PROVA DIFERENCIADA
Fundamentos da
Educação Física Escola – GFD164
A
Educação Física como disciplina escolar, pertence ao domínio da educação, o que
se espera da educação é uma intenção deliberada, intencional e planejada, assim
a função da Educação Física é contribuir na formação de seus alunos com o que
lhe é próprio. Saúde, ginástica, esporte, dança, jogos, brincadeiras, arte
circense, lutas são conteúdos da cultura corporal de movimento a qual pertence
à Educação Física e que deve ser trabalhada de forma a ‘expandir o humano
direito ao corpo’ (VAGO 2012).
Nas
aulas a participação de todos os alunos é de extrema importância, e cabe ao
professor planejar a aula com maior aproximação dos alunos, deve procurar
entender o perfil da sala e levantar o conhecimento dos alunos a determinado
tema desejado para trabalho e sempre fazer uma conversa inicial e uma conversa
final. A conversa inicial deve ser composta do conteúdo a ser trabalho,
retornando a aulas anteriores para dar sentido a esta, e abrindo espaço para
comentários e ressignificação. A conversa final deve ser um feedback do que foi
trabalhado, qual o sentido da atividade e quais aprendizagens a aula queria propor,
e também como um momento de reflexão dos ocorridos na aula como conflitos e
brigas. Determinando assim as aulas, estaremos contribuindo na formação dos
alunos e indo contra a situação prescrita por Juliano Silveira 2002:
“Enquanto
estes forem trabalhados de uma maneira tradicional pré-estabelecida, em que os
saberes dos alunos não são considerados para o planejamento, perspectivando muitas
vezes apenas o desenvolvimento da aptidão física do indivíduo, estar-se-á
contribuindo, cada vez mais, para a adaptação passiva do homem à sociedade,
alienando-o da sua condição de sujeito histórico, capaz de interferir na
transformação da mesma”
O
professor sempre deve considerar a cultura de cada ensino, a cultura infantil, a
cultura juvenil, a cultura adulta, todos carregados de culturas e experiências
pessoais ‘incorporadas pela condição de classe, pelo pertencimento étnico, pelo
gênero, pela escolha da sexualidade’( VAGO, 2012), da qual não devemos
desqualificar, mas sim incorporar nas nossas práticas de modo a levar todos os
alunos a criticar e desenvolver respeito.
A
Educação Física é uma disciplina importante como qualquer outra do currículo
escolar, trabalhada de formar correta acrescenta aos alunos não só mais
conhecimentos e experiências de seus conteúdos, como ajuda no crescimento
crítico, no respeito ao próximo, na cooperação, a não exclusão, instiga a
criatividade e a produção de cultura, pois a cultura das práticas corporais,
não é uma coisa dada, mas conquistada e reconstruída, tal como a vida.
Dessa
forma desestabilizaremos discursos há muito arraigados como a infeliz piada de
Fábio Rabim no programa do Jô Soares na emissora da Rede Globo, a qual ele diz
que quem faz faculdade de Educação Física não merece respeito, que queimada
incentiva violência porque o objetivo da queimada é matar o amigo, pra
finalizar ainda zomba: “vou fazer faculdade de recreio também”.Antes de tudo a
iniciativa vem de nós professores da área, cabe a nós impormos respeito para
sermos respeitados, e através de aulas que contribuem na formação dos alunos é
que vamos conquistar nosso espaço, temos que ter voz para que outros
professores também respeitem nossa aula e não ha faça de castigo ou mérito, ou
como ensaio de eventos. Evitaremos também a publicação de vídeos em sites zombando
as aulas de Educação Física, mostrando a desorganização, a falta de
participação dos alunos, o descaso com o professor, que porém também não se
impõem sobre os alunos, não domina a sua própria aula
Para
finalizar faço das palavras de Tomie Smith na reportagem para o Esporte Tv as
minhas “... acho que ações falam mais do que palavras. E se você quiser
construir uma mudança você tem que agir, para que essa mudança aconteça, e uma
vez que ela aconteça, você vai precisar continuar, lutando para que ela se
realize plenamente”, sua fala foi a respeito do preconceito, mas a minha vem no
sentido de continuarmos na luta por uma Educação Física digna de respeito, que
faça sua parte na formação de cidadãos.
Referências bibliográficas
VAGO MAURO,
Tarcísio. Educação Física na Escola para
enriquecer a experiência da infância e da juventude. – Belo Horizonte:
Mazza Edições, 2012. 200p. ( Coleção Pensar a Educação Pensar o Brasil)
SILVEIRA, Juliano.A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS ESCOLAS
PÚBLICAS E OS SEUS CONTEÚDOS: uma análise sobre a postura dos educadores acerca
de seu campo de trabalho. Niteroi-RJ: http://cev.org.br/VI EnFEFE - Encontro Fluminense de Educação
Física Escolar, 2002.
http://www.youtube.com/watch?v=SBAg07Lrqkc
http://www.youtube.com/watch?v=xFcPLLtDyHM
http://www.youtube.com/watch?v=Mx5TmwnlunY
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=VF4xzxrXkKI
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