Páginas

quinta-feira, 25 de junho de 2015


Carta aos navegantes
Queridos colegas, deixo aqui o meu sincero depoimento como estudante do curso de Educação Física da Universidade Federal de Lavras – UFLA.
Como graduanda do curso de Educação Física, posso dizer que quando comecei o curso minha visão da disciplina Educação Física escolar era bem diferente da que tenho hoje, minha concepção era embasada nas experiências que tive como aluna nos ensinos infantil, fundamental e médio.
Sempre gostei das aulas de Educação Física, me lembro que o tempo das aulas passava rápido demais, pelo menos era essa a impressão que eu tinha quando cursei a educação básica. Quando comecei o curso de graduação sentia que tinha me encontrado, que tinha feito a melhor escolha dentre as varias opções que tinha pensado para a graduação. Isso durou até o meu quinto período, nessa primeira etapa do curso na UFLA as disciplinas da licenciatura e do bacharelado são as mesmas, realmente gostava das matérias com sua parte pratica. Mas isso mudou quando comecei a cursar as aulas da licenciatura, de verdade quis trancar o curso, e acabei trancando, era tudo muito diferente do que pensava da Educação Física escolar, toda aquela mudança me fez sentir perdida, sem referências, sem chão.
Fiquei um período afastada da universidade, esse tempo me fez analisar todo o tempo já investido no curso e pensando friamente voltei. Matriculei-me novamente, mas com a ideia fixa de me formar apenas para ter um curso superior no currículo e para futuramente tentar concursos públicos.
Hoje posso dizer que o que eu pensava que sabia da Educação Física escolar não é a Educação Física em sua concepção real. Nesse tempo de curso, através dos professores da licenciatura e suas linhas de pensamento, dos vários artigos, teses, livros e textos lindos, vejo que essa disciplina é muito maior que os esportes, do que as competições interclasses ou interescolares que vivenciei na minha época como estudante da educação básica. Sua historia rica e ainda não acabada, suas varias influencias e fases fazem da Educação Física escolar uma disciplina que terei orgulho e prazer em trabalhar com os meus alunos, sei que não sairei do curso com uma receita pré-estabelecida, que terei de me atualizar sempre e procurar problematizar questões diversas em minhas aulas, mas isso me fará ter cada vez mais vontade de melhorar e lutar pela Educação Física dentro da escola.
Luciana Maria Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário