Páginas

sábado, 13 de agosto de 2016

Carta de Recomendação aos alunos da disciplina Docência e Formação Cultural na Educação Física Escolar



 Para os futuros alunos da disciplina Docência e Formação Cultural em Educação Física Escolar, aconselho que tirem o máximo de proveito da disciplina, sempre buscando ampliar os conhecimentos e obter uma visão mais ampla do curso Educação Física e da docência em si. É uma aula diferenciada, com debates, apresentações de seminários com base em teses/dissertações, práticas e com uma abertura para trocas de experiências e conhecimentos entre alunos e professor. Tal disciplina só tem a lhes acrescentar nos estudos; proporcionando-nos ter uma visão crítica das situações que nos cercam, evidenciando o que realmente é a educação física e tendo a prática da leitura como uma das características da disciplina. Sendo assim, aconselho que se dediquem ao máximo e extraíam tudo quanto puderem para o crescimento pessoal, acadêmico e profissional na disciplina, que é o que nos proporciona. Parabenizo ao professor Márcio por nos dar a possibilidade de nos exigirmos mais e também pelo ótimo desemprenho nas aulas.
Grande abraço, bons estudos!
Barbara Lúcia Custódio Oliveira
Educação Física -Licenciatura
UFLA - 2º  Período.

Carta de Recomendação:

Docência e Formação Cultural é uma disciplina que aborda diversos assuntos e temáticas referentes a questões de extrema relevância social, passando por conceitos e abordando o papel da docência na formação de um excelente profissional. Por tanto, recomendo aos futuros alunos da disciplina que se empenhem bastante nas atividades em geral (trabalhos, provas, seminários e discussões), não somente pensando no valor quantitativo que será atribuído nos processos avaliativos, mas sim ampliando o arcabouço cognitivo para que em um futuro não distante possamos solucionar as problemáticas encontradas durante nossa profissão como bons profissionais.

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Carta de Recomendação

Sou do segundo período de licenciatura em Educação Física.
Estamos concluído essa matéria e com isso mais uma etapa na nossa formação, o recado que gostaria de deixar a vocês que vão começar essa fase agora é que aproveitam a matéria ao máximo ou seja façam todas as atividades, não pensando  em nota, entretanto em se tornar um profissional melhor. Docência e Formação Cultura é uma matéria que vai ampliar seus conhecimentos como discentes, vai possibilitar em alguma das vezes a se colocar ja no  papel de professor, então é de suma importância um interesse maior na leitura do material proposto e participação em aulas.
As aula esse período vão ser bem dinâmica possibilitando uma transição de aluno, professor a todo momento.
Um Conselho aos alunos que estão chegando agora,é para nao deixar fazer as leituras e trabalho de última hora. Isso afetará de forma significativa sua permanência na disciplina até o final .

Obrigada, bons estudos !

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Carta de recomendação, Júlia P. Veiga

Ola pessoal, sou formada em Educação Física ( bacharelado) pela UFLA, me interessei 
em fazer a licenciatura pois acredito que será importante para a minha formação. Vim de obtenção de novo título e tenho um novo olhar sobre a educação física. Essa matéria é de suma importância para a nossa aprendizagem , visto que influência e acrescenta muito nosso  crescimento pessoal e intectual. Aconselho a vocês que estudem, se dediquem mesmo,  pois como nós sabemos, fazer as coisas de útima hora não é aconselhavel. 
A disciplina Docência e Formação e será de grande importância, pois nos ensina algo que precisaremos para o nosso futuro.
Agradeço ao professor pelos ensinamentos, pelas aulas ministradas , pela caminhada que foi muito bacana, e aos discentes, contem comigo, se precisarem de conselho, ou qualquer coisa, estou a disposição de vocês. Acredito que a turma tambeém.
Enfim , é isso. Estudem, leiam, se dediquem, e tirem o melhor aproveitamento que puderem! Obrigada e boa sorte a vocês.
Júlia Pires Veiga



CURSO: Educação Física
DISCIPLINA: Docência e formação cultural na educação física

DISCENTES: Shadya Muniz Mori 

Thiago Henrique de Souza



Trabalho sobre a tese "A (HETERO)NORMALIZAÇÃO DOS CORPOS EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA"
Segue os conteúdos:



Tese apresentada



Power Point



Resenha



Handout



quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Carta aos futuros discente da disciplina Docência e Formação Cultural


Estou no 7° período do curso de Ed. Física, já passei por várias disciplinas e acredito que vocês possuem um longo e prospero caminho de estudos e experiências. A disciplina Docência e formação, será de grande valia para vocês em suas formações, tanto pessoal quanto profissional, pois, a mesma possibilita-nos a pensar várias temáticas que estão presentes em nosso cotidiano, nos possibilitando a pensar e criticar questões pertinentes e corriqueiras.
Aconselho que vocês se dediquem na disciplina, se esforcem para fazer todas as atividades, não pensando em nota, mas sim no seu crescimento pessoal. Não deixem para fazer as atividades para ultima hora, porque não dará tempo #FicaDica. 
Tomem gosto pela leitura, pois, ela nos possibilita conhecer e questionar nossas práticas.
No mais, se dediquem e aproveitem a experiência de todas as atividades.

Um abraço e bom trabalho.


Thallys Sampaio Pires
Educação Física UFLA

Trilha UFLA - 06/08/2016








 Segue o link para download de todas as fotos da caminhada.


Fotos: Allyson Villela
Granduando em Ed. Física Licenciatura

Programa Educacional

 Discentes: André, Alexandro e Talita 

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Carta aos ingressantes na disciplina ( docência e formação cultural na Educação fisica escolar)

A liberdade, que é uma conquista, e não uma doação, exige permanente busca. Busca permanente que só existe no ato responsável de quem a faz. Ninguém tem liberdade para ser livre: pelo contrário, luta por ela precisamente porque não a tem. Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão.
Paulo Freire




     Aos alunos ingressantes na disciplina docência e formação cultural na Educação Fisica escolar eu desejo minhas sinceras boas vindas, venho por meio desta carta lhes dizer que a caminhada é longa ( literalmente), porem no caminho vocês irão se deparar com uma quantidade singular de novas experiências e apreendizados unicos que se bem administrados serão um exemplo para a vida e para a trajetória acadêmica de cada um de vocês e claro ao fim voçês verão como são infinitas as possibilidades para quem compreende o significado da E.F que com certeza vai além de meros conceitos que carregamos culturalmente e ao fim da jornada dessa disciplina poderão ver que os caminhos dessa jornada se ramificam e saem daquele programado, sabe aquela estrada que outra pessoa ja caminhou por ela? então vocês vão querer e vão poder criar novos caminhos e se puderem deem a mão para aquele que se perdeu isso irá tornar sua trajetória ainda mais prazerosa e satisfatória.     Se precizarem de algo acredito que todos estamos disponiveis para ajudar, e é de extrema importancia o comprometimento de cada um com a proposta da E.F que é não ser mais um no processo e sim somar aos que fazem a diferença.     Parabéns aos futuros docentes e que vocês e todos nós regatemos o principio da E.F que tem uma história e não se baseia em discursos que não condizem com sua real descrição.      No primeiro dia de aula pensem sobre oque é Educação Fisica?  e ao témino da diciplina comparem as respostas dadas se possivel.     Parabéns ao professor Marcio Farias pelo seu excelente desempenho em cada aula.

        ABRAÇOS!!!

               Fagner Domingues Pegoraro                               UFLA- Universidade Federal de Lavras                                    Educação Fisica ( licenciatura)                            Lavras 09 de agosto de 2016

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Carta para os futuros alunos da disciplina " Docência e Formação Cultural na Educação Física Escolar"

         

         Carta de hospitalidade para os discentes ingressantes    


      Venho com grande prazer através desta carta expor minhas experiencias que obtive na disciplina "Docência e Formação Cultural na Educação Física Escolar". O professor responsável por esta disciplina obteve uma atitude diferenciada da maioria dos professores desta instituição, pois a maioria dos docentes que aqui atuam nos oferecem apenas textos e artigos. Com a proposta de um estudo e consequentemente  apresentações de seminários, os assuntos que foram apresentados extraímos deles um maior entendimento, pois não foi em base de artigos mais sim de dissertações.
    Um conselho que dou para os futuros alunos desta disciplina é que adquirem o maior entendimento que puder desta disciplina, pois é de grande valia para a compreensão da futura área de atuação.
   Quero parabenizar o professor desta disciplina que nos proporcionou uma experiencia de aula prática nas trilhas da Ufla. Quero dizer que foi muito bom ter tido esta experiencia e ainda mais atuando como docente.

