UNIVERSIDADE
FEDERAL DE LAVRAS
Disciplina: Docência e
Formação Cultural na Educação Física Escolar
Professor:
Márcio Farias
Aluna:
Camila Teixeira Costa
PROVA DIFERENCIADA
O
ensino da Educação Física escolar deveria ir além do que os professores atuais
consideram como sendo importante, pois muitos alegam que a Educação Física
trabalha a coordenação motora, o equilíbrio, a lateralidade, faz com que os
corpos fiquem saudáveis, desvenda talentos entre outros aspectos. Tais
profissionais que enxergam a Educação Física somente desta forma realmente
deveriam estar fora do ambiente escolar, pois o Ensino da Educação Física vai
além das práticas corporais.
Educação Física, tem um valor precioso, capaz
de proporcionar aos alunos a chance de vivenciar diferentes formas de
organização, da criação de normas e formas de realizar tarefas e atividades, de
descobrir maneiras variadas de cooperação, compreensão e participação nas mais
diversas situações.
A
Educação Física não pode ser considerada como apenas atividades recreativas,
como compensação das rotinas, não pode ser ofertada ou considerada como premio
para os alunos que comportam nas aulas ou castigo para aqueles que não
obedecem, a Educação Física também não pode ser considerada como fábrica de
corpos e nem como treinamento para que os alunos percam peso ou aprendam a
execução correta dos movimentos específicos dos desportos, as aulas devem ser
planejadas e também devem ser abrangentes de forma que possibilite a
participação de todos os alunos, lembrando que as aulas não necessariamente
devem ser na quadra, pois existem vários conteúdos que podem ser explorados na
sala de aula, ou em outros ambientes.
De acordo com Sousa e Vago (1997), “o ensino da educação física se configura como um lugar de produzir cultura, sendo os professores e os alunos os
sujeitos dessa produção”. Além também
de conceber a Educação Física como
não sendo “domadora de corpos humanos,
nem produtora de uma raça forte e enérgica, nem celeiro de atletas, nem terapia
escolar, nem promotora de uma saúde estritamente biológica.”
Como
futuros profissionais da área, devemos disseminar a real importância da
Educação Física escolar, a mesma deve proporcionar aos alunos vivências
diferenciadas, também precisamos estar conscientes de que deve haver uma
intencionalidade educativa em todas as dimensões da Educação Física. Cabe ao
professor estabelecer mediações que ampliem o repertório cultural dos alunos, conteúdos
que explorem conceitos, como o racismo, o bulling, as drogas, questões
relacionadas à mídia, a sexualidade, ao gênero, a ética, a estética corporal,
questões que estão presentes no ambiente escolar, e no ambiente no qual eles estão
inseridos, tudo isso com o objetivo de formar seres pensantes, livres,
críticos, autônomos e capazes de contribuir de maneira consciente para a
sociedade em que vivem.
De
acordo com a CENP (SÃO PAULO, 1990), a meta da construção do conhecimento é
evidente quando propõe como objetivo da Educação Física escolar, respeitar o universo cultural do
aluno, explorando a gama múltipla de possibilidades educativas de sua atividade
lúdica espontânea, e gradativamente propor tarefas cada vez mais complexas e
desafiadoras com vista a construção do conhecimento.
No processo da formação inicial cabe aos professores
buscar ensinar os alunos de forma lúdica, através de brincadeiras que façam com
que os alunos busquem as respostas, pensem, tentem resolver os problemas
impostos nas atividades, usem a criatividade de forma com que o professor faça
pequenas ou nenhum tipo de intervenção durante o processo.
Contudo, ressalto que nós futuros professores de
Educação Física, devemos seguir os trilhos desta nova concepção de Educação
Física, devemos estar preparados para lidar com os desafios, e superar os
obstáculos, buscando sempre elevar o nome da Educação Física e tornar cada vez
mais evidente sua importância para a formação dos alunos no ambiente da
Educação Infantil ao Ensino Médio, devemos lutar para dar significado a
Educação Física e fazer com que ela seja tão importante quanto o português, a
matemática, a geografia entre outras disciplinas que compõe a formação dos
alunos.
Referências Bibliográficas
SÃO PAULO (ESTADO).
Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta
curricular para o ensino de Educação Física no 1º grau. São Paulo:
CENP, 1990.
Sousa, E. S; Vago, T. M. A nova LDB: Repercussões no ensino de Educação física. Revista Presença Pedagógica, v. 3, n. 16, p,18-29, julho/agosto,
1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário