Acreditando que a Educação Física, como as outras disciplinas, deva se
justificar por sua importância na vida das pessoas e no desenvolvimento de nossa
sociedade e que, entre vários problemas que a disciplina enfrenta hoje, o
currículo ou a falta de propostas curriculares coerentes seja um dos mais
graves. Penso que a falta de clareza na formulação de programas educacionais/propostas
curriculares e conteúdos pouco definidos estejam contribuindo para uma
desvalorização da disciplina dentro e fora do ambiente escolar, tornando-a uma
repetição mecânica de procedimentos com poucos significados para o aluno ou
simplesmente momentos de recreação sem objetivos definidos.Com todos esse
problemas,poderíamos extinguir a Educação Física do currículo escolar sem
talvez,causar nenhum prejuízo para o/a aluno(a),já que os mesmo freqüentam
lugares como academias,clubes entre outros lugares que possibilitam a prática
de exercícios físicos.
Tirar a Educação Física da escola,principalmente,no início do ciclo de aprendizagem da criança
pode ser extremamente prejudicial no âmbito social,psíquico e afetivo.
Hurtado (1988), fala que uma das finalidades
da Educação Física é desenvolver e aprimorar as qualidades físicas e psíquicas,
indispensáveis à formação integral do homem para a contribuição de uma
personalidade emocionalmente equilibrada, socialmente ajustada e funcionalmente
desenvolvida. Certamente a exclusão de atividades do Ensino Fundamental, inclusive
nas primeiras séries, a oportunidade de desfrutar os benefícios que as aulas de
Educação física podem proporcionar, significa provavelmente retardar etapas do
desenvolvimento motor das mesmas, o que dificultará a execução de movimentos
mais complexos que poderão ser exigidos em futuras atividades.
Também segundo Gallahue e Ozmun (2001),falam de
estudos realizados confirmam a importância do exercício físico para o processo
de crescimento e desenvolvimento saudável das crianças do ponto de visat
cognitivo,afetivo e motor.
É fato que a falta de posicionamento e comportamento
do/a professor/a,muitas vezes influenciam na qualidade e na forma de ensinar.Uma
vez que, o professor/a não esteja atento ou “conectado” ao Programa Pedagógico
fornecido pela escola,pode vir a fazer com que o/a aluno/a perca o interesse na
aula,e que o próprio professor/a não tenha reconhecimento entre os colegas.
De fato a educação física escolar,precisa se
justificar para que permaneça “firme e forte” no currículo,esclareça melhor suas
metas e objetivos para com a escola,os
alunos/as e a comunidade.
O que diz o PCN(Parâmetros Curriculares
Nacionais) em relação a Educação física
para o ensino fundamental?
O documento de Educação Física traz uma proposta que
procura democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da área,
buscando ampliar, de uma visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore
as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos. Incorpora,
deforma organizada, as principais questões que o professor deve considerar no
desenvolvimento d eseu trabalho, subsidiando as discussões, os planejamentos e
as avaliações da prática da Educação Física nas escolas
O trabalho de Educação Física nas séries iniciais do
ensino fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem,desde cedo,
a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de
atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com
finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções.
No PCN é possível notar que,há sim,um lugar onde o/a
professor/a pode se apoiar para melhor desenvolver seu trabalho. Nele
encontramos diretrizes para ensinar,uma variedade de opção para
jogos,brincadeiras,atividades lúdicas e ritmas expressivas.
Temos dentro da educação Física um grande paradoxo:
Atualmente a
Educação Física escolar apresenta-se de certa forma, fortemente fundamentada e
teoricamente valorizada por grandes pensadores e educadores, sendo ainda
amparada por especifica legislação. Entretanto, nos parece que entre a palavra
escrita, o discurso e a situação concreta de seu ensino, incoerências,
interpretações errôneas e mesmo desconhecimento se interpõe (Oliveira, Betti e
Oliveira, 1988).
Logo podemos afirmar que muitos/as professores/as
tem conhecimento de obras,estudos,projetos pedagógicos/educacionais e se
abastem de através dos mesmos,um melhor desempenho,a priori profissional,e
claro,pessoal,pois quanto mais se dotarem do conhecimento melhor para o
individuo. Contudo,vimos que a educação física na escola deve ser mantida,para
que a criança,inicialmente,possa desenvolver seu psíquico,motor,afetivo e corporeidade.
“ Que a
educação seja uma prática corporal, uma prática de corpo inteiro; que se
dirija tanto ao indivíduo quanto à sociedade, de modo
que João aprenda a ser João, e
Maria aprenda a ser Maria, porém ambos disponíveis
para o outro, para a sociedade.” FREIRE
(2007)
Thaianne Ribeiro Salles
Graduanda de Educação Física
Universidade Federal de Lavras
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