Um grande abraço,
                                              

           Talita Aparecida Carvalho Alvarenga, Educação Física(licenciatura)
                                    Lavras-MG, 08 de agosto de 2016.


                                                                                                

Programa Educacional
Discentes: Barbara Oliveira, Fagner Pegoraro, Richard Laudelino
Para visualizar o trabalho CLIQUE AQUI

Programa Educacional

Discentes: Allyson Villela, Láis Tavares, Andreolle Augusto.

Carta de acolhida aos navegantes

Carta de acolhida para os discentes da disciplina “Docência e Formação Cultural na Educação Física Escolar”

            “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou sua construção. (Paulo Freire).


 Em todas as épocas da humanidade, o que se espera de uma nova geração é que ela aprenda os ensinamentos dos mais velhos e siga os seus passos. Os pais esperam dos seus filhos que os escutem e ponham em prática, o que eles lhes é ensinado, os professores se orgulham dos alunos que os seguem...

Caros discentes e alunos da Universidade Federal de Lavras, através desta venho parabenizá-los por mais um período a ser seguido na graduação de vocês. Espero que estejam gostando da área que escolheram para atuar e que se dediquem ao máximo até o final do curso, pois haverá diversos obstáculos e muitos desafios a serem enfrentados durante todo o curso.  Para os que se matricularem nesta disciplina passo bons resultados como experiência própria, aproveitem e desfrutem de todo o conteúdo disponibilizado pelo docente Márcio Norberto Farias, não se restrinja a debates, críticas, opiniões e informações importantes. A disciplina em si oferece uma gama de referências e conhecimentos que serão porta de entrada para a vida profissional de todos vocês. Claro que tudo é um alicerce para que com o tempo vocês mesmos aprendam a lidar com as devidas situações que surgirem no meio acadêmico.  Sintam-se seguros de que vocês podem almejar todo conhecimento distribuído e que são capazes de ampliá-los.
O Conhecimento não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Admitimos a ideia de que devemos partir de algo, mas para que haja conhecimento, esse algo deve ser transformado, repensado, ter que adquirir novo significado e ser reelaborado. Espero que todos vocês se apropriem dos saberes que os serões colocados e que cada um siga os seus próprios passos, que trilhe novos caminhos, que ouse e transforme. Como aluna da disciplina, ficam aqui os meus votos. Boa sorte e bons estudos!


       Ana Cláudia Vasconcelos, Educ. Física – Licenciatura.
                                     Lavras-MG, 08 de Agosto de 2016.


Carta aos navegantes

Caros colegas,
Como uma aluna que acabou de concluir a disciplina " Docência e formação Cultural na Educação Física ", venho através desta demonstrar minha enorme satisfação. É uma disciplina completamente voltada para o âmbito escolar, onde exige de nós alunos certa dedicação e força de vontade para que possamos em um futuro bem próximo nos tornar professores capazes de mudar a realidade da Educação Física escolar brasileira. Durante o caminho encontrei diversos obstáculos, ademais, enfrentei todos eles, sempre acreditando no meu melhor. Por isso, indico à vocês futuros descentes da disciplina a se dedicarem também, pois é uma experiência única na vida de um graduando. Tem dias que bate um certo medo, uma dúvida, mas garanto que é super natural, pois o caminho da Docência é um caminho promissor, onde nasce todos os futuros profissionais das áreas acadêmicas existentes. A luta por modificar a Educação brasileira está apenas começando, há muito caminho ainda para ser percorrido, entretanto, é necessário que possamos dar o primeiro passo para realizar com êxito esse trabalho maravilhoso que é o de ensinar. Como mencionado, é uma disciplina que exige bastante leitura, compromisso e responsabilidade, mas chegar no final do período com a satisfação de trabalho concluído é a melhor possível. À todos vocês, desejo boa sorte e tenho certeza que capacidade todos nós temos para sermos capazes de mudar a vida de crianças e jovens que passaram por nossas aulas e juntos construirmos uma Educação Física bem estruturada.
Bons estudos!

