Páginas

sábado, 9 de junho de 2012

O comportamento alimentar e a imagem corporal masculina padronizada

Pâmela de Souza Dias 7º período em Educação Física Licenciatura

 
Resumo

O comportamento alimentar e a imagem corporal masculina padronizada
Introdução
·         No século XV/ XVI a gordura era sinal de riqueza e a magreza de falta de saúde.
·         Século XVIII mudanças no padrão estético e nos hábitos alimentares.
·         O homem barrigudo passou de sinal de respeito para sinal de desleixo e o corpo musculoso/magro referência a saúde e beleza.
Justificativa
O intuito é verificar as influências que o padrão corporal masculino exerce nos critérios de escolha dos alimentos. Verificaremos se fatores como sabor, nutrição, valor calórico, entre outros atuam de forma mais significativa na escolha do alimento para consumo.
Objetivo Geral: Verificar a influencia da imagem corporal padronizada no comportamento alimentar de indivíduos do sexo masculino.
Objetivo Específico:
I Avaliar a influência do padrão de imagem corporal na escolha dos alimentos consumidos.
II Verificar a coerência entre o alimento que considera adequado para consumo e o consumido.
Problema de Pesquisa
De que forma a discrepância entre a imagem corporal desejada e a percebida pode interferir na atitude e no consumo dos alimentos saudáveis?


Hipótese
A forma como as pessoas percebem o corpo em função da imagem corporal que desejam pode interferir na atitude e no consumo dos alimentos saudáveis.

Metodologia
A pesquisa será de natureza exploratória. Utilizaremos escalas para avaliação de silhuetas para identificação da imagem corporal de Stunkard (1983) adaptada por Lima (2008), e o modelo desenvolvido por Missagia e Rezende (2012) que investigou a atitude e o consumo de alimentos saudáveis.
A amostra deste estudo incluirá 150 universitários do sexo masculino com faixa etária indeterminada.
Os dados coletados serão tratados e analisados com ajuda de softwares. Serão realizadas estatísticas descritivas, e modelagem de equações estruturais a fim de verificar o impacto da discrepância entre a imagem corporal deseja e a avaliada sobre a atitude e o consumo de alimentos saudáveis.
A escala para avaliação de silhuetas será aplicada em função do tipo ideal que se pretende atingir e a silhueta atual em que o indivíduo se auto-avalia. Um escore de diferença entre o ideal e o analisado será gerado a fim de se proceder com as análises estáticas.
A identidade dos participantes será preservada, pois os procedimentos serão realizados pela internet, o que favorece para que algum constrangimento relacionado ao corpo, não seja empecilho para participar da pesquisa.

Bibliografia


      I.        SAUR, A. M. Satisfação com a imagem corporal em adultos de diferentes pesos corporais, 2008.
  1. CARVALHO, R. J. M. A moda das dietas e suas repercussões no comportamento alimentar das mulheres. Pleiade, Foz do Iguaçu, 2008.
  2. PORTO A. A. Imagem corporal masculina e a mídia. Revista Digital - Buenos Aires, 2009.
  3. VASCONCELOS, N. A. Um peso na alma: o corpo gordo e a mídia. Revista mal-estar e subjetividade, 2004.
  4. HOFF, T. M. C. Corpo Masculino: Publicidade e Imaginário,2004.
  5. OLIVEIRA, J. J. F. Satisfação com a imagem corporal e propensão para desordens alimentares, Porto, 2007.
  6. ALMEIDA, G. A. N. Percepção De Tamanho e Forma Corporal de Mulheres: Estudo Exploratório, 2005.
  7. BEIRAS, A. Gênero E Super-Heróis: O Traçado Do Corpo Masculino Pela Norma, 2007.



8 comentários:

  1. Olá Pamela, gostei muito da associação do tema de sua pesquisa, pois é interessante se pensar que sera que as pessoas adequam sua alimentação ao padrão corporal desejado, vendo que são coias dependentes uma da outra. A duvida é por que você optou em analisar somente pessoas do sexo masculino, vendo que as mulheres se preocupam um pouco mais com isto do que os homens?

    Gostei muito do tema, esta de parabens!

    ResponderExcluir
  2. Ola, Pamela, muito interessante seu tema. Fiquei com uma duvida, você ira avaliar também o porque dessa busca por corpos padrões, por exemplo influencia da mídia e outros. Acho de extrema importância pesquisas nessa area, que sejam capazes de posteriormente auxiliar numa intervenção , já que atualmente é comum notarmos pessoas sofrendo de doenças causadas por distúrbios alimentares decorrente da busca por corpos "perfeitos".

    ResponderExcluir
  3. Oi Pamela, gostei do seu tema,achei bem interessante e coerentes tanto o problema de pesquisa quanto os objetos, visto que pesquisar sobre a imagem corporal desejada e relacionando com a alimentação, são duas ferramentas importantes tanto para saúde quanto para o bem estar da pessoa, mais a minha dúvida é, porque você não padronizou a idade da sua amostra? você acha que essa imagem corporal relacionada a alimentação pode afetar adolescentes, adultos, adultos de meia idade e idosos?

    Acadêmica: Amanda Aparecida Delfino

    ResponderExcluir
  4. A escala apresentada exclui pessoas obesas de se auto-classificarem. Serão critérios de inclusão a ausência de sobrepeso e/ou obesidade? E os sujeitos da amostra serão praticantes de atividade física? A imagem corporal é determinada fundamentalmente pela interação de alimentação + atividades diárias + genética.

    ResponderExcluir
  5. Pâmela achei muito bom seu tema, e melhor ainda escolher os indíviduos para pesquisa do sexo masculino. Pois penso que é bem legal estudar nesse tipo de amostra estes comportamentos já que muitos mostram em sua maioria casos de comportamento alimentar e imagem corporal de mulheres.... Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Pamela, no questionario tem questao que ajuda a identificar se a pessoa possuiu transtorno alimentar? Pq talvez a alimentação dela a incluia em uma categoria porém ela tem hábitos como os da bulimia e isso descaracterizaria totalmente se ela optar nas respostas por uma alimentação saudavel, é uma opiniao minha, n sei se vc concorda.

    ResponderExcluir
  7. Interessante o tema, conforme disse o Daniel, tambem tive essa dúvida, serão considerados os fatores que levam as pessoas a determinarem o que seria o padrão buscado, como a influência da mídia entre outros.

    ResponderExcluir
  8. Ideia Brilhante... Alguns homens ainda possuem o padrão antigo de estética e ainda tem um dificuldade de lidar com a preocupação corporal, uma questão tão corriqueira entre mulheres. Achei muito interessante o fato de você tentar verificar se existe ou não influência com relação a imagem corporal e hábitos alimentares.

    ResponderExcluir