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domingo, 28 de junho de 2015

Permanência da Educação Física na Escola!

 Acreditando que a Educação Física, como as outras disciplinas, deva se justificar por sua importância na vida das pessoas e no desenvolvimento de nossa sociedade e que, entre vários problemas que a disciplina enfrenta hoje, o currículo ou a falta de propostas curriculares coerentes seja um dos mais graves. Penso que a falta de clareza na formulação de programas educacionais/propostas curriculares e conteúdos pouco definidos estejam contribuindo para uma desvalorização da disciplina dentro e fora do ambiente escolar, tornando-a uma repetição mecânica de procedimentos com poucos significados para o aluno ou simplesmente momentos de recreação sem objetivos definidos.Com todos esse problemas,poderíamos extinguir a Educação Física do currículo escolar sem talvez,causar nenhum prejuízo para o/a aluno(a),já que os mesmo freqüentam lugares como academias,clubes entre outros lugares que possibilitam a prática de exercícios físicos.
Tirar a Educação Física da escola,principalmente,no  início do ciclo de aprendizagem da criança pode ser extremamente prejudicial no âmbito social,psíquico e afetivo.
 Hurtado (1988), fala que uma das finalidades da Educação Física é desenvolver e aprimorar as qualidades físicas e psíquicas, indispensáveis à formação integral do homem para a contribuição de uma personalidade emocionalmente equilibrada, socialmente ajustada e funcionalmente desenvolvida. Certamente a exclusão de atividades do Ensino Fundamental, inclusive nas primeiras séries, a oportunidade de desfrutar os benefícios que as aulas de Educação física podem proporcionar, significa provavelmente retardar etapas do desenvolvimento motor das mesmas, o que dificultará a execução de movimentos mais complexos que poderão ser exigidos em futuras atividades.
Também segundo Gallahue e Ozmun (2001),falam de estudos realizados confirmam a importância do exercício físico para o processo de crescimento e desenvolvimento saudável das crianças do ponto de visat cognitivo,afetivo e motor.

É fato que a falta de posicionamento e comportamento do/a professor/a,muitas vezes influenciam na qualidade e na forma de ensinar.Uma vez que, o professor/a não esteja atento ou “conectado” ao Programa Pedagógico fornecido pela escola,pode vir a fazer com que o/a aluno/a perca o interesse na aula,e que o próprio professor/a não tenha reconhecimento entre os colegas.
De fato a educação física escolar,precisa se justificar para que permaneça “firme e forte” no currículo,esclareça melhor suas metas e objetivos  para com a escola,os alunos/as e a comunidade.
O que diz o PCN(Parâmetros Curriculares Nacionais)  em relação a Educação física para o ensino fundamental?
O documento de Educação Física traz uma proposta que procura democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da área, buscando ampliar, de uma visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos. Incorpora, deforma organizada, as principais questões que o professor deve considerar no desenvolvimento d eseu trabalho, subsidiando as discussões, os planejamentos e as avaliações da prática da Educação Física nas escolas
O trabalho de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem,desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções.

No PCN é possível notar que,há sim,um lugar onde o/a professor/a pode se apoiar para melhor desenvolver seu trabalho. Nele encontramos diretrizes para ensinar,uma variedade de opção para jogos,brincadeiras,atividades lúdicas e ritmas expressivas.
Temos dentro da educação Física um grande paradoxo:
 Atualmente a Educação Física escolar apresenta-se de certa forma, fortemente fundamentada e teoricamente valorizada por grandes pensadores e educadores, sendo ainda amparada por especifica legislação. Entretanto, nos parece que entre a palavra escrita, o discurso e a situação concreta de seu ensino, incoerências, interpretações errôneas e mesmo desconhecimento se interpõe (Oliveira, Betti e Oliveira, 1988).
Logo podemos afirmar que muitos/as professores/as tem conhecimento de obras,estudos,projetos pedagógicos/educacionais e se abastem de através dos mesmos,um melhor desempenho,a priori profissional,e claro,pessoal,pois quanto mais se dotarem do conhecimento melhor para o individuo. Contudo,vimos que a educação física na escola deve ser mantida,para que a criança,inicialmente,possa desenvolver seu  psíquico,motor,afetivo e corporeidade.
 “ Que a educação seja uma prática corporal, uma prática de corpo inteiro; que se
dirija tanto ao indivíduo quanto à sociedade, de modo que João aprenda a ser João, e
Maria aprenda a ser Maria, porém ambos disponíveis para o outro, para a sociedade.”  FREIRE (2007)

Thaianne Ribeiro Salles
Graduanda de Educação Física
Universidade Federal de Lavras 




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