Plano Educacional

Plano Educacional

Júlia Pires Veiga
Thallys Sampaio Pires

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Dissertação: Educação Física Escolar, Esporte e (Semi) formação: Reflexões a partir da Teoria Crítica da Sociedade.


CURSO: Educação Física

DISCIPLINA: Docência e formação cultural na Educação Física
Discentes: Allyson Pereira Villela
Andreolle Augusto dos Santos
Laís Mendes Tavares
 
Segue abaixo o link dos arquivos:

domingo, 3 de julho de 2016

Trabalho sobre tese de Doutorado "Corpos na escola: (Des) Compassos entre Educação Física e Religião."



CURSO: Educação Física

DISCIPLINA: Docência e formação cultural na Educação Física

DISCENTES: Ana Cláudia Vasconcelos da Costa
                        Douglas Balás
                        Fabiana Pereira
                                      


Segue os conteúdos:

terça-feira, 28 de junho de 2016

Trabalho sobre a dissertação "Avaliação dos processos de ensino e aprendizagem na formação inicial em Educação Física: implicações para a docência"

CURSO: Educação Física

DISCIPLINA: Docência e formação cultural na Educação Física

DISCENTES: Talita Aparecida Carvalho Alvarenga
                        Alexsandro Antônio Pereira.
                        André Luíz Torres Ribeiro

Trabalho sobre a dissertação "Avaliação dos processos de ensino e aprendizagem na formação inicial em Educação Física: implicações para a docência"

Segue os conteúdos:




segunda-feira, 27 de junho de 2016

Disciplina: Docência e formação cultural na Educação Física

Discentes:       Júlia Pires Veiga
                      Thallys Sampaio Pires

Trabalho sobre a tese "A Cultura Corporal nas Propostas Curriculares Estaduais de Educação Física: novas paisagens para um novo tempo", autora Lilian Cristina Gramorell


















segunda-feira, 20 de junho de 2016

CURSO: Educação Física
DISCIPLINA: Docência e formação cultural na educação física

DISCENTES: Bárbara Lúcia Custódio Oliveira
                        Fagner Domingues Pegoraro
                        Richard Laudelino Signorette dos Santos

Trabalho sobre a tese "Politica, educação e sociedade: A atualidade da pedagogia freireana na superação dos estigmas autoritários nas relações escolares no Brasil"

Segue os conteúdos:
POWER POINT:   http://www.ebah.com.br/content/ABAAAhFLwAK/apresentacao-power-point
TESE:                    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAhFLsAL/tese-alberto-simao-zambissa
RESENHA:           http://www.ebah.com.br/content/ABAAAhFLoAH/resenha-tese
HANDOUT:          http://www.ebah.com.br/content/ABAAAhFL0AE/handout

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Dissertação de Mestrado "Curriculo e esporte escolar: o significado educativo dos jogos escolares no contexto da escola"

Olá pessoal, segue abaixo o material sobre a tese  "Curriculo e esporte escolar: o significado educativo dos jogos escolares no contexto da escola" de autoria de "Carlos Roberto Casagrande” que produzimos na disciplina "Docência e Formação Cultural na Educação Física Escolar.





                                                                  Handout



UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOCÊNCIA E FORMAÇÃO CULTUAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Docente: Márcio Noberto Farias
Dayana Sousa Pereira - 201511014
Júlia de Jesus Souza Resende - 201511019
Viviane Maria Silva Costa - 201511022
2016/1

Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação/IE/UFMT, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de Mestre em Educação.

Currículo e esporte escolar: o significado educativo dos jogos escolares no contexto da escola
Defendida por Carlos Roberto Casagrande

Graduado em EDUCAÇÃO FÍSICA, Pós Graduado em EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL e MESTRE EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Licenciado (curta) em FILOSOFIA pelo Instituto Superior de Filosofia São Bento, São Paulo/SP - ISFSB. Professor da Secretaria de Estado de Educação - MT. Professor na graduação e na pós-graduação da Faculdade Integrada FASIPE - Sinop/MT. Experiência como técnico de voleibol e delegado da Confederação Brasileira de Voleibol, como organizador de eventos esportivos, na área de Educação Física Infantil e na coordenação escolar.

