Páginas

domingo, 21 de junho de 2015

CARTA AOS FUTUROS ALUNOS DA DISCIPLINA DE DOCÊNCIA E FORMAÇÃO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR


Caros colegas,

Ao escolher a educação física como curso de graduação e como minha área de atuação profissional, tinha consciência que muitas pessoas achariam que não era a melhor opção, já que sempre escutamos que ganhamos mal, que não é uma profissão valorizada e etc. Mas já havia tomado minha decisão e segui em frente, o bacharelado foi minha primeira escolha, passei por cima de todos os desafios e obstáculos e durante essa primeira graduação, me interessei ainda mais pela educação física com a intenção de seguir em uma segunda graduação na área da licenciatura.
Neste primeiro período, tive contato com disciplinas que abrangeram temas muito interessantes, me levando a pensar ainda mais sobre o quanto a educação física contribui para o processo ensino-aprendizagem, podendo ser um instrumento para se trabalhar diversos conteúdos como: a diversidade, a cultura corporal, o racismo, a construtividade, além das habilidades e dos esportes, desempenhando um papel significativo na vida do aluno.
Então, futuros alunos da disciplina de Docência e Formação Cultural da Educação Física Escolar, aproveitem ao máximo a disciplina, na busca de entender melhor a atuação do professor de educação física, como um potente mediador das práticas escolares e sociais, que contribui de forma significativa para a formação dos alunos como seres críticos. Sejam questionadores, tirem suas dúvidas, exponham suas opiniões e suas experiências.
Saibam que não é uma tarefa fácil, para que mudanças aconteçam, são necessárias pessoas dedicadas e que visem uma melhora da qualidade de nossas aulas de educação física. As mesmas devem estar aptas para buscar soluções para os desafios impostos, além de estarem prontas para intervir pedagogicamente a respeito das implicações e reflexões que possam surgir a respeito de questões étnico, raciais e sociais que possam surgir no ambiente escolar ou mesmo fora dele.
Portanto, aproveitem ao máximo a graduação na busca de conhecimentos e experiências, que serão essenciais para o futuro de profissionais de qualidade.
"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." Paulo Freire
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário