Páginas

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Carta aos Navengantes

Diego Fidelis Bueno

Carta aos Navegantes

Como a própria nomenclatura da disciplina já destaca, essa disciplina foi de grande ajuda na reflexão desta minha graduação, através das discussões em sala, e as apresentações de seminário e os demais trabalhos, me foi possível conhecer mais esta área, alem de instigar o trabalho da docência na educação física.
É preciso mais discussões e reflexão sobre a Educação Física, porque só abordamos mais profundamente os matérias que respaldam nossa disciplina já no meio do curso, sendo essencial a problematização, a desconstrução e construção de conceitos, fundamentos que nos aproximam da área, afim de construir uma educação física melhor e mais efetiva.
Pudemos conhecer mais profundamente o surgimento de como desenrolou sua criação, como as escolas de ginastica contribuíram para que hoje tivéssemos a oportunidade de nos debruçar sobre nos estudos relacionados a cultura corporal, e sua aplicabilidade no ambiente escolar, alem das diversas áreas que influenciaram a mesma, e de como esta cresceu no meio acadêmico e continua crescendo.
Acredito que os meios de trabalhar os temas a estrutura de trabalho,s sendo a roda e o dialogo os mecanismos mais pertinentes, os quais possibilitou uma interação maior alem de uma maior proximidade com o professor e os temas abordados.
Para melhorar sugiro um horário mais apropriado afim de não prejudicar o conteúdo em discussão pensando em um maior rendimento em que a disciplina fosse dividida em duas aulas, acredito que todos saíram ganhando.
É importante trabalharmos a profundidade da área que vamos atuar, e assim melhor desempenhar o que estamos nos preparando, a docência, nos munindo assim da literatura, nos amparando neste processo de formação e posterior mente na aplicação do conhecimento assimilado.
Por tudo isso avalio de forma positiva esta disciplina, visto que pude agregar fundamentos que não conhecia, os quais me possibilitará mais seguração no exercício de minhas atividades após formado sendo capaz de defender a área quando questionando de sua importância e na defesa desta em meio criticas.


Um comentário:

  1. Cartas aos navegantes
    A disciplina consegui o seu objetivo, que foi abrir uma nova visão em conceito aos alunos.
    Ouve uma quebra de preconceito em relação aos assuntos abordados, teve aluno ensinando e seminários realizados de forma interativa, a ajuda mutua dos cursando foi fantástica onde alunos saíram ao terminar a aula revisando o contesto abordado pelo professor. Já que alguma aula se baseado no cotidiano vivido.
    A disciplina consiste ler um livro fazer resenha dele e apresentar em forma deum seminário em sala de forma pedagógica.
    Há vários outros livros em que devemos pesquisar por conta de entendimento mais amplo da abordagem da disciplina isso, fez com que enriquece mais a nossa formação.
    No caso de tempo seria necessário uma divisão entre períodos para uma melhor assimilação dos conteúdos.
    Espero que após concluir essa disciplina todos possam defender a categoria em que ela aborda ou venha abordar, como abaixo as diferenças físicas, religiosa, por opção sexual ou gênero .
    Como foi lembrado pelo professor não podemos mais, aceitar que ainda exista preconceito em relação a Educação.
    No mas foi muito gratificante cursa essa disciplina e dividir e absorver ideias sobre educação Física

    ResponderExcluir