A tese tem como função ampliar o nosso conhecimento sobre a Educação nos dias de hoje, como ela é vista, e também o que podemos fazer para melhorar a Educação Física, não somente dentro da escola.

O autor faz um desmembramento dos objetivos específicos:

· PERCURSO TEÓRICO METODOLÓGICO DA PESQUISA

Esse tópico aborda o objetivo da pesquisa, que é compreender como alunos-atletas e equipe pedagógica modificam os jogos escolares no contexto curricular escolar.

· FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA TEMÁTICA DE ESTUDO

Relata a Educação Física em sua transcendência durante os anos, visando que essa teve inicio a partir do momento em que o homem precisou fazer movimentos para a sua sobrevivência, como caçar.

· ESCOLA, EDUCAÇÃO, ESPORTE E CURRÍCULO

Relata o surgimento da escola com o desenvolvimento da Antiguidade. O esporte apresenta-se, dentro da escola, como um elemento educativo. Pensa-se na escola como espaço onde todas as manifestações culturais acontecem.

· PRESENÇA DAS ESCOLAS NOS EVENTOS ESCOLARES

Esse tópico aborda as possibilidades de organização para um evento escolar. Uma tabela com situação sociocultural dos alunos e família, sobre o nível de escolaridade dos pais.

Conclusão
Este trabalho apresentou as possibilidades de aprendizagens extracurriculares para alunos que participam de esportes escolares, mais precisamente de Jogos Escolares, também se constituiu em um conjunto de possibilidades para se compreender como o esporte escolar é entendido, dando condições para todos entenderem a dimensão pedagógica do mesmo. Concluímos que o trabalho oferece informações de um processo curricular oculto, no qual o aluno tem um aprendizado extra-curricular que a escola não oferece. Que é de fundamental importância para formação social do individuo.

Questões
1) Todos os alunos, de uma forma ou de outra são influenciados pelos pais a participar dos Jogos Escolares ?
2)O caminho que queremos para o esporte escolar é pensado como componente curricular no sentido que faça parte das atividades da escola?
3)Valores também difundidos de que o esporte tira as crianças das ruas e consequentemente as livras de más companhias e drogas ,são levados em conta?
4)Sua concepção dos jogos escolares mudou depois dessa apresentação?

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Trabalho de Docência e formação cultural na educação Física escolar

Apresento o respectivo trabalho do grupo em que trabalharam na disciplina de Docência e Formação Cultural na Educação Física escolar do curso de Educação Física- Licenciatura na Universidade Federal de Lavras na data do dia 15 de Fevereiro de 2016, neste trabalho foi discutido o tema "Um estudo sobre a formação política na Educação Física" da autoria de Guilherme Gil da Silva do ano de 2009, trabalho fruto de uma pesquisa desenvolvida no mestrado e exposta como produção de conhecimento científica, específica a dissertação. Segue abaixo o Handout do trabalho, desenvolvido como síntese e auxílio para compreensão do trabalho e da apresentação do grupo. O grupo é composto pela discente Fabiana do Carmo Pedroso e pelo discente Pedro Junyor Teixeira Cardoso, fazem parte da disciplina que é administrada pelo docente Márcio Norberto Farias, criador desta disciplina que discute como se dá o processo da formação inicial e docente na educação física, considerando as características que trazem e permeam culturalmente está área no âmbito de seus espaços de produção científica.

Um estudo sobre a formação política na Educação Física
Autor: Guilherme Gil da Silva(2009)
Referências o autor e sua obra: Guilherme Gil da Silva, licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2006), tem especialização em Metodologia do Ensino e pesquisa em Educação física, Esporte e lazer pela Universidade Federal da Bahia(2008). Tornou-se Mestre em Ciências do Movimento Humano na sua volta à Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2009). Tem experiência na área da Educação física e Educação trabalhando fortemente nos estudos sobre formação de professores, formação política, esporte e regulamentação da profissão e movimentos sociais. A obra é fruto do trabalho de dissertação do mestrado desenvolvido em 2009 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo como orientador o Dr. Vicente Molina Neto. O Autor procurou trazer para obra um dos temas de pesquisa que fazem parte de seu currículo e da sua experiência individual e coletiva junto ao MST(Movimento dos trabalhadores Sem Terra), que iniciou-se esse ciclo de formação política e militante durante sua graduação. O autor ao longo de todo trabalho usou como referência para o seu trabalho, Karl Marx. Filosofia política marxista foi um dos pontos fortes do trabalho, para a compreensão da produção do conhecimento e do todo a sociedade, política e formação humana e trabalho. Para trabalhar com a formação política de professores, utilizaram dois referenciais: Cecy Funck Rubin(1987) e Amarílio Ferreira Neto(1989)
Problema de pesquisa, objetivos e justificativa: O autor identificou como problema de pesquisa: como se dá a formação política de professores de educação física engajados em diferentes lutas sociais. A partir daí traçou como objetivo de sua pesquisar: analisar como se articulam os elementos que contribuem para a formação política de professores de Educação física engajados em diferentes instituições onde esta formação acontece. A justificativa que o autor traz é a elaboração das sínteses em diferentes capítulos da dissertação objetiva que essas se configurem como avanço para a teoria pedagógica da Educação Física, sendo ela em seu todo também uma síntese geral  sobre este objeto de estudo.
Estrutura de argumento: O universo da produção do conhecimento e da formação política/formação humana está muito além das instituições “escola” e “universidade”, pode estar através da militância, a produção de conhecimento por método dialético e a utilização da práxis estende o campo do movimento humano e político que vão desde a associação de bairro, a militância em partidos políticos, ocupa cargos políticos de liderança em escolas, na cidade e no legislativo, aos pequenos movimentos estudantis, até aos grandes movimentos como o MST que contribuem de uma forma mais pragmática a partir da militância essa formação política.A Educação Física deve A escola é apenas um espaço que deve se abrir mais as discussões da formação política e a Educação Física também deve abrir esse diálogo para a formação de seus futuros professores como ao aprimoramento de uma pedagogia que se estende para dentro do seu espaço de exercício.  
Breve estrutura sobre os capítulos:
Capítulo 1: Introdução: O autor vem tratar dos desafios os quais veio intensificar essa produção de conhecimento acerca da formação política, a problemática, o objetivo a atingir e a quem atingir, na qual seriam os futuros professores de Educação Física, na ruptura por mudanças na área e na formação. Tratando de desenvolver a partir deste trabalho, uma analise dialética da formação política dos professores engajados por diferentes instituições.
Capítulo 2: Ciência e experiência: questões de método e procedimentos de pesquisa: Traz os métodos de pesquisa com ao qual está alinhado. Tanto o método quanto os procedimentos de produção científica  se explicitam em duas seções que tentam situar a base referencial que subsidiou a análise e uma outra seção trouxe a crítica a produção de conhecimento existentes em duas dissertações de mestrado que se debruçaram sobre o mesmo objeto da formação política na Educação Física.
Capítulo 3: O trato com o fenômeno da formação de professores de Educação Física: Aproximação com o objeto de estudo na qual se lida por meio de premissas com os fenômenos da formação de professores, trazendo elementos teóricos - filosóficos e conjunturais sobre o tema.
Capítulo 4: Um imprescindível retorno a algumas definições: Aprofundamento de uma analise mais específica sobre a formação política. Nessa parte faz referências a autores que puderam levantar argumentações acerca do tema e da pesquisa.
Capítulo 5: A relação da educação com a política e o caráter classista da luta política dos professores: Discussões profundas acerca da luta política de professores e da relação da educação com a política. Levanta um debate profícuo realizado por diversos autores de monografias.
Capítulo 6: Pesquisa empírica _ As entrevistas com os professores: Processo da pesquisa empírica, as informações coletadas na pesquisa. Nessa parte também realiza uma síntese analítica, uma espécie de debate que aproxima a linguagem acadêmica e a linguagem representativa dos professores que se encontram na prática nos diferentes locais.
Capítulo 7: Considerações finais:  O autor procura dar um fechamento com apontamentos que foram possíveis fazer a partir da pesquisa e suas limitações, considerando elementos que procuram indicar superações de algumas questões.
Perguntas:

As perguntas foram elaboradas a partir das questões apresentadas pelo próprio autor, na razão dessas questões serem bastante indagadoras e provocativas no âmbito de desenvolvermos reflexões acerca da nossa formação. Tais perguntas foram questões provocativas para o próprio autor e assim propomos levantá-las para o público.
1-   Qual a importância da discussão da formação política de professores na Educação Física?
2-  Como seria possível a nova geração desenvolverem uma consciência militante se vivemos o lapso entre uma geração lutadora, atuante, combativa e outra sedentária, inerte, acomodada?
3- Como se dá a formação política de professores de Educação Física engajados em diferentes lutas sociais ?

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Link do primeiro seminário: "Educação física escolar, esporte e (semi)formação - reflexões a partir da Teoria Crítica da sociedade" (ocorrido em 25/01/2016):

Rafael Bressan
Thaís Martins
Thaísa M. Nascimento

Pasta no Google Drive contendo a apresentação, o handout, a dissertação e a resenha

HANDOUT DE APRESENTAÇÃO

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ESPORTE E (SEMI) FORMAÇÃO: REFLEXÕES A 

PARTIR DA TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE

• Potencial formativo do Esporte;
• Reflexão teórica respaldada pelo referencial teórico da Escola de Frankfurt;
• 3 capítulos:

1. Formação na sociedade capitalista, tendo em vista que nesse contexto a Indústria Cultural 
assume papel central na formação das subjetividades (Adorno, Horkheimer e C. Türcke);

2. Tecida uma reflexão sobre a possibilidade de uma fruição estética no Esporte (Gumbrecht, 2007);

3. Reflexão sobre 2 obras que fundamentam a formação do prof. de EF na UFLA, buscando  refletir como o esporte vem sendo pensado pela EF, se tem permitido (ou não) ao sujeitos se  oporem ao modo como a Indústria Cultural veicula esse artefato cultural.

CONCEITUANDO ALGUNS TERMOS:

• Escola de Frankfurt: consistia em um grupo de intelectuais que na primeira metade do  século passado produzia um pensamento conhecido como Teoria Crítica. Dentre eles temos Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse e Walter Benjamim.

• Teoria Crítica: a expressão nomeia todas as teorias que se pautam pela negação da ordem  estabelecida, pelo anti-positivismo, pela busca de uma sociedade mais justa e humana.

• Indústria Cultural: segundo Adorno e Horkheimer, ela possui padrões que se repetem com a intenção de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo.

• Fruição estética: ato de tirar prazer daquilo que possui um formato artístico, seja pela sua beleza e feiura, ou pelos sentimentos que despertam nos seus admiradores, como a raiva, tristeza, alegria, revolta e etc.

INTRODUÇÃO

Este estudo insere-se na discussão da problemática sobre potencial formativo do esporte. Nesse sentido, o recorte realizado para o trabalho busca problematizar o modo como o esporte tem sido pensado na formação de professores de Educação Física. O estudo busca refletir sobre a formação na sociedade contemporânea e possibilidade de uma fruição estética do esporte. O estudo é baseado em cima de obras de grandes autores como Adorno, Horkheimer e Gumbrecht.


FORMAÇÃO, SEMIFORMAÇÃO E INDÚSTRIA CULTURAL:

 Apresentação dos conceitos de formação, semiformação e indústria cultural com embasamento dos autores Adorno e Horkheimer;

 Os efeitos da indústria cultural na sociedade moderna;

 A decadência dos bens histórico-culturais;

 Industria cultural e esporte;


ESPERADO E INESPERADO NO ESPORTE: UMA RELAÇÃO DIALÉTICA:

 O encantamento que o esporte causa;

 A família como intermediário;

 Pontos atrativos do esporte;

 Esporte (exemplo: futebol) pode ser utópico;

 Conceitos de Sublime e Epifania, segundo Gumbrecht;

 Fascínios como graças e jogadas, segundo Gumbrecht;

 Mídia, espectador e esporte;


O ESPORTE NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS: UM DIÁLOGO INACABADO

 Como se deu a escolha das duas obras para a reflexão no terceiro capítulo;

 O papel da Educação Física segundo:

o Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica (Darido e Rangel, 2008)

o Educação Física na adolescência: construindo o conhecimento na escola (Mattos e Neira, 2008)

  A busca pela afirmação da Educação Física enquanto conteúdo curricular e sua consequente instrumentalização;

 A Educação Física no período do regime militar, uma retomada histórica;

 A Educação Física como linguagem;

 Fatores extraescolares na formação da compreensão de corpo: Indústria Cultural;

 A superestima da área da Educação Física: solução para problemas sociais;

 O acesso ao Esporte como bem cultural;

 Confrontar e questionar os próprios interesses: monopólio da Indústria Cultural.


Arquivos sobre a tese "Os currículos de licenciatura em Educação Física: a dança em questão" da autora Mônica Ehrenberg, a qual faz um questionamento sobre como a dança é aplicada nas escolas e a formação dos profissionais de Educação Física para que esta inserção seja feita de forma correta.

Handout: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAg90gAG/handout-tese-os-curriculos-licenciatura-educacao-fisica-a-danca-questao

Resenha Crítica: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAg90kAH/resenha-tese-os-curriculos-licenciatura-educacao-fisica-a-danca-questao

Apresentação: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAg90oAA/apresentacao-slides-tese-os-curriculos-licenciatura-educacao-fisica-a-danca-questao

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Segue Handout, apresentação e resenha crítica da Tese:  CORPO, ESCOLA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO: A Educação Física no Programa “São Paulo Faz Escola”. Para que possam fazer download para futuros estudos!
Grupo: Isabela Dialucci , Lucas Henrique e Thamires Ap. Gonçalves 

Segue link no 4shared para downlaod 
http://www.4shared.com/rar/ZmozWqZXce/Docncia_e_formao_cultural.html?

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Venho disponibilizar a resenha, handout, apresentação e a tese da autora Janaina Garcia Sanches  ("...Eu nem sabia que a bola era redonda!").
Comprimi todos os arquivos em um documento Winrar para tornar mais fácil e rápido o upload no site onde vão ser efetuados os downloads. Caso alguém não possua esse programa, é só procurar no google para fazer o download de forma simples e rápida (obs: o programa é bem pequeno e simples).
Se houver alguma dúvida estou a disposição, pelo próprio blog ou sala de aula
link: http://www.4shared.com/rar/7ejEvZfBba/Desktop.html
Obrigado!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Avaliação dos seminários no blog



Olá pessoal, acabei de enviar para os seus emails e peço que verifiquem se receberam o convite para participarem como autores do blog da disciplina. Vejam na caixa de entrada, spam ou lixeira e caso não constatem nenhum link, por favor, entre em contato urgente para ninguém se sentir prejudicado por não conseguir postar sua avaliação dos seminários na próxima semana.


Devo lembra-los que todos os grupos deverão postar suas respectivas resenhas críticas junto com o link da tese/dissertação para permitir que os alunos/as individualmente possam avaliar melhor os trabalhos partindo dessas 10 questões para publicarem nos comentários do blog:




Apresente os pontos positivos e negativos que você identificou no seminário.
Descreva como foi a apresentação do grupo.
O trabalho foi apresentado de forma coerente e lógica?
Os expositores demonstraram domínio na leitura do assunto?
O vocabulário empregado foi adequado e correto?
A postura dos alunos foi condizente com o que se espera numa atuação profissional?
O grupo transmitiu bem o conteúdo ou que dica você daria para melhorarem a apresentação?
Houve atenção e participação da turma?
O conteúdo da exposição foi adequado ao tempo disponível ou foi (in)suficiente?
Atribua uma nota (de 0 a 10) ao seminário do livro justificando o valor atribuído.






Att


Prof. Márcio

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016


Olá pessoal, agradecemos a presença da Profª Ana Cláudia Carvalho que nos brindou com a apresentação da sua dissertação intitulada "AS RELAÇÕES RACIAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: O QUE DIZ A LEGISLAÇÃO?".
Quem tiver interesse, acessem o texto no link:



PS: vejam este vídeo e o minicurso
http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/minicursos/videos/video19.html

http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/minicursos/ed_%20fisica_ef/capa.htm

MINICURSO SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CENTRO DE REFERENCIA VIRTUAL DO PROFESSOR - MG