conhecem. Após esse
levantamento, propor o uso da troca de correspondência entre essas turmas das
duas escolas, correspondências essas que devem conter as brincadeiras que
conhecem e que acreditam que seria interessante que as outras crianças pudessem
conhecer.
Fazer o registro da confecção e do momento em que
as correspondências forem recebidas nas turmas, através de fotos, e coletar
alguns relatos das opiniões das crianças.
Problema de pesquisa/ Hipótese :
Acredita-se que nessa fase em que as crianças já
nascem em meio aos aparelhos/ brinquedos eletrônicos, e inseridos com tanta
facilidade no mundo informatizado dos computadores e Internet, resta pouco ou
mesmo nenhum tempo para terem contato e conviver e/ ou vivencias as
brincadeiras tradicionais. E, levando-se em conta o ambiente cultural e social
em que cada um cresceu e se desenvolveu,espera-se que cada criança da mesma
faixa etária, mas que estudam em escolas diferentes,em lugares
diferentes,venham a conhecer brincadeiras diferentes,ou até mesmo as
mesmas,porém com nomes diferentes.
Revisão de Literatura:
Para Kishimoto 2010, a brincadeira tradicional
infantil assume características de anonimato, tradicionalidade, transmissão
oral,conservação,mudança e universalidade.
Enquanto manifestação livre e espontânea da
cultura popular,a brincadeira tradicional tem a função de perpetuar a cultura
infantil, desenvolver formas de convivência social e permitir o prazer de
brincar.Por pertencer à categoria de experiências transmitidas espontaneamente
conforme motivações internas da criança,a brincadeira tradicional infantil
garante a presença do lúdico,da situação imaginária.
De acordo com o Currículo Básico Comum
(CBC) ,” os jogos e as brincadeiras são ações culturais cuja intencionalidade e
curiosidade resultam em um processo lúdico, autônomo, criativo, possibilitando
a (re)construção de regras, diferentes modos de lidar com o tempo, lugar,
materiais e experiências culturais, isto é, o imaginário. A natureza dos jogos
e das brincadeiras não é discriminatória, pois implica o reconhecimento de si e
do outro, traz possibilidades de lidar com os limites como desafios, e não como
barreiras. Além disso, os jogos e as brincadeiras possibilitam o uso de
diferentes linguagens verbais e não-verbais, o uso do corpo de formas
diferentes e conscientes; a organização, ação e avaliação coletivas.
Incluir os jogos e as brincadeiras
populares como o bentealtas, o rouba-bandeira, a queimada,o tico-tico fuzilado;
os jogos de salão, como a dama, o xadrez, o futebol de prego; os jogos de
carta; os jogos derivados de esportes coletivos, como o 21, o corta-três, o
paulistinha, o paredão,o peruzinho; os jogos de raquete, como o pingue-pongue,
frescobol, nos currículos escolares, é considerar um importante conteúdo
presente na diversificada cultura brasileira. Identificar como os pais, os tios
e os avós de nossos alunos brincavam poderá contribuir para uma reflexão sobre
as mudanças e permanências culturais em nossa sociedade hoje. Analisar a
influência dos jogos
eletrônicos, dos videogames e dos jogos de
computador na vida de jovens e adolescentes é uma importante habilidade a ser desenvolvida
por meio deste eixo temático.
Bibliografia Básica:
KISHIMOTO,
Tizuko Morchida (Org.). Jogo,
brinquedo, brincadeira e a educação. 13.
ed. São Paulo: Cortez, 2010. 207 p.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
243 p. (Estudos )
FADELI,Thiago
Tozetti ; FERRI, Marco Antônio Parente ; SILVA, Roseli Sandra E; GONÇALVES
JUNIOR, Luiz. Arco da velha: resgate e vivência de brinquedos e brincadeiras
populares. In: XV ENCONTRO NACIONAL DE RECREAÇÃO E LAZER – LAZER E TRABALHO :
NOVOS SIGNIFICADOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.2003.SANTO ANDRE. Anais do...CD
ROM.Santo André;2003.
ANDRADE, Sergio
Jesus de,JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS,UMA PROPOSTA NA EDUCAÇÃO FÍSICA
ESCOLAR.ESEF.2010.
Currículo Básico Comum da Educação Física;
Ministério da Educação; Governo de Minas Gerais,2010.
O mundo da tecnologia desperta grande interesse nas crianças, mas as brincadeiras, ao meu ver, contribuem para um melhor desenvolvimento sociocultural e afetivo das crianças.Precisamos resgatar as brincadeiras e mostrar as crianças que elas proporcionam tanto prazer ou mais quanto os videogames.
ResponderExcluirGostei muito do tema pesquisado, o trabalho apresenta otima coerencia em relação ao problema de pesquisa e hipoteses. Pois infelizmente hoje as brincadeiras de rua forão ficando para traz devido a uma infinidade de fatores, que acabe a nos futuros educadores tentar resgatar.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Cláudia, achei bem interessante o seu tema de pesquisa, e acredito que será de grande valia, pois o mesmo trará resultados de como as crianças de hoje em dia obtem o chonhecimentos de algumas brincadeiras de rua, o não conhecimento da mesma tem sido influenciado pela tecnologia, onde muitas crianças são afetas pela mesma, o que evidência até mesmo um problema para o desenvolvimento e conhecimento da criança.
ResponderExcluirAcadêmica: Amanda Aparecida Delfino
O vídeo saiu sem áudio aqui em casa, mas li a descrição do estudo e o achei interessantíssimo. Seria interessante se uma das escolas fosse pública e a outra particular para comparar esse conhecimento entre dois grupos socioculturalmente heterogêneos.
ResponderExcluirInteressantíssimo, uma pesquisa dessa pode inclusive levar-nos posteriormente a calcular em quanto tempo as brincadeiras de rua estarão totalmente esquecidas pelas crianças do mundo moderno.
ResponderExcluirO vídeo está sem áudio, mas li o post e o que vale é a intenção. O tema porém é super interessante mesmo, jogos de rua ajudam muito no desenvolvimento de uma criança, ajuda na construção de caráter, pois ao se relacionar com outras crianças aprende-se a perder, ganhar, discutir, impor uma ideia de brincadeira e por aí vai, com vídeo games a vivencia nunca será igual a da convivência.
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