Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Apresentação do artigo: Fundamentos e princípios pedagógicos da Educação Física: uma perspectiva no campo da Educação para a Saúde

Artigo apresentado na disciplina de Educação Física Escolar:

Fundamentos e princípios pedagógicos da Educação Física: uma perspectiva no campo da Educação para a Saúde

Dartagnan Pinto Guedes ( Docente da Universidade Estadual de Londrina Paraná)

A educação física é uma disciplina obrigatória no sistema educacional brasileiro em todo o ensino fundamental e médio. As informações mais recentemente verificam-se que o enfoque essencialmente esportivo oferecido aos programas de Educação Física escolar não consegue atender, em toda sua plenitude, as expectativas de um currículo de ensino voltado a uma formação educacional mais efetiva dos jovens.

Conceito de saúde: esta relacionada meramente à ausência de doenças ou de enfermidade; na verdade, o conceito de saúde se identifica com uma multiplicidade de aspectos do comportamento humano voltados ao bem – estar físico, mental, social e espiritual.

Saúde positiva (aspectos físicos, mental, social e espiritual)

Comportamentos de Risco (sedentarismo, dieta rica em gordura, tabagismo, uso de drogas,estresse elevado, abuso de bebidas alcoólicas e etc).

Doenças (coronariopatias, diabetes, hipertensão, câncer etc).

Saúde negativa (graves limitações funcionais e mortalidade)

Documento produzido na Conferencia Internacional sobre Exercício Físico, Aptidão Física e Saúde, com finalidade de desenvolver um consenso sobre saúde.

Conceito de bem – estar: implica a capacidade individual para viver com alegria e satisfação, podendo-se oferecer, significativa contribuição à sociedade é algo além da ausência de doenças é aumento na expectativa de vida saudável, manutenção da saúde positiva.

Evolução histórica quanto à proposição dos programas de Educação Física escolar:

v 1930: influencia militar, marginalizando aqueles menos capazes fisicamente;

v 1940: tendência biopsicossocial, pedagogos substituíram os militares;

v 1970: pelo sucesso alcançado por algumas equipes nacionais em competições internacionais, o esporte passou ter grande importância para a Educação Física escolar;

v No século XXI: os programas deverão preparar os educandos para a adoção de um estilo de vida saudável.

Relação educação física e educação para a saúde:

Deve ser tratado no período de escolarização a adoção de hábitos saudáveis que possam inibir o aparecimento e o desenvolvimento de comportamentos de risco para a saúde, pois especulam que grande numero de distúrbios orgânicos que surgem na idade adulta poderiam ser minimizado ou evitados com essa adoção.

Comportamentos de risco para a saúde em jovens brasileiros:

65% não conseguem atender as exigências mínimas de pratica de atividade física;

90% hábitos alimentares inadequados;

30% portadores de sobrepeso;

23% fumantes;

18% uso rotineiro de bebidas alcoólicas.

Neste caso, a proposta sugerida aos professores de educação física é a de assumir um novo papel diante da estrutura educacional, procurando adotar em suas estratégias de ensino não mais uma visão exclusivamente de prática esportiva e de atividade recreativas, mas sim, uma postura pedagógica que possa alcançar metas e objetivos voltados à educação para a saúde. Através de seleção, organização e o desenvolvimento de conteúdos e de experiências que venham a propiciar aos educandos a incorporação de hábitos saudáveis e que os conduzam a optar por mantê-los nas idades adultas.

3 comentários:

  1. Faz-se necessário tratarmos de vários assuntos na Educação Física, mas com cuidados para não descariterizar os objetivos da Educação Física.
    Graduanda Leandra Sousa.

    ResponderExcluir
  2. Olá! ALguém tem esse artigo na íntegra? Preciso dele para minha revisão de literatura para meu projeto de Mestrado.
    Desde já, agradeço!
    Milena Fortes

    ResponderExcluir
  3. Olá Milena, estou com ele na minha sala, por favor, me procure para copiá-lo.
    Abs
    Márcio

    ResponderExcluir