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sábado, 2 de junho de 2012

PROPOSTAS DE JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES. Daniel Sales

Trabalho de TCC 1

Referencias:


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2 comentários:

  1. Olá Dani, Gostei muito do seu tema, acredito que este será de muita valia para o real entendimento do é o jogo. Fiquei com uma duvida ... Qual a diferença de jogo trabalho, jogo convencional e jogo livre ?

    Ao mais, na minha concepção, a apresentação esta coerente em todos os requisitos. Parabens!

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  2. Ola Rafa,

    Essas classificações do Jogo foram criadas afim de entender melhor como ele o jogo pode ser utilizado, ou ainda para quais fins ele é utilizado.


    A respeito do Jogo Livre, Scaglia (2005) diz: “O jogo-livre, por meio de suas características, na visão dos educadores,possibilitaria por si só a aquisição de conhecimentos naturais, pois a educação em geral, influenciada por tais concepções, acreditava que tanto o conhecimento quanto o jogo eram próprios da natureza dos seres humanos, em especial das crianças, ou seja, esse conhecimento em consonância à necessidade de jogar já se encontrava em seus códigos genéticos, logo a escola deveria apenas possibilitar estímulos e tempo para que os dons aflorassem.” Dessa forma as aulas são centradas nos alunos e tem como objetivo proporcionar prazer a quem joga. O professor cumpre a missão de apenas vigiar os alunos, observas as crianças brincando.
    Já o jogo-funcional, “surge como uma nova abordagem que literalmente se utiliza do jogo. Opondo-se a acima citada, atribui ao jogo um valor utilitário, no qual ele passou a ser visto apenas como veículo para se aprender alguma coisa que está além dele mesmo, além do efeito prazer. Logo esta abordagem se pauta apenas na causa do jogo, ou seja, na aprendizagem” Scaglia (2005), assim, a aula é centrada no professor, que tem a missão de organizar os jogos, determinando o que o aluno poderá aprender.
    O jogo-trabalho, que parte dos conhecimentos que as crianças já possuem em consonância com os que estão produzindo cotidianamente, se constitui em uma eficiente ação pedagógica de ensino para que se possa atingir os objetivos propostos para a disciplina Educação Física. Ou seja, os conteúdos da Educação Física entendidos enquanto manifestações de jogo devem ser ao mesmo tempo pensados e desenvolvidos como conhecimentos necessários aos alunos, no que diz respeito à ampliação de seus conhecimentos e na perspectiva de a cada aula saírem diferentes – mais inteligentes.

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