Páginas

quinta-feira, 25 de junho de 2015

CLARICE MONTEIRO PEREIRA

CARTAS PARA UM VIAJANTE
 Venho por meio desta, deixar recado ou simplesmente falar o que é importante para a área de Educação Física Escolar a meu ver. O professor de educação física por atividades esportivas por excelência, treinar a disciplina através de regras, a sociabilidade através de formação de equipes e a amizade através do lazer e descontração. Além do mais um bom professor deve evitar exclusão mesmo dos alunos menos habilidosos e com isso, criar uma cultura esportiva inclusiva, onde todos são bem vindos, onde todas equipes precisam de todos, pois cada um pode colaborar com a maior habilidade que possua. Sendo assim objetivo maior deste é a cooperação, a coletividade e participação em grupo. A educação Física é conteúdo obrigatório que as normas da escola,as diretrizes nacionais e metodologias pedagógicas da instituição.Umas disciplinas inclusas na educação básica,como ciências e matemáticas,que tem por objetivo oferecer variação de vivencias e experiências motoras aos alunos.Com isso os PCN’S fala que devemos favorecer as práticas de lutas, esportes, ginásticas, atividades expressivas e rítmicas e conhecimento para corpo.Estes auxiliam no desenvolvimento físico,social e cognitivo do educando podendo contribuir para desenvolvimento de outras habilidades. As aulas bem planejadas podem aprimorar os aspectos afetivos, sociais, cognitivos e físicos com atividades que contribuem para melhorar a concentração, o relax, os relacionamentos, o exercício de liderança. Nenhuma disciplina pode ajudar mais o aluno testar suas habilidades corporais, ou conhecimentos do seu corpo como educação física. A movimentação, o controle do seu corpo, a capacidade corporal são e pode ser testadas e desenvolvidas, melhor do que em qualquer outra disciplina da escola. Contudo somente as aulas de educação física não podem e não devem sair da grade curricular, apenas as aulas monótonas, desinteressantes, mal preparadas, ou cultura de bola é que devem abandonar de vez nosso espaço na escola. “Tu me dizes, eu esqueço; Tu me ensinas, eu lembro; Tu me envolves, eu aprendo...”. Benjamin Frankli

Nenhum comentário:

Postar um comentário