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sábado, 27 de junho de 2015

Prova diferenciada - A importância da Educação Física escolar

PROVA DIFERENCIADA
Fundamentos da Educação Física Escola – GFD164
A Educação Física como disciplina escolar, pertence ao domínio da educação, o que se espera da educação é uma intenção deliberada, intencional e planejada, assim a função da Educação Física é contribuir na formação de seus alunos com o que lhe é próprio. Saúde, ginástica, esporte, dança, jogos, brincadeiras, arte circense, lutas são conteúdos da cultura corporal de movimento a qual pertence à Educação Física e que deve ser trabalhada de forma a ‘expandir o humano direito ao corpo’ (VAGO 2012).
Nas aulas a participação de todos os alunos é de extrema importância, e cabe ao professor planejar a aula com maior aproximação dos alunos, deve procurar entender o perfil da sala e levantar o conhecimento dos alunos a determinado tema desejado para trabalho e sempre fazer uma conversa inicial e uma conversa final. A conversa inicial deve ser composta do conteúdo a ser trabalho, retornando a aulas anteriores para dar sentido a esta, e abrindo espaço para comentários e ressignificação. A conversa final deve ser um feedback do que foi trabalhado, qual o sentido da atividade e quais aprendizagens a aula queria propor, e também como um momento de reflexão dos ocorridos na aula como conflitos e brigas. Determinando assim as aulas, estaremos contribuindo na formação dos alunos e indo contra a situação prescrita por Juliano Silveira 2002:
“Enquanto estes forem trabalhados de uma maneira tradicional pré-estabelecida, em que os saberes dos alunos não são considerados para o planejamento, perspectivando muitas vezes apenas o desenvolvimento da aptidão física do indivíduo, estar-se-á contribuindo, cada vez mais, para a adaptação passiva do homem à sociedade, alienando-o da sua condição de sujeito histórico, capaz de interferir na transformação da mesma”
O professor sempre deve considerar a cultura de cada ensino, a cultura infantil, a cultura juvenil, a cultura adulta, todos carregados de culturas e experiências pessoais ‘incorporadas pela condição de classe, pelo pertencimento étnico, pelo gênero, pela escolha da sexualidade’( VAGO, 2012), da qual não devemos desqualificar, mas sim incorporar nas nossas práticas de modo a levar todos os alunos a criticar e desenvolver respeito.
A Educação Física é uma disciplina importante como qualquer outra do currículo escolar, trabalhada de formar correta acrescenta aos alunos não só mais conhecimentos e experiências de seus conteúdos, como ajuda no crescimento crítico, no respeito ao próximo, na cooperação, a não exclusão, instiga a criatividade e a produção de cultura, pois a cultura das práticas corporais, não é uma coisa dada, mas conquistada e reconstruída, tal como a vida.
Dessa forma desestabilizaremos discursos há muito arraigados como a infeliz piada de Fábio Rabim no programa do Jô Soares na emissora da Rede Globo, a qual ele diz que quem faz faculdade de Educação Física não merece respeito, que queimada incentiva violência porque o objetivo da queimada é matar o amigo, pra finalizar ainda zomba: “vou fazer faculdade de recreio também”.Antes de tudo a iniciativa vem de nós professores da área, cabe a nós impormos respeito para sermos respeitados, e através de aulas que contribuem na formação dos alunos é que vamos conquistar nosso espaço, temos que ter voz para que outros professores também respeitem nossa aula e não ha faça de castigo ou mérito, ou como ensaio de eventos. Evitaremos também a publicação de vídeos em sites zombando as aulas de Educação Física, mostrando a desorganização, a falta de participação dos alunos, o descaso com o professor, que porém também não se impõem sobre os alunos, não domina a sua própria aula
Para finalizar faço das palavras de Tomie Smith na reportagem para o Esporte Tv as minhas “... acho que ações falam mais do que palavras. E se você quiser construir uma mudança você tem que agir, para que essa mudança aconteça, e uma vez que ela aconteça, você vai precisar continuar, lutando para que ela se realize plenamente”, sua fala foi a respeito do preconceito, mas a minha vem no sentido de continuarmos na luta por uma Educação Física digna de respeito, que faça sua parte na formação de cidadãos.

Referências bibliográficas
VAGO MAURO, Tarcísio. Educação Física na Escola para enriquecer a experiência da infância e da juventude. – Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. 200p. ( Coleção Pensar a Educação Pensar o Brasil)

SILVEIRA, Juliano.A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS E OS SEUS CONTEÚDOS: uma análise sobre a postura dos educadores acerca de seu campo de trabalho. Niteroi-RJ: http://cev.org.br/VI EnFEFE - Encontro Fluminense de Educação Física Escolar, 2002.


http://www.youtube.com/watch?v=SBAg07Lrqkc

http://www.youtube.com/watch?v=xFcPLLtDyHM

http://www.youtube.com/watch?v=Mx5TmwnlunY


http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=VF4xzxrXkKI

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