Páginas

sábado, 2 de junho de 2012

Victor de Carvalho Macedo - 200910523


TCC1 - Tema: O Aprendizado do Futebol nos Anos Finais do Ensino Fundamental: um estudo comparativo entre a abordagem tecnicista e pedagogia do esporte.

Objetivo: Comparar dois métodos de ensino do esporte nas escolas, focando no esporte mais popular do Brasil - o futebol. Método tecnicista e pedagogia do esporte. Além disso, pretendemos analisar quais dos métodos é mais eficiente no processo ensino-aprendizagem com crianças do Ensino Fundamental. Busca-se ainda verificar, sob o ponto de vista das crianças, qual método possui maior integração e significado em termos de apropriação de conhecimentos específicos na área do futebol.

Orientador: Fábio Pinto Gonçalves dos Reis

6 comentários:

  1. Se torna muito importante conhecer a opinião dos nossos futuros alunos para desenvolvermos em conjunto aulas motivantes. Penso que se ensinar através de jogos e brincadeiras seja muito interessante e contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a Leandra, pois acredito que a criança se apropia muito mais da aula quando o aluno é apresentado a atividade e não a atividade ao aluno. Os alunos devem participar mais efetivamente do processo de ensino-aprendizagem.

      Excluir
  2. Olá Victor, gostei bastante do seu tema de pesquisa e acredito que será muito importante não só para sua formação como também para nossa em relação aos resultados obtidos, onde teremos mais conhecimento com o mesmo. Em relação aos itens da pesquisa estão coerentes com o tema, mas qual resultado você espera com esse estudo??..acredito que nas aulas de educação física a melhor maneira de se propor uma ativade é pelo processo de ensino aprendizagem, ou seja, você se preocupa mais com o processo, e com o seu tema acredito que a pedagogia do esporte é mas eficaz porque se encaixa no processo de ensino aprendizagem, e as aulas de Educação Física não é uma "escolinha de futsal", e sim uma disciplina que se preocupa com o processo de formação do aluno.

    Acadêmica: Amanda Aparecida Delfino

    ResponderExcluir
  3. Acho o monopólio do futebol da educação física escolar muito errado mas se for pra ensinar é muito mais válida uma abordagem pedagógica na aula do que o modelo padrão tecnicista.

    ResponderExcluir
  4. Olá Victor, achei o tema do seu TCC interessante e importante para auxiliar os profissionais de Educação física em relação a escolha do método a utilizar na elaboração de suas aulas.
    Também concordo com a Leandra em relação da importância de conhecer a opnião dos alunos.
    Ótimo Trabalho!!

    ResponderExcluir
  5. Muito importante um trabalho desse tipo, pois além das constatações que você mesmo pode obter, ainda poderá verificar, o que os próprios alunos vão achar a respeito do tema, o que faz todo sentido, uma vez que em determinados contextos, determinada abordagem pode funcionar melhor do que outra, para a modalidade em questão, bom trabalho!

    ResponderExcluir